Artigo, Fábio Jacques - Americanos obtusos.

Cada dia fico mais convencido de que o brasileiro é extremamente criativo enquanto os americanos são completamente obtusos. Pelo menos em alguns aspectos.

Um destes aspectos nos quais salta aos olhos a genialidade brasileira quando comparada com a obtusidade americana é aquele concernente às leis e à constituição de cada país.

Os americanos criaram uma constituição em 1787 com apenas sete artigos, completa falta de criatividade. De lá até hoje, fizeram apenas 27 emendas o que demonstra claramente que os americanos são desprovidos de imaginação. Só 27 emendas em 233 anos! Decepcionante!

Os brasileiros, em um tempo muito menor, de apenas 196 anos, conseguiram produzir sete constituições:

CLIQUE AQUI para ler tudo.

16 comentários:

Renato disse...

Polibio o brasileiro mediano nem sabe o que ´r uma constituição,só fica sabendo quando é ferrado. As constituições brsileiras a partir da Republica foram criadas com um vies positivista e a ultima comunista onde o Estado é guardião do individuo ou seja tem o poder de vida ou morte sobre ele,coisa que não aparece na Constituição norte-americana,que em tese ainda dá muito poder ao individuo.Hoje em dia eu não sei se fariam uma constiruição assim e não cairiam na asneira de fazer algo mais socialista principalmente pelo fenomeno chamado geração millenium aquel que esta endividada ate o pescoço com universidades privadas e não tem a minima perspectiva de arumar bons empregos e quitar suas dividas,não se enganem nos ultimos anos os empregos gerados nos EUA estão longe de serem bons emoregos com boas remunerações,tanto é que o covid fez muito estrago por lá porque a maioria dos emrpegos esta em serviços que foi duramente afetado.

De um petista esperançoso ! Volta Lula ! Volta Dilma ! O STF precisa de vocês ! disse...

É preciso se levar em conta que, já agora, com 9 comunistas no STF, o Brasil vai passar ainda mais os americanos ! Poderia ser melhor, não fossem os antiquados Fux e Marco Aurelio Mello!

M. Esther TeixeiraCorrea disse...

Caro Políbio
Pois é, a realidade de nossa constituição é o que os ministros acham que é, dependendo do freguês. Nada que se possa levar a sério.
Esther

Anônimo disse...

BOM TEXTO!

Sr. JACQUES evidentemente não é advogado, logo, seu texto bate de frente com o País que detém o maior numero de ESCOLA DE DIREITO DO PLANETA!

Eis o pensamento do americano engenheiro com confronto com pensamento do brasileiro advocatício;


"Dois mais dois no Brasil nem sempre é quatro" frase dos mestres em direito brasileiro, "direito criativo" dito quando interessar ao protagonista laboral "DIREITO POSITIVISTA".

EFEITO>> UM É RICO PRODUTOR E O OUTRO É POBRE CRIATIVO;

UM PRODUZ RIQUESAS O OUTRO PRODUZ "DIREITOS";

UM É AUTENTICA DEMOCRACIA com voto distrital e o outro, "criativo", É UMA MONARQUIA com vários tipos de CORTES com voto proporcional.




Jorge Vargas disse...

Parabéns! Genial comentário. Muito bem observado. Pena que os que deveriam ler talvez não o leiam.

Anônimo disse...

Deve ser pq o Brasil é o país MENOS corrupto do mundo...!!!

Anônimo disse...

Para alguns constitucionalistas não seria uma constituição no "sentido/direito brasileiro" mas uma "Declaração de Princípios", até porque o "direito americano" é "consuetudinário", enquanto que o brasileiro é "positivo".

Anônimo disse...

Essa " constrituição " (sic) é verborrágica e confusa assim por 2 motivos:
1° Oportunismo: é para ser interpretada conforme o freguês, a circunstância, propina, etc.
2° nossos legisladores, desde antes da constituinte, são de um analfabetismo crônico ou/e (parafraseando "l"ewandowyski) conveniente!

Emmanuel disse...

A constituição brasileira é um lixo ... e qualquer um que seja alfabetizado o percebe.
Quem a redigiu ... convenhamos, fez sob encomenda para quem iria julgar.
Em resumo ... não traduz a vontade da nação, e sim, a vontade dos políticos ... que querem escapar da lei e de punições.

Mardição disse...

De que adianta uma Constituição que é usada pelos políticos e pelo STF pra limpar a bunda?
Prefiro a Constituição Americana que funciona, que é respeitada.

Mardição disse...

OBTUSO é quem acredita que o Brasil tem uma Constituição. A Constituição brasileira para caderno de jardim de infância, cheia de rabiscos e só serve pra guardar em uma estante.

Anônimo disse...

Uma constituição que tentou incluir tudo, um supremo aparelhado pela esquerda (sem esquecer partes do proprio poder judiciário) que julga segundo seus interesses politicos, universidades avermelhadas e tribalizadas com cotas, imprensa que comprou o pensamento decadente da UE, ONGs histericas financiadas de fora...juntamos tudo é temos o Brasil 2020, tempestade perfeita.

Anônimo disse...

STF é uma diversidade de absurdos julgam na base da vontade do momento é uma fauna mantida por interesses dos maiores praticantes de ilícitos se não a maioria já teria sofrido empeachement.

Carlo Germani disse...

O Brasil não dá certo,porque tem a vaidade do defeito de ignorar tudo de bom que é executado no mundo.

Tudo é feito sempre com segundas intenções,principalmente no judiciário.

Anônimo disse...

Maria Esther nossa constituição é tão ruim que qualquer um quer reescrevê-la até estes ministros de merda

Anônimo disse...

Maria Esther nossa constituição é tão ruim que qualquer um quer reescrevê-la até estes ministros de merda

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/