Saiba por que foi boa para o RS a venda da Aracruz

A Aracruz confirmou nesta quarta-feira, em Fato Relevante, que começou as negociações com o grupo chileno CMPC, visando a venda da fábrica de Guaíba, RS. O martelo será batido dentro de 90 dias.. A Aracruz admitiu que é um negócio de US$ 1,5 bilhão.. A Aracruz venderá não apenas a fábrica de Guaíba e suas florestas, mas também as licenças e autorizações para o projeto de expansão da fábrica de celulose, que elevará a produção anual pasra 1,8 mil toneladas.

. Trata-se de uma notícia muito boa para a economia do RS:

1) Ao comprar a Aracruz, a VCP (hoje, Fíbria) teria dificuldade para retomar o projeto de Guaíba e além disto seu projeto de Rio Grande (granja 4 irmãos), de igual valor, dificilmente iria adiante.

2) A StoraEnso, que tentou comprar a fábrica e o projeto de Guaíba, caso obtivesse êxito, cancelaria seu projeto igual da Metade Sul.

. Isto significa que o RS respirará aliviado, já que a CMPC executará a ampliação de Guaíba, a VCP terá caixa de sobra para tocar seu empreendimento de Rio Grande e a StoraEnso só terá espaço se confirmar o negócio que anunciou para a Metade Sul.

. São valores fantásticos. Algo como US$ 4,5 bilhões entre as três gigantges do papel e celulose.

CLIQUE AQUI para ler o Fato Relevante publicado nesta quarta-feira pela Aracruz.

2 comentários:

Anônimo disse...

2 trilhões de dólares em caixa é oq os chineses tem para comprar oq quiserem

matéria da exame sobre o avanço chinês no ocidente

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0952/mundo/dragao-vai-compras-498404.html

Anônimo disse...

Ps - Felippe Hermes / Rio Pardo RS

n consigo postar com o nome original, só com a opção Anônimo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/