Duas imagens diferenciam o Brasil dos EUA.


CLIPPING: Blog do Fernando Rodrigues
http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2009-10-11_2009-10-17.html

Duas imagens diferenciam o Brasil dos EUA.

Duas imagens recentes mostram como o Brasil e os Estados Unidos reverenciam o poder de formas diferentes. Ou como o poder gosta de se apresentar para a população. A primeira, dos EUA, foi publicada pelos jornais no último domingo (11.out.2009). Mostra o presidente norte-americano, Barack Obama, reunido com sua equipe. É de autoria de Pete Souza, fotografo da Casa Branca, e pode ser baixada aqui. Ou vista parcialmente abaixo:





















A outra imagem é de ontem (16.out.2009), no sertão de Pernambuco. Mostra um tapete vermelho sendo estendido para a chegada do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. De autoria do excelente Evelson de Freitas, a imagem está reproduzida parcialmente abaixo:






















Qual é a diferença entre essas duas imagens?

Na reunião do presidente dos EUA, várias pessoas (Barack Obama, inclusive) usam canetas esferográficas ordinárias, dessas descartáveis. À mesa, garrafinhas de plástico com água. Algumas pessoas têm à sua frente aqueles indefectíveis copos de papelão tampados (possivelmente com o horroroso café que se toma por lá). Há assessores com latinhas de refrigerantes, sem copo. Em resumo, nada daqueles garçons com paletós brancos (em geral, com as bordas encardidas) servindo cafezinho e água em louça personalizada como ocorre em toda a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Na segunda foto, a imagem é autoexplicativa. A cena estapafúrdia parece ter saído de um livro de realismo fantástico escrito por Gabriel García Márquez. Um tapete vermelho para o presidente naquele ambiente chega a ser ofensivo ao próprio Lula.

Em resumo, a forma como o poder é tratado e se apresenta é um traço marcante do caráter e do estado de espírito de um país.

9 comentários:

Erno Sander disse...

FAz lembrar o Hugo Chaves visitando o Forum Social Mundial em Porto Alegre com dois avisões e quatrocentas pessoas.

Anônimo disse...

Quanto custa o tapete e de quanto a escola precisa para suas necessidades urgentes?

otchegaucho disse...

Esse é o Brasil que temos e não o que queremos! Essa é a nova elite dos brasileiros! A elite que gasta milhões em campanha eleitoral irregular e anda em tapetes vermelhos na miséria do deserto!!!
Como o Brasil cresceu!!!

Anônimo disse...

MUITO BOA ESSA...BAITA TEXTO, PARABENS!
MAURO SALLES, GRAMADO

Anônimo disse...

E a petezada guasca aqui deste nosso rincão preocupada com o puff da Yeda!!!

Anônimo disse...

Tapete vermelho para chegada do monarca e sua corte. Elegemos rei, por voto ou não, este e seguintes para sempre.
A proposito, isto também isto é coisa de neoburgues.

Anônimo disse...

No Brasil estendem-se tapetes vermelhos até para gambás de esquerda passarem, que "glória" da desmoralização ética e política de um partido que sempre acusou os outros de fazerem o que na verdade ele é que viria a fazer, totalmente desavergonhado e orgulhoso de seus crimes!

Anônimo disse...

Pobre LuLa me lembra o filme do CANTINFLAS - EL SENHOR PRESIDENTE.

o PROBLEMA É QUE OS MISERÁVEIS DESTE PAÍS NÃO ENXERGAM E NÃO SENTEM.

Anônimo disse...

"Cansados de petralhas semi-analfabetos? Chamem o Thompsom!

Nestes tempos de debates e discussões via internet, é muito comum nos depararmos com petralhas que tratam nossa língua com o mesmo pouco apreço com que seu ídolo maior a trata. Sei que é cansativo ficarmos constantemente corrigindo os seus maus tratos à gramática, além de ser totalmente inútil. Eles nunca aprendem, e eu diria que sentem até um certo orgulho de sua incapacidade de manusear as palavras de forma correta. O que fazer então nessas situações? Desistir? Não! Também somos brasileiros e não desistimos nunca, hehe. A única solução é chamar o Thompsom!

No vídeo abaixo ele nos mostra de forma bastante didática como proceder nestes casos:"


http://www.youtube.com/watch?v=PoaZGhP8UW0


Fonte:http://a-barricada.blogspot.com/2009/10/cansados-de-petralhas-semi-analfabetos.html



KIRK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/