Brasil é o País com maior proporção de advogados por habitantes do mundo, diz OAB

O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Ao todo cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão entre 212,7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.

 À frente do Brasil em números absolutos está a Índia, com pouco mais de 2 milhões de advogados, mas com uma população muito maior que a brasileira: 1,4 bilhão de indianos frente aos 212,7 milhões de brasileiros, o que resulta em aproximadamente 1 advogado para cada grupo de 700 habitantes. 

Os dados são da International Bar Association (IBA).

 Abertura de cursos excessiva

 Uma das razões para o enorme número de advogados no Brasil é a abertura indiscriminada de cursos de direito pelo país.  Existem, hoje, no país, cerca de 1,8 mil cursos jurídicos e, atualmente, segundo dados do próprio órgão, são mais de 700 mil alunos matriculados. 

20 comentários:

Anônimo disse...

É a plantação de faculdades $$$$ Brasil afora. E tem gente q não gosta do exame de ordem. Imagina as bestas q estariam soltas , tirando as q já estão.....kkkkk

Anônimo disse...

O crime paga para seus integrantes se formarem em direito.
É por isso que quando bandido chega na delegacia já tem um advogado na porta.

Anônimo disse...

Boa comparação! Agora faça a mesma comparação envolvendo esta profissão e outras com a quantidades de LADRÕES, no Brasil. Dificilmente ela terá concorrentes a altura e em quantitativos.

Murilo disse...

Meu Deus !!!

Anônimo disse...

A República dos Bacharéis surgida em 15/11/1889 tornou-se um caso de insanidade, agravado pela Constiuinte de 1988, onde a OAB impôs pautas para garantir milhares de cargos públicos dependentes do diploma de Direito, bem como um entrevero judicial que favorece os negócios da turma do canudo.
Quem precisa de engenheiros e cientistas para construir um país decente?

Carlos Alberto disse...

Essas faculdades de merda acabaram com a advocacia brasileira.

Anônimo disse...

Por isso é que estamos nisso, na #era.

Anônimo disse...

Piada da antiga Seleções do Reader Digest: não serve para nada? Vai ser advogado...

Anônimo disse...

Piada da antiga Seleções do Reader Digest: não serve para nada? Vai ser advogado...

Anônimo disse...

ORA, que novidade!

TUDO pelos "dereitos" nada pelas obrigações!

-MAIOR numero de advogados;
-MAIOR numero de faculdades de direito;
-MAIOR numero de estatais;
-MAIOR numero de funcionários públicos concursados;
-MAIOR numero de cartórios;
-MAIOR numero de partidos políticos:
-MAIOR numero de prédios públicos, "palácios";
-MAIOR numero de REIS e RAINHAS de "república";
-MAIOR numero de concessões públicas;
-MAIOR País sem fiscalização/guarnições nos seus limites territoriais;

VIVA!!!! Para as Constituições do Getúlio Vargas e seguintes!

ARS disse...

É onde os supostos juízes são os primeiros a violarem a lei.

Anônimo disse...

Pois é … estudar matemática.. física… química… biologia exige muito raciocínio, então vamos de direito mesmo… copia e cola…. Mais cola que copia. Não é à toa que temos tantas leis criminalizando o indivíduo… afinal esses “doutores” precisam trabalhar….

Arlei Brandão disse...

quer dizer que o Brasil tem mais advogado que GENTE!!!

Anônimo disse...

Não é a toa que tem tantos picaretas.

Anônimo disse...

Advogados na maioria produzem tanto quanto o MST, uns poucos realmente são úteis para a sociedade, mas muitos deles são muito úteis para bandidos corruptos, estupradores e falcatruas em geral.

ZAPELINO B disse...

Isto é uma amostra do nosso atraso cultural, herança dos portugas, que só troxeram advogados nas caravelas.
Graças aos imigrantes europeus, convocados por D. PEDRO II, cuja grande maioria tinha um ofício, isto é, uma profissão é que o Brasil se desenvolveu. Advogado só serve para tirar dinheiro dos encrencados!
Meu conselho: NÃO SE ENCRENQUE, nem se envolva em questões judiciais, porque, de um modo ou de outro, sempre saímos perdendo!!!
Exemplo: anulação do júri da boate KISS pelo TJ-RS por alegações de pequenas questiúnculas processuais, que em nada prejudicaram o mérito do julgamento ocorrido em Dezembro passado.
Será que os 242 mortos e 636 feridos e mais suas famílias continuarão por mais 10 ANOS, esperando pela inJUSTIÇA do RS???
VERGONHA DESSES DOIS DESEMBARGADORES DE MERDA, esses sim VERDADEIRAS TOUPEIRAS, como o relator chamou o Dr. Pedro, o Assistente da Acusação !!!

Anônimo disse...

Esse número são o daqueles que exercem regularmente a profissão,fora os que não são regulares,mais os motoristas de taxi.
Pior é aguentar a empáfia dessa gurizada recém saída desses cursos que só têm o apelido de curso de direito.

Anônimo disse...

Isso ( esse monte de rabulas) nem é tão problemático!
Pior é essa "raça" sendo nomeada por políticos para compor altas cortes, depois do quinto "dos infernos", digo quinto da CF 1988. Tem que acabar com "isso". Ou "isso" acaba com o país, como, de fato, ja esta acabando!

Anônimo disse...

O que deve ser divulgado é quantos bacharéis se inscrevem para a fazer a prova do exame para ser ADVOGADO e … quantos são os reprovados.

Essa onda de comentários acima, podem ter certeza: são a maioria reprovados que resolveram se vingar da própria incompetência. São os bacharéis profissionais e ainda postulam, vindicam e “advogam” o fim do Exame de Ordem !

Quando começarem a difundir os índices de reprovabilidade talvez se compreenda melhor a função da OAB e o quanto é nobre sua finalidade.

Tabulem e divulguem os resultados dessa reprovação … por favor !!

Anônimo disse...


Por essa manifestação aí, vai escolhendo alguns advogados pra te defender e boa sorte.
🍀

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/