Produção industrial nacional recuou 0,6% na passagem de setembro para outubro

A produção industrial nacional recuou 0,6% na passagem de setembro para outubro deste ano. É a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7% no período. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com outubro de 2020, a queda chegou a 7,8%. Apesar disso, a indústria acumula altas na produção de 5,7% no ano e no período de 12 meses.

A retração de setembro para outubro foi provocada por perdas na produção em 19 das 26 atividades pesquisadas pelo IBGE.

15 comentários:

Anônimo disse...

Eu lendo a revista Isto É Gente, essa revista está fascinada pq o "lula, o home mais honesto do Brasil", foi mto curtido na Internet por causa de uma palestra feita na rede.

Peço aos petralhas(cruza de PT com irmãos metralhas, segundo o Reinaldo Azevedo) que convidem o lula para sair pelo Brasil em caravana, como faz o Bolsonaro, que elle viaje aki pelo Sul, que vá em caravana no Centro-Oeste e também faça essa caravana, na terra dele, o Nordeste. O povo nas ruas é a verdadeira PESQUISA, a pesquisa do datafolha é furada.

Anônimo disse...

País afundando: indústria tem queda inesperada em outubro e chega a 5 meses de perdas na produção:

Com cinco meses de queda, o setor fica 4,1% abaixo do nível pré-pandmia, de fevereiro do ano passado. E o setor está 20,2% abaixo do pico de maio de 2011. Mês a mês a indústria perde intensidade e força

3 dez 2021 - Brasil 247

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção industrial brasileira iniciou o quarto trimestre ainda em dificuldades, com queda inesperada em outubro e pelo quinto mês seguido, na esteira dos danos causados pela pandemia de Covid-19.

Em outubro, a produção da indústria brasileira registrou recuo de 0,6% na comparação com setembro, acumulando em cinco meses 3,7% de perdas.

Os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram ainda que, em relação a outubro de 2020, houve queda de 7,8%.

Ambos os resultados foram bem piores do que as expectativas em pesquisa da Reuters com economistas, de alta de 0,6% na variação mensal e de perda de 5,0% na base anual.

A indústria nacional enfrenta um cenário de inflação e desemprego altos no país, ainda em meio a problemas na cadeia de oferta global, falta de matéria-prima e encarecimento dos custos de produção.

"Com cinco meses de queda, o setor fica 4,1% abaixo do nível pré-pandmia, de fevereiro do ano passado. E o setor está 20,2% abaixo do pico de maio de 2011. Mês a mês a indústria perde intensidade e força", explicou o gerente da pesquisa, André Macedo.

Macedo destacou que o resultado de outubro mantém características que vêm sendo observadas ao longo do ano de predominância de taxas negativas e diretamente afetada pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

"2021 é marcado por perfil disseminado de quedas. Há claramente uma perda de força do setor", completou ele.

Em outubro, três das quatro grandes categorias econômicas e 19 dos 26 ramos pesquisados apresentaram perdas na produção.

As maiores influências negativas entre as atividades vieram de indústrias extrativas (-8,6%) --devido a quedas do minério de ferro e do petróleo-- e produtos alimentícios (-4,2%) --por conta do açúcar, com a antecipação da safra da cana-de-açúcar na região Centro-Sul do país.

Entre as grandes categorias econômicas, a queda mais acentuada foi registrada por bens de consumo duráveis, de 1,9%. A fabricação de bens de consumo semi e não-duráveis recuou 1,2%, e a bens intermediários caiu 0,9%.

Somente a produção de bens de capital apresentou ganhos em outubro, de 2,0% em relação a setembro.

Anônimo disse...

Como vão crescer sem mercado consumidor? O povo vivendo na miséria, ou seja, quem não está desempregado está na informalidade e quem está empregado esta cada vez ganhando menos....

Anônimo disse...

Isso lembra Paulo Skaf, ao lado do Aécio (das malas ou do pó), andando na Av. Paulista e pedindo o impeachment da Dilma....
A fatura chegou. Agora enfiem as arminhas no rabo, PATOS AMARELOS.

Anônimo disse...

Não podemos esquecer que estes meliantes deram total apoio aos mafiosos golpistas.

Anônimo disse...

As elites que apoiaram o golpe de 2016 querem atribuir este ridículo desempenho da economia somente aos efeitos da covid-19 e a falta de matéria-prima. Não mencionam a queda do poder aquisitivo do salário mínimo, pois, em agosto de 2016, este correspondia à USD$272,00, após o boicote econômico por eles planejado para golpear o governo do PT. Ao imporem uma reforma trabalhista e previdenciária que não gerou empregos e precarizou o trabalho, o salário minimo hoje equivale a USD$196,00, sem contar as consequências da volta da inflação, aumento de juros, e preços atrelados ao dólar. O DESGOVERNO nao tem nenhuma política econômica de geração de empregos e desenvolvimento. O resultado deste PIBINHO é consequência da incompetência deste DESGOVERNO e desta elite atrasada e gananciosa. O crescimento econômico é consequência do aumento da demanda e novos investimentos. Sem demanda não haverá investimento. O povo além de estar desempregado, endividado, e passando fome, com salários degradantes, não têm dinheiro para comprar nada. Não existe produção se não há quem compre, e esta tendência é piorar. Outros países estão se recuperando e apresentando resultados econômicos muito melhores que o Brasil. Este desastre é culpa desta elite fascista que se apoderou do Brasil.

Anônimo disse...

E vai continuar tendo perda, tudo ficando caro, carros que custavam 70 mil reais a 2 anos já passam dos 100 mil reais, bem feito para a indústria, pois eles também queriam o mito no governo e o Paulo Guedes. Quiseram e levaram, só se esqueceram de combinar com os russos, ou seja, o povo consumidor que está numa MERDA desgraçada, sem poder de compra com as politicas econômicas do minto, PSDB, Podemos, MDB, DEMOs, PL, PP, etc.

Anônimo disse...

O golpe em cima da Dilma empurrou o país ladeira a baixo, como queria o capital internacional, um dos financiadores do golpe!
Um país sem indústria vira um país dominado, colonizado, que entrega matérias primas a preço de banana e compra de volta, deixando as riquezas com os países centrais!

Anônimo disse...

Estamos numa estagflação, sem mercado consumidor interno, com um governo de corruptos devastando tudo durante uma pandemia e alguém ainda era insensato o suficiente para esperar resultado diferente? Esses analistas econômicos ou são imbecis ou desonestos.

Anônimo disse...

Lamentavelmente o mundo vai começar a pagar pelos erros cometidos na economia após a crise de 2008. O tal "juro zero" deveria ter sido uma política emergencial e de curto prazo. Mas sentiram o "gostinho" do dinheiro fácil. Foi muito bom imprimir moeda sem lastro enquanto durou. Aceitar as perdas e trabalhar duro nunca foi opção. O resultado está chegando e esse aqui da matéria é só um sopro do que virá.

Um grande furação vai varrer o mundo em breve !

Anônimo disse...

SOMENTE COM A VOLTA DE MULA ISSO SE RESORVE !!!

COM SEU ÀRDUO TRABALHO VÃO BATER CARTEIRAS E BOLSAS !

COM RECORDES NA BOVESPA !

Anônimo disse...

E a petralhada paga que torce pelo pior não perde oportunidade mesmo ...Ratos !

Alguém ainda lembra de quanto foi a queda do PIB em 2015 e 2016, quando a Dilmanta Pasadena era o poste do Mula Brasília ?

Anônimo disse...

O VAGABUNDO PETISTA, OS QUE DESTRUIRAM O PAÍS, AINDA TEM CORAGEM DE COMENTAR !

INACREDITÁVEL !!!!

O VAGABUNDOS VEM AQUI DEFENDER A DILMA E O LADRÃO DE 9 DEDOS !!

14:42, 14:42, 14:43. 14:44 E 14:45. OLHA A SEQUÊNCIA !!

É O MESMO VAGABUNDO DE SEMPRE !!

VTNC SEU PETRALHA !!!

VAI TENTAR ENGANAR NO JARDIM DA INFÂNCIA !!!

Anônimo disse...

Esse petralha das 14:50 passou de todos os limites. Até para um comunista !

Cara, tu ofende a inteligência das pessoas vindo aqui dizer que Dilma sofreu golpe e que com ela as coisas estariam melhores. Foi líder de um governo de ladrões que quebrou o país ! Acha que todos aqui são completos idiotas ? Vai te catar rapaz, vai mentir em outra freguesia !

Anônimo disse...

Prezado editor economista, já que é tão zeloso pelo resultado das empresas de varejo em especial Magalu, porque não faz nenhuma mensão a queda de mais de 60% do valor das ações da rede Viavarejo (Casas Bahia), isto que se chama de jornalismo comprometido e de péssimo conteúdo , somente ideologia , conservadora e mediocre. Digna do RGS, o Estado com o pior Jornalismo engajado deste País, e este editor é um dosseus líderes.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/