Eliseu Santos foi executado ou foi assaltado em Porto Alegre ?

A oposição e alguns jornalistas - todos ligados ao Eixo do Mal - insistem com a tese de que o ex-secretário Eliseu Santos foi vítima de uma execução, tipo da que sofreram o ex-prefeito Celso Daniel, o ex-prefeito Toninho do PT e a testemunha do caso Salazar x Raul Pont x Bohn Gass, Milton Kruger. A tese surgiu forte no sábado, durante o velório de Santos, cavalgada pela carga pesada dos veículos da RBS, puxada pelo jornal Zero Hora. Neste caso, a quem interessaria a morte de Eliseu Santos ? A oposição e a RBS nunca deixaram isto claro, limitando-se a listar dois problemas enfrentados pelo ex-secretário: 1) O descredenciamento de uma empresa de segurança. 2) A contratação e rompimento dos serviços do Instituto Sollus na área dos grupos de saúde da família. É isto. A seguir, sobre o caso, o editor extraiu tres depoimentos do programa Conversas Cruzadas, TVCom, 23h, segunda-feira:

Nereu Lima, Advogado, Criminalista.
Ele atirou primeiro. O assaltante não dá chance à vítima. Ela conhecia o seu algoz. Houve execução. Neste caso, teremos júri e tese de legítima defesa, porque a vítima atirou primeiro. Se os bandidos chegaram de revólver na mão, foi execução. Se foi assalto, seria uma trapalhada fenomenal.

Nécio Brasil Lacorte, Presidente da Associação dos Delegados Fedrais
Os assaltos do gênero são feitos por três pessoas, como no caso: um é o motorista e os outros dois vão junto, mas a arma é só para assutar. Quando o bandido apontou a arma, Eliseu, para proteger a família, atirou antes. O crime de mando exige planejamento meticuloso. Não foi o caso: a presença de Eliseu ali foi fortuita, os criminosos não esconderam o rosto e não se preocuparam com testemunhas.

Ildo Gasparetto, Superintendente da Polícia Federal
Eliseu Santos prestou depoimento na quinta-feira. Estive com ele. Minha impressão foi de que houve um assalto. Ele sabia muito sobre a operação do Instituto Sollus.

Um comentário:

ganhatudo disse...

Pesquisa:
Foi um crime politico?
Foi apenas um assalto (latrocínio)?
Acho que esta pesquisa tem um problema grava e com isto fica direcionada;
O problema é na pergunta:
Foi "apenas" um assalto (latrocinio)?
Esse "apenas" aí esta demais, como se fosse pouco um latrocinio.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/