PIB de 2020 despencou 4,1%, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil tombou 4,1% em 2020, segundo divulgou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No começo da pandemia, fevereiro do ano passado em diante, as projeções iniciais eram de que o PIB poderia despencar até 15%.

Foi a maior contração desde o início da série histórica atual do IBGE, iniciada em 1996, superando a queda de 3,5% registrada em 2015.

Dividido o PIB pelos setores, estes foram os resultados apurados pelo IBGE:

Serviços: -4,5%

Indústria: -3,5%

Agropecuária: 2%

Para este ano, o governo e o mercado financeiro (Boletim Focus) estimam que o PIB poderá crescer entre 3,5% a 5%, dependendo do prosseguimento da pandemia.

O primeiro trimestre deste ano registra recrudescimento forte da pandemia, o que leva governadores a impor lockdowns, portanto paralisia da economia, fato que terá impacto direto sobre o PIB.

6 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito menor do que estava previstos por todos Institutos Econômicos nacionais e internacionais que previram, queda do PiB do Brasil, em torno de 8,5%a 9,5%. Essa é a maior epidemia no mundo dos últimos 120 anos.Se o Brasil não tivesse a Equipe Econômica que tem atualmente, estaríamos no abismo.Já imaginaram Dilma/Mantega? Que sem epidemia derrubaram o PiB em mais de 7% nos anos de 2015/2016.

Anônimo disse...

Aí, falem agora dos governos do PT!! Tiveram a chance de recolocar o PT no poder e o quê fizeram? Botaram esse louco na presidência! Agora ficam aí, choramingando pelos cantos, cambada de retardado!! Nunca na história da República tivemos um governo tão corrupto e incompetente como esse do nefasto Bozo!!!

Anônimo disse...

Essa é a prova incontestável de que o povo ERROU FEIO ao não eleger o PT em 2018. Votaram no Bozo, deu isso: corrupção e miséria!!!

Unknown disse...

Graças a Bolsonaro e sua ótima equipe, neste caso representada por Paulo Guedes, foi uma queda triste porém não desastrosa conforme era a torcida dos preguiçosos e maléficos esquerdopatas,entre os quais se incluem o maléfico STF satânico, vamos dar a volta por cima, apesar destes abutres bandidos.

Anônimo disse...

otário das 12.20

Quem deixou o Brasil em situação precária foi a burra da Dilma, quando não tinha pandemia de coronavírus. Naquela época a pandemia era de corrupção que vinha desde o mensalão.
Se tivesse outras "lava jato" teriam pego as obras da copa de Belo Monte, etc. Leia o livro "A Organização". Mesmo sendo livro chapa branca do PT conta como era a roubalheira.
Deixa de escrever bobagem.

Anônimo disse...

Apesar dos pesares, podia ser pior.
A sempre acreditei que "não ia ter PIB em 2020"

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/