A partir de dezembro, a produção gaúcha não passará mais pela Grande Porto Alegre.

Será inaugurada antes do Natal a RSC-471, cujo trecho final de 90 quilômetros entre Barros Cassal e Santa Cruz do Sul está nos arremates finais.
 
. “É a maior obra rodoviária do nosso governo”, disse ao editor o Secretário de Logística e Infraestrutura, Daniel Andrade, que informou que a data da inauguração será definida por Yeda.

. O investimento total é de R$ 250 milhões, dinheiro totalmente próprio e pago para as empreteiras dos três lotes, Andrade Gutierrez, OAS e Conterra.

. No verão deste ano, os canteiros de obras chegaram a movimentar 700 máquinas e 2.500 operários, algo jamais visto no RS.

. Esta estrada estadual asfaltada ligará toda a zona de produção da região de Passo Fundo para cima, ao porto de Rio Grande, cortando diretamente  desde Soledade, na altura da Estrada da Produção,  até Camaquã, passando por Santa Cruz, Rio Pardo e Pantano Grande, depois pela serra de Encruzilhada, praticamente sem pedágio.

. Pelo menos 35% dos caminhões graneleiros vindos da região e  que desembocam na Grande Porto Alegre, cairão fora desse circuito enlouquecido.

. A importância da RSC 471 é que ela permitirá que os caminhões que demandam das zonas produtoras em direção ao porto de Rio Grande, não precisarão mais desembocar na conflagrada BR-116, ao lado de Porto Alegre. Em Soledade eles embicarão para Santa Cruz do Sul, depois Rio Pardo, Pantano Grande, subindo a serra em direção a Encruzilhada do Sul e depois descendo para Canguçu e dali seguindo para Rio Grande.
 
. O Norte do Estado fará este corte rodoviário que o RS esperava há 250 anos. Com Yeda, na assinatura dos atos de início de obras, estará o Secretário de Infraestrutura, Daniel Andrade. Andrade é o Secretário que mais tem proporcionado atos de início e de inaugurações de obras. Yeda tem viajado todas as sextas-feiras para o interior, na companhia do Secretário de Infraestutura.

CLIQUE na imagem para examinar os traços desenhados pelo Secretário, de pé, no bloco de anotações do editor, nesta quinta-feira a tarde. O desenho localiza a estrada no mapa do RS.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito que o cachorrão não vai latir.

Anônimo disse...

Nunca mais se falou em Rota do Sol.
Porquê será?
Yeda concluiu a obra.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/