Artigo, Ivete Berkenbrock - Discutir o envelhecer não é mais escolha, é prioridade

- A autora, dra. Ivete Berkenbrock é geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 existiam no Brasil 32 milhões e 900 mil pessoas com mais de 60 anos de idade. Em 2060, a expectativa é que este número chegue a mais de 58 milhões, total superior a 25% da população brasileira. 

A população idosa, vale lembrar, é heterogênea. Quando se fala em idoso, é importante saber de qual pessoa idosa estamos falando. A singularidade do envelhecer é geralmente confrontada por crenças baseadas no senso comum: idoso não pode trabalhar; pessoas mais velhas têm saúde debilitada; público idoso é um ônus econômico para a comunidade.

CLIQUE AQUI para ler mais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sou idoso sim, assim considerando 74 anos de idade. Saúde um pouco abalada, sim. E daí qual é o problema??? Tenho apto próprio. Vivo bem com minha esposa à 40 anos. Estamos aposentados. Meus dois filhos muito bem educados. Unimos nossas aposentadorias. Não compramos nada que não seja com pagamento a vista. Não fizemos dívidas. Só se compra se necessário for. Amamos os netos. Nessa idade posso dizer que sou FELIZ. Cheguei até essa idade onde muitos não chegaram, e outros não chegarão, o que é uma benção. Nunca fui e nem pretendo ir a médico geriatra. Enquanto Deus onipotente permitir, aqui estarei. Boa noite.

Anônimo disse...

O próprio avanço da ciência e o desenvolvimento trouxe o paradoxo de no futuro termos mais velhos do que crianças. Qual a saída? Criar robôs cuidadores de idosos? Exoesqueletos biônicos? Eutanásia para os velhos doentes e sem família? Viver como se não houvesse amanhã e morrer jovem? Deixe seu comentário.

Anônimo disse...

Preconceito tupiniquim é FINANCEIRO!
Velho rico vale + q jovem pobre.
Negro rico vale + q branco pobre.
Mulher rica vale + que homem pobre.
Ignorante rico vale + que sabio pobre!
NUNCA seremos um país!!
Sempre um "pueblo" esmolando "monedas"!
Aí, vem esses filósofos (se chamando de "dotô ") tabajaras....
Nubca seremos Nietzsche. Só jecas....
.

Anônimo disse...

Quanta asneiras heim o pão com banha!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/