Socialistas vencem na Espanha, mas ficam de novo sem maioria para governar


O resultado eleitoral ameaça o prolongamento do crônico bloqueio que atinge a política espanhola desde 2015, quando o surgimento do Podemos e do Cidadãos pôs fim ao tradicional bipartidarismo PSOE/PP. Desde então, houve quatro eleições legislativas, governos fracos. A eleição desse domingo se deveu ao fracasso do PSOE e do Podemos de fechar um governo de coalizão.

O atual primeiro-ministro e líder socialista espanhol Pedro Sánchez ganhou sem maioria absoluta as eleições legislativas deste domingo na Espanha. A extrema-direita do Vox tornou-se a terceira força do parlamento, que deve permanecer bloqueado. O Vox, extrema-direita, teve o maior crescimento, capitalizado pela crise da Catalunha, somando 52 assentos, mais do que o dobro em comparação aos 24 conquistados em abril.

Com cerca de 64% dos votos contados, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de Sánchez é o vencedor com 124 cadeiras das 350 da Câmara Baixa, uma a mais do que o conquistado nas eleições de 28 de abril, quando também teve maioria absoluta. O conservador Partido Popular (PP) também ganhou espaço, passando de 66 assentos para 83, enquanto o Cidadãos, partido de centro-direita liberal, foi pulverizado, caindo de 57 deputados para somente 10. A esquerda radical do Podemos ficou com 35 deputados e sua cisão Mais País entra na Câmara com 3 cadeiras. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Podem ver do que é feito a América Latina!

Anônimo disse...

Ocidente polarizado e sem rumo, mas cada vez mais fragilizado e cheio de 'mi mi mi', basta ver as redações de noticias mundo a fora crivadas de estagiários e jornalistas 'gramscimizados'!

Anônimo disse...

Pelo que vi depois dos resultados das últimas eleições mundo a fora, ngm quer saber dessa direita podre e ordinária!

Anônimo disse...

Portugal e Espanha os únicos países da Europa que não se acha emprego. Os jovens fogem da Espanha, parecendo ratos saindo de um navio afundando, cansados de sustentar o Viagra dos funcionários públicos abastados.

Anônimo disse...

É isso.

Anônimo disse...

Petralha 09:51: qual é o sujeito (ou sujeitos) da frase:
Os LADRÕES PETRALHAS nasceram para roubar!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 11 de novembro de 2019 14:36.
"Ladrão Petralha", é redundância.

Anônimo disse...

A tua mãe!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/