O Brasil está sem presidente: Lula reúne-se na Coréia e Alencar está infartado no Incor

Clipping
Carlos Brickmann, sexta, 12 de novembro.

Comecemos com uma dúvida: um homem de idade, há muitos anos lutando contra o câncer, submetido a mais de dez operações, internado há uma quinzena por obstrução intestinal, sofre um infarto agudo. E não corre risco de vida? Torcer pela vitória do vice-presidente José Alencar sobre os males que o atingem é uma coisa; aceitar a prestação de informações inverossímeis é outra. Estaremos de volta aos tempos em que se falava de "sinais vitais preservados"?

Pois é: o vice-presidente José Alencar na UTI, com infarto agudo e suboclusão intestinal. O presidente Lula do outro lado do mundo, em Seul. O terceiro na linha da sucessão, Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, em Buenos Aires. O quarto na linha de sucessão é o presidente do Senado, José Sarney.
Alguém ouviu algo sobre a posse de Sarney, nas horas (poucas, felizmente) em que dele seria a missão de presidir o país? Talvez não seja preciso tomar posse, formalmente. Alguém ouviu algo sobre os atos de Sarney como presidente?
Mas, afinal de contas, qual a importância disso? Mesmo na Coreia, o presidente Lula tinha acesso a todas as informações necessárias e condições para dar todas as ordens que quisesse. O que traz à tona a verdadeira questão: por que existe ainda toda uma estrutura de vices, caríssima, que hoje só serve para barganhar alianças, montada numa época em que as telecomunicações não existiam?
É um bom caminho para iniciar a reforma política: cortar o desnecessário, até a Vice-Presidência. E contar a verdade aos cidadãos, por desagradável que seja

12 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

É a cara do Brasil...

Anônimo disse...

foram 8 anos sem presidente...

Carlo Germani disse...

Caro Polibio,

Será a reprise da "operação Tancredo"?

Anônimo disse...

Bom a estas alturas do campeonato, até o Tiririca pode assumir a Presidência.

Anônimo disse...

peraí.. este negocio de ter que trocar de presidente é uma prática do seculo XIX que hoje nao passa de gozaçao e oportunidade para senadores mostrarem para os amiguinhos que um dia foram presidentes Presidencia é full time job, sem limites geograficos. O cara em Paris, Nova Iorque ou Maputo tem a mesma conectividade que no Acre. Ou vamos trocar de presidente cada vez que ele sai de Brasilia?

Anônimo disse...

Então, temos a prova de que com ou sem presidente o País funciona do mesmo jeito.

Aliás, temos um presidente há oito anos que foi um dos maiores gazeteiros do Congresso e agora faz a mesma coisa no Executivo.

Mas, na verdade, o que interessa para eles é se o presidente do PT está em pleno exercício, já que o país hoje é do partido.

Anônimo disse...

Não seria o caso de abandono do cargo?

Anônimo disse...

Nos últimos anos, o país também não teve presidente. Tivemos um comandante de quadrilha, dirigente de facção criminosa, chefe de bandidos. Presidente, deixamos de ter no dia em que FHC se foi. Aliás, também não teremos enquanto a guerrilheira estiver no poder!

Constantino disse...

O problema não é o país estar ácefalo, o problema é os 55% de ácefalos que elegeram os petralhas. Esse negócio de vice em política deveria ser que nem na pátria das chuteiras, vice é vice e não conta nada.

Anônimo disse...

Eis a seriedade do Brasil:a "Mulher Gorila" e o "Nove Dedos" em viagem,com o "Pé na Cova" padecendo mais um enfarte...

O Brasil é um circo e um hospício a céu aberto...


Almirante Kirk

Carlo Germani disse...

Caro Polibio,

Já imaginastes a "revolução social"
desencadeada,se TODAS AS VERDADES
fossem reveladas à população?

A sociedade brasileira (a grande maioria)tem,exatamente,no auto-engano,na mentira constante,na falta de clareza intelectual,na submissão,na subserviência,
no medo de ser realista,(...),a apologia de "viver" no absoluto engodo.
Mas,em breve,esse método neurótico
estará vencido.2011 está chegando.

Anônimo disse...

Subscrevo,caro "Carlo Germani",às 23:06!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/