CPI do PT: saiba como foi a doma da dama de ferro do PT

Depois de uma reunião fechada entre os deputados da oposição e da base aliada, os membros da CPI do PT voltaram à sessão pública e em seguida encerraram os trabalhos, com a promessa de um novo encontro para esta quinta-feira de manhã. Pela primeira vez, os deputados dos dois lados costuraram chances reais de acordo.

. A grande derrotada na reunião da CPI foi a presidente Stela Farias, que teve que recuar. Ela foi enquadrada pela maioria. A doma da dama de ferro do PT foi completa. Na reunião fechada, oposição e base concordaram em seguir um plano de trabalho, o que era reivindicado pelo relator, o deputado Coffy Rodrigues, com o apoio de decisão da Comissão de Constituição e Justiça. A reunião desta quinta, servirá para buscar consenso para os termos do plano de trabalho,mas já ficou claro que a CPI se reunirá de novo na segunda-feira. Nomes como Vaz Neto, Genilton Luz, Stela Maris e Sérgio Buchmann serão os primeiros a depor.

. A CPI começou a sua rota para o fim. Tudo que estará em discussão já foi objeto de investigações por parte da PF e do MPF, sendo que os culpados por crimes contra o patrimônio público resultaram identificados, respondem a processo e irão para a cadeia ou serão inocentados, como acontece em Estados democráticos de direito. Ao reescrever a história, a CPI faz isto como farsa.

- A estratégia da base aliada de se negar a comparecer às reuniões da CPI estava correta desde o início, porque a maioria preferiu buscar respaldo da Comissão de Constituição e Justiça para definir as funções do relator e com isto enquadrar Stela. Sob a orientação do advogado Sérgio Porto isto foi feito no timing juridicamente mais demorado do que o timing político, mas com resultado inquestionavelmente mais completo. As restrições levandadas por parte da mídia, comandada pela RBS, chamando os deputados da base para as reuniões, conseguiram levar dúvidas ao grupo de pombas que apóia o governo Yeda, que também cobrou mudanças de comportamento da base. Acontece que a base, liderada por Coffy Rodrigues e Alceu Moreira, operou sem vacilação e conseguiu impor uma humilhante derrota ao PT, PDT e suas linhas auxiliares do DEM e do PC do B. O resultado da reunião desta quarta-feira foi previsto pelo editor.

8 comentários:

ganhatudo disse...

CPI é um colegiado, e todos colegiados, pelo que se sabe, decidem por maioria de votos.
Só minorias com complexo de maioria é que, por vezes, pretendem inverter este principio.
Parece que as coisas entram no seu devido eixo, na CPI.

Anônimo disse...

Enfim, uma palhaçada essa CPI da Stela!

Anônimo disse...

Vaz Neto, Genilton Luz, Stela Maris e Sérgio Buchmann vão depor? Por que? Para que o circo se complete?
A maioria deveria impedir depoimento de quem já depôs (PF, MPF, imprensa). A repetição, como já dito aqui no blog, apenas serve para requentar notícias.
Nesse contexto, para mim, embora com minoria, o PT vai fazer o que realmente quer, que é colocar lenha e gasonina no fogo já alto.
CARLOS, PASSO D'AREIA.

Anônimo disse...

A minoria vai fazer o que quer. A CPI foi instalada e o PT faz o que quer, que é divulgar coisas, ouvir pessoas, entrevistas, SEMPRE MALICIANDO etc.
Empareder a Stela Farias não impede o circo.
Falta coragem para ser feito aqui no RS o que o PT e seus (comprados) aliados fizerem em Brasília com a CPI da Petrobrás.
Gaúchos não são mais os mesmos. Muito "gaúcho bunda mole" por aí.
Mas espero estar enganado. Vamos ver!
O PT nao é de ser invejado. Mas se fosse, seria por atitude, coragem e insistência. Características que faltam nos outros, que sequer se defendem!
CARLOS, PASSO D'AREIA.

Anônimo disse...

DAMA DE FERRO OU PERUA ENFEZADA?

Anônimo disse...

A base precisa engrossar a voz. Ainda tá tímida. Se falta coragem, pelo menos usem o medo. Já imaginaram se a oposição tivesse maioria aonde eles (a base) iriam parar. Nunca mais se reelejeriam.

Kafka disse...

Essa "corja" tem que se posta em seus lugares, essa falsa moralidade deles já anoja a população, não aguentamos mais ficar vendo que as investigações nunca saem gente deles indiciadas, está claro para as pessoas mais atentas que estão mascarando tudo para proteger os COMPANHEIROS, então caros deputados olhem bem para os processos inclusive do Detran e da Solidária que os PeTralhas aparecem e estão sendo protegidos pela justiça (Tarso). São tão criminosos que cometem crimes quando apuram crimes. Titem as cortinas que protegem essa gente e veremos a mais pura corrupção.
A CPI é para investigar corrupção no Estado, então vocês agora tem a chance de desmacarar essa gentálha!

ganhatudo disse...

Como dizem alguns dos comentários a base esta tímida.
As vezes dá a impressão que estão com o "rabo preso".
Tanta é a timidez deles que permitem tudo ou quase tudo ao PT.
Iam endurecer na última reunião extraordinária da CPI, mas parece que já aliviaram para os vermelhos.
Chega a impressionar e por isto fica a pergunta.
Estão com o "rabo preso"?
Ou todos viraram "comunas"?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/