Vice-presidente do Peru renuncia depois da intervenção no STF e dissolução do Congresso


A intervenção no STF do Peru foi pedida pelo presidente Viazacarra e aprovada pelo Congresso, que agora foi dissolvido pelo próprio Viazacarra, que convocou novas eleições para janeiro. A Constituição do Peru contempla casos de cassação de ministros do STF, como a própria Constituição do Brasil prevê, mas ela também autoriza o presidente a dissolver o Congresso, coisa que no brasil não é permitido.

A vice-presidente do Peru, Mercedes Aráoz, renunciou ao cargo na noite de terça-feira, depois de ter sido empossada presidente da República em ato ilegal do dissolvido Congresso. 

O anúncio foi feito via Twitter. 

Mercedes havia sido nomeada presidente interina pelo Congresso, logo após o então presidente, Martín Vizacarra, ter dissolvido o Congresso e convocado novas eleições para janeiro de 2020.

O Congresso tentou se opor, mas forças militares impediram que os congressistas se reunissem.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Presidente Bolsonaro, passou da hora de dissolver este STF corrupto e quadrilheiro.
Vamos fazer um STF somente com juízes de carreira e com a função somente do cumprimento da constituição brasileira.

Renato disse...

Vox Populi Vox Dei, aparentemente pelo o que eu li a maioria do povo aprovou a dissolução do congresso e de membros do tribunal superior,quem tem razão eu não sei mais onde tem fumaça tem fogo e vai que a moda pega aqui no Brasil,o povo apoiaria ?

Anônimo disse...

O nome correto é Supremo Tribunal de Justiça e não Supremo Tribunal Federal, STF.Só falta a Suprema Corte dos Estados Unidos ser chamada de STF.
Dorme com um conhecimento desses!

Anônimo disse...

Parabéns Pres Viazarra, nós tbm precisamos desse "remédio", mas por enquanto nosso Presidente e as FFAA estão "amarelando" espero que o verde se chegue e aí sim, com o verde e amarelo do patriotismo isso aconteça. BRASIL ACIMA DE TUDO

Anônimo disse...

E AQUI NO BRASIL, O STF E CONGRESSO AMARRAM O GOVERNO BOLSONARO, PREJUDICANDO O PRÓPRIO POVO. AS FFAA ESTÃO VENDO TUDO ISSO, EM SILÊNCIO.

Anônimo disse...

Peruniza Brasil!!!

João C. Ferreira disse...

É ASSIM QUE SE LIDA COM CONGRESSO E STF CORRUPTO E TRAIDOR DA PÁTRIA.

Anônimo disse...

Essa América do Sul está um caos. Nunca avançaremos?

Justiniano disse...

O que é a força das baionetas ao lado do povo.

Até a vice caiu fora para não ser presa.

Peru passando a limpo e fazendo faxina nessa classe de políticos vagabundos.

Quem diria o Peru usando a corrupção da Odebrecht para uma limpeza geral.


Anônimo disse...

Não contribuiu com nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/