Mensalão, 5 anos: o dia em que Lula chorou.

Lula chorou muito diante do seu ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em plena crise do Mensalão, quando seu índice de ruim e péssimo tinha caído para 27% e seu impeachment era admitido como certo por boa parte do seu próprio ministério. Foi o único choro de Lula durante todo o episódio. Ele não caiu em lágrimas sequer quando três dos seus ministros falaram em renúncia.

. O impedimento de Lula chegou a ser considerado como líquido e certo quando o publicitário Duda Mendonça foi à CPI dos Correios e caracterizou a campanha presidencial do PT como crime eleitoral. Ele fez isto no dia 11 de agosto de 2005, ao admitir que dinheiro sujo do PT foi depositado ilegalmente numa conta sua nas Bahamas. Foram R$ 15,5 milhões. Agora se sabe que foi ACM quem convenceu Duda a depor, em troca de “proteção à sua família na Bahia”.

. O resumo que você acabou de ler é da reportagem de 10 páginas publicada neste final de semana pelo jornal Valor, resultado de 3 meses de trabalho dos jornalistas Cristiano Romero e Raymundo Costa.

. A reportagem registra os 5 anos do Mensalão.

.Os 40 bandoleiros políticos envolvidos na pérfida trama continuam fora da cadeia. Lula, o chefe do Mensalão, registra 74% de bom e ótimo nas pesquisas.

. Lula não foi cassado porque PSDB e DEM assustaram-se no caminho. Os dois Partidos consideravam que a cassação seria interpretada como martírio. Lula posaria como novo Getúlio Vargas.

. A reportagem conta em detalhes o esforço do chamado Grupo das 8 (grupo que se reunia as 8 da manhã) para salvar o governo do PT. Era o Grupo dos 7. Dele fazia parte o candidato do PT ao governo do RS, Tarso Genro, que nunca fala sobre o assunto.

. O retrato mais corrosivo dessa crise, foi a enorme procuração passada ao publicitário Marcos Valério, que em nome do PT peitava e tomava dinheiro de todo mundo. O publicitário chegou a trombar 14 vezes com o Banco Central para mudar a lei e recuperar bancos como o Econômico e o de Pernambuco, dos quais sacaria dinheiro para o PT. Ele mandou R$ 1 milhão para cobrir contas de campanha no RS. São muitos bancos e banqueiros envolvidos (Espírito Santo, Rural e BMG, mas não só).

- Depois da crise, Lula abriu mais espaço para os sindicalistas no governo, mas entregou a alma (a politica econômica) ao diabo (aos banqueiros, liderados por Henrique Meirelles). Impôs-se a paz lulista.

CLIQUE AQUI ou na imagem acima para ler a reportagem completa.

6 comentários:

Anônimo disse...

"SOCIEDADE ANESTESIADA


ANO IX - Nº 122 - 15/04/2010


VÍTIMAS DE ROUBO - Depois de ouvir o discurso forte e agressivo, proferido pelo presidente do Instituto Mises Brasil , Hélio Beltrão, homenageado pelo Fórum da Liberdade com o Prêmio Libertas 2010, confirmei tudo aquilo que penso a respeito da total falta de reação da sociedade brasileira ao ser estupidamente assaltada e roubada, diariamente, por parte do governo, em todos os níveis e poderes.



DOSE - Isto confirma que o povo só reage, e parte para cima do ladrão, quando o valor roubado é baixo. Caso contrário fica quieto, não reage, e entrega tudo que lhe é exigido. Ou seja: quanto maior a quantidade que lhe é roubada, maior a dose do anestésico, da paralisia.



CONSELHO ESPERTO - Está mais do que claro que não interessa ao governo investir em segurança. Até porque quanto mais insegurança, mais o povo se acovarda. E, para afastar o risco de uma possível revolta pelos constantes assaltos, o conselho é um só: nunca reaja a um assalto. Pronto, assim o ladrão está sempre à vontade para continuar saqueando.





DIREITOS HUMANOS - Se, por ventura, o assaltado sair do sério e resolver partir para cima do bandido, o governo bandido usará a poderosa carta que tem na manga para enfrentar o estúpido: por desrespeitar os direitos humanos, que só conferem vantagens aos safados, vai se incomodar bastante.



ROBIN HOOD - Isto me remete à forma como o lendário Robin Hood é conhecido mundo afora, considerado um bandido porque roubava dos ricos para dar aos pobres. Ora, a grande verdade é que Hood jamais roubou de qualquer cidadão.



Cansado de ver o povo ser roubado pelo reino, que cobrava impostos exagerados para divertimento da Corte, Robin Hood resolveu tirar o que podia do reino para devolver aos contribuintes esfolados.





MUDANÇA DA HISTÓRIA - Infelizmente, essa história grande parte do mundo desconhece. Com receio de um possível aparecimento de novos tipos com os mesmo propósitos de Robin Hood, o rei decidiu que mudaria a história. A partir de então Robin Hood passou a ser conhecido como ladrão dos ricos e não do reino.



SOLIDARIEDADE - O premiado Hélio Beltrão nada mais fez do que mostrar indignação em forma de desabafo. Não fez, portanto, uma promessa de agressão física contra os ladrões, como a situação recomenda. A platéia, como sempre, preferiu se solidarizar aplaudindo Beltrão demoradamente. E, ao sair do evento já tratou de entregar mais um pouco do duro trabalho para o ladrão governamental.



MILÍCIA- Enquanto isso, preocupado com uma possível reação do povo venezuelano, Hugo Chávez não perdeu tempo: ampliou de forma significativa o seu exército. Ontem, um contingente formado por 35 mil militares, policiais e voluntários prestaram juramento com fuzis nas mãos, no centro de Caracas, se dizendo prontos para dar a vida e defender o governo. Taí, gente, o que nos espera mais adiante. Com Dilma."

Texto de Gilberto simões Pires

http://www.pontocritico.com/publicados/news.php?detail=n1271345325.news



KIRK

Anônimo disse...

Nazismo também é cultura...


Vc. sabia que na Alemanha, as pessoas chamadas de Inácio (“Ignatz”), são chamadas carinhosamente de “NAZI” ??????

Anônimo disse...

Oi Polibio,
Esta animação conta a história concisa do mensalão.
Disseram que foi encomendado pela CIA.
http://blip.tv/file/3259450

Abração

Anônimo disse...

ETA PRESIDENTE DEMAGOGO, HIPOCRITA...CHEGA SER NOJENTO VER ESTAS LAGRIMAS DE CROCODILO....

Anônimo disse...

É que faltou ou quaze iria faltar pinga.

abi disse...

Políbio, você sabe o que é "patrimonialismo"? (É claro que você sabe, mas aí vai a definição para os que "ainda" não se deram conta)

Patrimonialismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado. Foi comum em praticamente todos os absolutismos.

O monarca gastava as rendas pessoais e as rendas obtidas pelo governo de forma indistinta, ora para assuntos que interessassem apenas a seu uso pessoal (compra de roupas, por exemplo), ora para assuntos de governo (como a construção de uma estrada). Como o termo sugere, o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante.

Tal postura se instaurou na Europa pelos germanos que invadiram Roma. Os romanos tinham por característica a república, forma onde os interesses pessoais ficavam subjugados aos da república. Os bárbaros que aos poucos foram dando forma ao Império decadente, tinham o patrimonialismo como característica, onde o reino e suas riquezas eram transmitidas hereditariamente, de forma que os sucessores usufruiam dos benefícios do cargo, sem pudor em gastar o tesouro do reino em benefício próprio ou de uma minoria, sem prévia autorização de um senado.

No Brasil

No Brasil, o patrimonialismo fora implantado pelo Estado colonial português, quando o processo de concessão de títulos, de terras e poderes quase absolutos aos senhores de terra legou à posteridade uma prática político-administrativa em que o público e o privado não se distingue perante as autoridades. Assim, torna-se "natural" desde o período colonial (1500 - 1822), perpassando pelo período Imperial (1822 - 1889) e chegando mesmo à República Velha (1889 - 1930) a confusão entre o público e o privado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrimonialismo

Lula realmente é excepcional, único. Consegue ser, ao mesmo tempo, o rei e o bobo da corte.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/