Artigo, Mateus Bandeira, Gazeta do Povo - Dois governadores, duas narrativas

- O autor é ex-presidente do Banrisul e ex-secretário gaúcho do Planejamento.

É lugar-comum, nas análises sobre a cena político-partidária brasileira, a constatação da falta de identidade ideológica, ou mesmo programática, dos incontáveis partidos nacionais. Em sua maioria, um conjunto de lideranças regionais e interesses eleitorais localizados, reunidos sob uma sigla nacional e genéricas palavras de ordem – ou simples empreendimentos comerciais. Nesta generalização, é curiosa a situação do PSDB.

(...)

Os governadores gaúcho e paulista, pré-candidatos à Presidência da República, estão divulgando duas grandes fake news: não é verdade que estejam encaminhando propostas com reduções de ICMS ou diminuindo alíquotas. São só narrativas. Estão apenas retomando a cobrança aos patamares anteriores, antes dos aumentos que eles mesmos instituíram ou prorrogaram.

O Partido da Social-Democracia Brasileira, para estranhamento e risco do Brasil, parece ganhar um padrão.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

ARTHUR LEÃO DALCIN disse...

O Texto do Rafael Bandeira é excelente.
Porém, está faltando um detalhe muito importante. O governador Eduardo Leite majorou as alíquotas do MVA. Com isto aumentou a base de cálculo para efeitos da definição do valor do ICMS via substituição tributária. Por exemplo, em materiais de construção o MVA era de 36% na gestão do Sartori e no primeiro ano do atual governador. Já no segundo ano, este percentual foi revisado para 68%, provocando uma brutal elevação do ICMS cobrado via a famigerada substituição tributária. No caso do Dória, também em materiais de construção, o MVA foi alterado de 50% para 89%.
A realidade é ainda mais dirá do que expressado no texto do Radael
bandeira.

Anônimo disse...

Não passam de tesouras.

José Corrêa disse...

Duas prendas!!!

Anônimo disse...

Dois governadores, duas calças apertadas!!

Anônimo disse...

Mateus Bandeira esqueceu uma "qualidade comum" a esta dupla de aventureiros: ambos são globalistas-raiz e rezam a cartilha xing-ling!!!
Sem estas informações o resto são apenas amenidades, mais quem sabe o Mateus nunca tenha ouvido falar nisso, ou no popular, que ele esteja "boiando"!!!

aparecido disse...

Um anelzinho frouxo e um calcinha apertada...é tudo que restou do outrora grande PSDB....

Ariel disse...

EDUARDINHO, A MEU VER, DIFICILMENTE CONSEGUIRIA UMA CADEIRA DE VEREADOR EM PELOTAS......QUANTO AO EMBONECADO DÓRIA.....SE DINHEIRO COMPRASSE VOTO, VÁ LÁ.....O POVO ESTÁ MAIS ESPERTO...E, DESCONFIADO..

Anônimo disse...

Maior exemplo de fake news desses pseudo governadores. Muito bem exposto pelo Bandeira

aparecido disse...

Se o calcinha apertada ganhar alguma eleição meu cachorro se elege Senador....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/