Fogaça reduz para 1/3 tempo de aprovações para “Minha Casa, Minha Vida"

O prefeito José Fogaça tomou uma decisão forte para agilizar os projetos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, pelo menos para aqueles projetos que cobrem famílias cujo rendimento vai de um a três salários mínimos.

. A coisa anda muito lenta em Porto Alegre.

. “Minha Casa, Minha Vida”, tem pouco mais de 200 casas com projetos liberados.

. O mercado imobiliário há bastante tempo queixa-se da demora na prefeitura, porque a demora nos desvãos da burocracia chega ao prazo médio de oito meses.

. O prefeito conseguiu romper as amarras, criando um grupo inter-secretarias, uma espécie de balcão único, através do qual os projetos “Minha Casa, Minha Vida”, serão aprovados em apenas 90 dias.

- Fogaça fará bem se empurrar tudo para dentro do balcão.

. Nesta quarta-feira, o presidente da Arquisul (R$ 70 milhões de faturamento este ano), Paulo Silveira, disse ao editor que já existe enorme descompasso entre a demanda e a oferta no mercado imobiliário de Porto Alegre.

. Nem é problema da demora na aprovação dos projetos pela prefeitura.

. O que disse Paulo Silveira: “A partir de abril as vendas voltaram ao patamar pré-crise e agora o ritmo é de enorme aquecimento”.

. Aliás, a Arquisul pensa seriamente em aderir ao programa “Minha Casa, Minha Vida”.

7 comentários:

Anônimo disse...

é o prefeito paradão...ehehe

Anônimo disse...

A mansão própria é o sonho do brasileiro! Yeda Crusius é brasileira...

Anônimo disse...

Políbio,

Como profissional liberal, cuja aposentadoria não permite pagar o meu condomínio(!), tenho investido "algum" em construção civil com outros dois amigos engenheiros.
Aprovar um projeto simples de 6 a 10 apartamentos tem levado de 9 a 18 meses.
Assim não dá. Temos necessidade de demitir e após, contratar, com os custos sabidos.
Diz-se, a boca pequena, que são os "concursados" do tempo de PT que "astravancam" o progresso dos processos. Se é verdade, é caso de polícia.
Se não, é INCOMPETÊNCIA da Prefeitura.
Pois isso é prejuizo em termos de emprego, taxas e impostos,ect.
Necessitamos agilidade.
Obs.: no tempo do Collares, um prédio unifamiliar, levava 15 dias úteis. Pesquise.
Saudações.

Anônimo disse...

Sou PP mas me entrego Fogaça é o nome. É o lider de uma geração

Gilmar Moschen disse...

É de longa data mesmo, de uns 20 anos para cá que existe o problema.
Talvez seja proposital,pois muitos tecnicos alegam que em determinadas areas de P.Alegre exista uma concentração de construções.Aqui na Bela Vista tem uma obra do lado da outra em várias quadras. Eu sei da bronca dos Construtores pois tive contato com alguns.É a maior queixa...

Roberto disse...

Em Porto Alegre é assim mesmo. Uma casa simples pode ser construida em 4 meses, com folga, e leva-se mais de um ano aguardando os sacrossantos carimbos noa papelada. Não só da prefeitura, mas também da Ceee, dos cartórios, do banco (se for financiar), todos cheios de exigências para quem se arrisca a construir ou negociar ... e se sem nenhum respeito.

Anônimo disse...

Chega a ser um falta de respeito o descaso da prefeitura.

Herdei um imóvel que está irregular, mas teve sua planta aprovada em 1975 quando foi construído. A principio acho que deveria se adequá-lo à legislação vigente e seguir os trâmites.

E' kafkiano, no entanto, o quadro atual. Uma secretaria não concorda com a outra, e nada sai do lugar.

Não sabem o que pedir. Uma secretaria pediu uma coisa. Uma quinzena depois apresentamos os papéis: não servem mais mudou o entendimento e agora é por outro caminho (!?).

A coisa de 4 ou 5 anos atrás pedimos audiência com o próprio Secretário e mostramos o andamento ( mais de 20 protocolos) em círculos do processo, não adiantou nada, ele também não sabia o que fazer.

Outros 3 anos perdidos com a Terceira Perimetral, 1 metro da testada foi desapropriado.

E veja não é falta nem de tempo nem de dinheiro nem de disposição. Já fizemos plantas novas, planimetria com topógrafo, retificação de medidas no R. de Imóveis, etc, etc.

Simplesmente não anda.

Quando Fogaça se elegeu tive esperanças de que melhoraria o atendimento, que pelo menos nos dissessem o que querem. Mas nada também.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/