Saiba, aqui, como esvaziou a farsa do PAC 2 sobre o metrô de Porto Alegre

A história sobre o metrô de Porto Alegre já virou farsa nas mãos do governo Lula e do PT. Não dá para esquecer a postura impositiva da deputada Maria do Rosário nas eleições do ano passado, acusando Fogaça no horário gratuito: "Ele não quer o metrô. Nós faremos o metrô". Pouco depois dessas conversas fiadas na TV, Rosário foi desmentida pelo ministro Márcio Fortes, que em Porto Alegre, avisou: "Não tem metrô. Vamos apoiar os Portais". A história recomeçou com o PAC 2, uma sopa indigesta de projetos sem articulação entre si, eleitoreiro, que segundo o PT do RS contemplaria as obras do metrô de Porto Alegre. Nesta segunda-feira a tarde, o presidente do Trensurb chegou a detalhar valores, percursos, datas: "Até a Copa de 2014 teremos o primeiro trecho. Vamos conversar com a prefeitura e com a governadora para examinar contrapartidas". Fogaça e Yeda nunca foram ouvidos - sequer foram convidados para o lançamento do PAC 2. É tudo pressa eleitoreira. Os jornais publicaram desenhos do percurso. Agora se sabe que era tudo uma grande farsa. O metrô de Porto Alegre não foi objeto sequer do PAC 2, que trata de obras que o atual governo sequer iniciará, uma promessa para um governo que nem começou e nem se sabe sob que comando ficará.

LEIA este trecho da reportagem de Zero Hora de hoje sobre o PAC 2, porque ele exemplifica melhor a farsa:

"Ao final do evento, questionado por ZH, Bernardo recuou. De acordo com o ministro, o governo irá analisar os projetos enviados à Casa Civil antes de escolher as cidades a serem contempladas com novas linhas de trens urbanos. No total, o PAC 2 reservou R$ 18 bilhões para obras de mobilidade urbana, com prioridade para regiões metropolitanas com população superior a 3 milhões. –Vamos negociar com cada cidade. Acreditamos que o pretendente tenha um pouco de dinheiro para fazer também – disse Bernardo. A coordenadora do PAC, Miriam Belchior, disse que Porto Alegre conta com um projeto avançado, mas que o programa não contemplou de forma prévia nenhuma cidade. O governo só irá decidir o local das obras em junho. Fortunati adiantou que não possui recursos para contrapartida: – Nossa capacidade de endividamento está esgotada. Se for exigida contrapartida, não vai ter metrô. Essa obra é do governo federal. Tentando desfazer as contradições, parlamentares afirmavam que há um “pré-acordo” com a Casa Civil, segundo o qual Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte iriam dividir os recursos do PAC para metrôs. Eles pretendem levar ao Estado o ministro Marcio Fortes (Cidades) numa tentativa de demonstrar compromisso com a obra. – Dilma me disse que o metrô da Capital estaria no PAC 2 – afirmou o deputado Marco Maia (PT). Na Casa Civil, preocupados com a repercussão negativa, assessores da ministra se limitaram a confirmar que o governo reservou verba para as obras, mas que o anúncio das cidades contempladas depende de estudo dos projetos e de eventuais contrapartidas. O governo tampouco soube informar o volume de dinheiro disponível no PAC 2 para as 27 obras no Estado. Entre os projetos selecionados, estão demandas históricas, como a construção da BR-470, entre Lagoa Vermelha e Barracão, o corredor hidroviário ligando Santa Vitória do Palmar a Estrela e a construção de uma segunda ponte na fronteira com o Uruguai, entre Jaguarão e Rio Branco

5 comentários:

Anônimo disse...

Podiam se preocupar primeiro em ter um aeroporto que preste com pistas e equipamentos anti neblina por exemplo e nao um "aeroshopping" que so serve para tomar cafezinho e passear.

Arno Edgar Kaplan disse...

O governo federal, a nos ludibriar? Isto dói. Isto deixa marcas.

Anônimo disse...

Quem é que não sabe que estes Pacs são as maiores PACLHAÇADAS que existem????
Puras propostas eleitoreiras da Petralhada para tentar se perpetuar no poder!!!

Fabiano Machado disse...

Esse Metrô não irá sair até onde eu sei.

Ele simplesmente terá a verba desviada para revitalização de alguns viadutos na Capital.

Talvez para depois de 2020 (opinião minha então) ele seja construído... Mas até lá muita coisa irá mudar no mundo e não tenho certeza se teremos, ainda, algum dia um metrô dentro da capital.

Kafka disse...

Gastaram milhões com a acessibilidade na estação Mercado do TRENSURB e até agora não tem elevador (2 anos). Se para colocarem um elevador eles levam mais de dois anos e "gastam" milhões que dirá para fazerem obras de extensão! Há há há só politicagem idiota destes tolos.

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