Brasil paga mico e agora importa até soja e milho

Há pelo menos sete meses, a Fiergs advertiu a ministra Tereza Cristina a respeito da iminente falta de soja e de milho para abastecer toda a cadeia produtiva da indústria da alimentação, mas o ministério da Agricultura nada fez. Agora o Brasil paga um mico vexatório. 

Maior exportador mundial de soja, o Brasil decidiu suspender a cobrança de impostos de importação do grão, bem como do farelo e do óleo de soja, até 15 de janeiro de 2021. A decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, se aplica também à importação de milho, cuja alíquota de importação será zerada até 31 de março do próximo ano.

As medidas temporárias foram aprovadas nesta sexta-feira, durante reunião do Comitê Executivo de Gestão - órgão da Camex.

34 comentários:

Anônimo disse...



Bom dia, Polibio, bom dia leitores, Yehoshua esteja com vocês.



Que a atual situação sirva de lição.





Anônimo disse...

Interessante seria saber o que o os produtores pretendiam avisando a ministra? Mais dinheiro a rodo emprestado e que depois se dá algo errado não pagam? Seria isso? Se a produção não é suficiente, a culpa não seria exatamente a incompetência de quem produz, os mesmos que "avisaram a ministra"? Tinham tanta certeza assim, porque não foram buscar financiamento no banco (como todo mundo) para produzir mais? Queriam era moleza, se desse errado, aí quem paga a conta é o contribuinte com o calote.

Anônimo disse...

Produtores já venderam toda a produção dos próximos 2 anos para a China.

Anônimo disse...

EU ACREDITAVA MUITO NESSA MINISTRA, MAS O TEMPO MOSTROU E COMPROVOU QUE, INFELIZMENTE, O SERVIÇO QUE ELA TEM PRESTADO É SOMENTE FAZER O LOBBY DE GRANDES EMPRESAS, PRINCIPALMENTE DAS MULTINACIONAIS. HÁ QUEM ACREDITE QUE ELA TRABALHA PARA O AGRONEGÓCIO, MAS ELA NÃO PASSA DE UMA LOBISTA ENRUSTIDA. É MUITA FALTA DE CARÁTER. E AGORA A POPULAÇÃO PAGA O PAT0, A BALANÇA COMERCIAL FOI INFLADA IRRESPONSAVELMENTE E AGORA INÊS É MORTA...

Eduardo disse...

Esse fato precisa ser estudado...porque faltou?
Venderam toda produçao para exterior?
Se venderam porque não ficou reservas?

Gilberto disse...

Não vejo onde esta o mico. No longo prazo sempre vai ter um período em que vai se vender mais do que se produziu, não tendo estoque tem que comprar de outro.
O que pesa é manter os clientes, a lucratividade e encarar o desafio de produzir mais.

RICARDO AMMIRABILE VIANNA disse...

Estranho? Não somos o maior produtor de grãos do mundo ? Não vamos alimentar o mundo? Agora estamos importanto arroz , soja e milho? O mesmo se fala sobre outras grandes maravilhas, temos que deixar de ser bairistas e ser mais humildes em vários aspectos. Temos que deixar de certos conceitos que Deus é Brasileiro , que tudo daqui é o melhor. Temos que apreender com a natureza, entender que temos muito, mas muito para eovluir em todas situações. Seja na agricultura, pecuária, saúde, educação , meio ambiente, econômia,tecnologia, somos uma nação ainda bastante jovem e com falta de muito conhecimento.

Anônimo disse...

Se você plantasse e seu produto dolarizado aumentasse até 3 vezes vc exportaria tudo ou não ? O que aconteceu foi que o estoque regulador era pouco. O que a ministra iria fazer ? Plantar soja ? Governo não exporta (com raras exceções) Se avisaram é porque queriam que o Governo comprasse a preços dolarizados....Já há um novo recorde de produção de grãos vindo ai. O povo que pare de comprar 20 embalagens de óleo cada vez que vai ao supermercado, coisa que só pastelaria usa. Compre só o necessário ! Até porque frituras demais faz mal !

Anônimo disse...

“É o amôôôr..que mexe com a minha cabeça e me deixa assiiim...”...pela China!

ARS disse...

Enquanto os brasileiros pagam caro pela comida, o governo do capitão banana está alimentando os comunistas chineses com alimentos baratos, por causa do dólar inflacionado!

elias disse...

Caloteiros profissionais, há décadas.

Anônimo disse...

Não servirá.

O governo está repetindo vários erros do passado recente.

Unknown disse...

Pela sua postagem dá pra ver que vc não entende nada de Agricultura. Quem disse que a Fiergs representa os produtores rurais? O produtor está fazendo seu trabalho muito bem feito e apesar de todos os problemas que envolvem a Agricultura vem aumentando a produção a cada ano. Portanto antes de comentar o que vc não conhece procure se informar melhor.

Alaor disse...

O agricultor produz e vendem para quem paga melhor, a indústria que faça os seus estoques, culpar o governo não me parece muito de acordo com as regras de livre comércio.

ZAPELINO B disse...

A Teresa entende é mesmo de bois bombeiros do Pantanal. Ela, o Bozo, o Morão, o Salles e o presidente do Ibama, com suas declarações amalucadas, mentirosas e ridículas, fazem o Brasil ser objeto de chacota de toda a imprensa internacional, juntamente com "história" do senador Chico Mela Cueca.

ZAPELINO B disse...

Tu nem sabes a bobagem que escreveste!!!
Em boca fechada não entra mosca!!!

Jorge Vargas disse...

Perfeito o comentário. 👏

Joel Robinson disse...

Bolsonerus Infectus é que paga mico... Chama o boi bombeiro.

Alaor disse...

Não foi os produtores, quem avisou foi a indústria que não quis arcar com o custo de estocar soja e milho, estão acostumado a repassar este custo para as cooperativas ou o governo.

Anônimo disse...

Bingo!!!

Anônimo disse...

Esse comentário do Anonimo das 08:54, é o tipico comentário de "guri de apartamento" que não conhece a lida do campo, chamar de incompetentes o pessoal que "segurou as pontas do pais" com o agronegócio é no minimo rísivel!
Estude querido rapaz da capital, e deixemos de falar do que não sabemos! tá parecendo o molusco falando do número das crianças de rua no brasil!

Anônimo disse...

Continuem combatendo o agro e vai faltar feijão, farinha, mandioca, etc.

Façam como a esquerda quer: agricultura familiar para todos.

Luiz disse...

Exatamente...tem um programa de TV que passa domingo de manhã aqui no PR, em que aparece um advogado com gravata de seda e tudo, dizendo para os produtores não pagarem suas dívidas, ou seja, é tudo picaretagem...vamos enrolando e depois pedir Refis ou Perdão...!!!
O Contribuinte que se lasque...!!!

Anônimo disse...

Prudência e Caldo de galinha não fazem mal a ninguem

Anônimo disse...

Mentecpto e ignorante, te arranca urubu e estude sobre o AGRONEGÓCIO brasileiro, que irá passar menos vergonha

Anônimo disse...

Culpa deles mesmos, não do ministério. E está faltando por excesso de demanda.
Engraçado que a fiergs foi uma ficou durante o fique em casa e agora tá aí querendo cobrar o governo.

Anônimo disse...


Se a ministra fosse daquele partido até papel higiênico já estaria faltando.

Anônimo disse...

Na Venezuela ha3 muita importação de gasolina.Serve o exemplo??

aparecido disse...

a cavalgadura orelhuda que habita a pasta mandou exportar toda a cesta basica dos brasileiros...o Brasil nunca exportou arroz.. e a cavalgadura autorizou a exportar mais de milhão de toneladas de arroz..Ou Bolsonaro demite a cavalgadura ou o povo vai sair as ruas e quebrar tudo...

Anônimo disse...

Realmente é estranho.
Avisar por avisar? Livre mercado também é característica desse governo. Soa estranho essa desqualificacao e ataque de Polibio contra a ministra sem apontar as causas dessa situação.
Mico é jornalista assumir posição a favor de produtor que não dá conta da demanda sem detalhar todos os aspectos dessa notícia.

Anônimo disse...

O governo do minto não se preocupou com os estoqes reguladores, agora fud*eu.

Anônimo disse...

No governo do minto Oleo de Seja e arroz é comida para rico.

Anônimo disse...

8;54 PARABENS, É ISSO MESMO, QUERIAM A TETA GARANTIDA

ALGO PODE SER ESCLARECIDO PELA MINISTRA.

O RISCO NÃO QUEREM ASSUMIR SÓ LUCTOS GARANTIDOS.

EU TAMBÉM VOU QUERER.

PORQUE NÃO NEGOCIAM COM COMPRADORES?

Anônimo disse...



Exportando a quanto e importando a quanto ??


Mico vai ser se ... exporta a 340 U$S e importa a 360 a ton.
🤣

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/