O tabu da tributação às grandes fortunas

Oito em cada 10 brasileiros apoiam aumento de impostos aos mais ricos. Segundo pesquisa Datafolha, em parceria com a Oxfam Brasil, um percentual de 77% dos brasileiros defende o aumento de impostos para as pessoas com renda muito acima da média. A proporção aumentou, na comparação com levantamento de 2017, quando 71% dos entrevistados concordavam com a afirmação de que “o governo federal deve aumentar a tributação de pessoas muito ricas e garantir melhor educação, mais saúde e moradia aos que precisam”. 

Em 2019, a taxa subiu 6 pontos percentuais. Outro dado é sobre a desigualdade: 86% dos brasileiros acham que o progresso depende da redução do abismo entre ricos e pobres. Em tributação e arrecadação eficiente, o Brasil perde para Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, França e Inglaterra, entre outros países. Num país onde 75% recebe até 2.5 salários mínimos, faz sentido que a população clame por justiça tributária.

31 comentários:

Emmanuel disse...

Políbio isso não é justiça tributária ...isso é curra fiscal! O certo é diminuir tributos! E olha que eu não sou milionário: longe disso!

Anônimo disse...

A esquerda fez um bom trabalho de doutrinação nós brasileiros. Aumente o imposto sobre grandes fortunas e a miséria se instalará no país tornado todos iguais.

Anônimo disse...

O que seria grande fortuna? No passado só pagava IR quem ganhava muito. Agora quase todo assalariado paga. Hoje, grande fortuna pode ser um milhão, por exemplo. Em dez anos sem correção do piso, qualquer um poderá ser taxado de milionário. Tem ainda a questão dos bens imóveis, à preços históricos de aquisição. Quem tem vários bens de família adquiridos há muito tempo pode ter
"valor" inferior a outro que tenha adquirido um bom imóvel hoje. Nos USA o imposto que pesa é sobre herança. Fica a questão: Tributar por tributar, usando para gastar como o governo gasta, melhor ficar como está!

Anônimo disse...

Insignificante na arrecadação, este tributo é um tiro no pé. O capital é arisco e a tributação irá afugenta-lo para países onde esta tributação não vigore. A manifestação favorável provém de ignorância, bem como de velhos sentimentos que a esquerda introduziu na sociedade: a inveja e o recalque contra os que acumularam e tem.

Anônimo disse...

PRA COMEÇO DE CONVERSA, ESSE TEMA É DA PAUTA COMUNISTA.

A DATAFOICE E A OXFAM SÃO GLOBALISTAS COMUNISTAS, SENDO A OXFAM UMA ONG DO NARCO SIONISTA GLOBALISTA E COMUNISTA ESPECULADOR BILIONÁRIO GEORGE SOROS!

ESSA PAUTA DE DESESTIMULAR OS RICOS E AUMENTAR IMPOSTOS É TÍPICO DE COMUNISTA! NÃO RESOLVE A POBREZA E ACABA COM A RIQUEZA E EMPREGOS NO PAÍS! ONDE FOI FEITO, FOI UMA DESGRAÇA!

A PAUTA CORRETA É REDUZIR IMPOSTOS, REDUZIR O ESTADO, DAR SEGURANÇA JURÍDICA E ATRAIR INVESTIMENTOS E EMPREGOS NOVOS! E TRABALHAR, POIS VAGABUNDO COMUNISTA SEMPRE ESTÁ VISANDO O DINHEIRO ALHEIRO.

Anônimo disse...

8 em cada 10 aprovam, 99 em cada 100, não fazem a mínima ideia sobre o que estão a opinar....

Mordaz disse...

Seria o ideia para virarmos uma Venezuela. Exterminar o dinheiro dos investimentos transformando tudo em consumo.

Anônimo disse...

País dos invejosos e preguiçosos. São tão burros que não sabem que proporcionalmente os mais ricos estão arrecadando mais. Desenhando: 20% de $1000 é $200, enquanto %20 de $300 é $60. Querem que os que mais se esforçaram paguem mais para sustentar bolsas, políticos e funcionalismo inúteis e abusivos. Vão trabalhar, vagabundos e tirem as mãos dos bolsos das pessoas que trabalham!!

Anônimo disse...

Entendem agora o porquê de Aristóteles considerar a democracia a pior forme de governo dentro da lei? A maioria invejosa vai querer sempre tirar de quem tem mais até esgotar a capacidade e interesse da casta empreendedora (vaishas) em gerar riqueza. E todos viverão miseravelemnte na merda.

Anônimo disse...


Será que estes 77% não acham que o problema NÃO é falta de impostos, mas a ineficiência e roubalheira ? ( como na Argentina )

Será que estes 77% não sabem que os ricos vão se mandar do país com seu dinheirinho e o Brasil vai ficar mais pobre ? ( como na França )

Será que estes 77% acham que poderá ser cobrado algum imposto de corrupto e ladrão, mas somente daqueles que honestos que suam a camiseta e que já carregam este país nas costas ?

Será que estes 77% não perceberam que esta proposta é feita por políticos que querem roubar mais e não prestar serviços a população ?

Será que estes 77% pensam que o que for arrecadado não vai tapar o buraco nas contas do país enquanto reformas legais e mudanças culturais não acontecerem ?

Será que estes 77% não pensam que também podem ser ricos estudando mais, trabalhando mais e poupando mais. ( como no Japão )

Se estes 77% não se deram conta disto está explicado porque estão nos 77% e não nos 23% .

Anônimo disse...

Bobagem, pensamentos tacanhos. Os mais ricos sempre possuem meios de escapar destas taxações. Caso não consigam simplesmente vão embora, muitas vezes levando empregos também. Num país em quem ganha 4 mil é rico, óbvio que sobraria para a classe média mais uma vez. E o problema não é a desigualdade, quando tentam regular e alterar geralmente conseguem igualar todos, mas na pobreza...vide Cuba e Libéria, menos desiguais que Cingapura e Hong Kong, onde você gostaria de morar? Aqui a diminuição da desigualdade que querem: https://www.youtube.com/watch?v=Qf6CVCxOQm4

Anônimo disse...

Por favor!
Não espalha as mentiras deste veiculo moribundo, caro Polibio.
Aumento de impostos NÃO!
Pra comunista quem ganha 1000 contos por mês já merece ser espoliado pelos ladrões da cúpula do partido.

Anti comunista disse...

Essa pesquisa deve ter sido feita com assalariados. Temos de nivelar por cima, e não por baixo. Quem tem grandes fortunas, deve ter pago "fortunas" em impostos, e portanto não devem nada. As pessoas ricas, não tem culpa se o país tem enormes abismos entre eles e os pobres. Deviam perguntar a quem não tem porra nenhuma, se ele fosse rico, aceitaria ser sobretaxado com mais impostos? E outro absurdo é colocarem o Brasil em comparação com países desenvolvidos e que investiram séculos em educação, e que tem governos que procuram atender as necessidades do seu povo e não rouba-los e extorqui-los. Demagogia barata.

Anônimo disse...

Tributar pesadamente grandes fortunas foi sempre uma bandeira do PT que esbarra no congresso

Anônimo disse...

Mas imagino como será o conceito de grande fortuna no Brasil, na avidez de meter a mão no bolso do contribuinte, qualquer um que tiver um apartamento e um carro será considerado milionário.

Anônimo disse...

Eu moro no Bom Fim e não gostei dessa notícia. Meu amigo do Parcão também não.

Anônimo disse...

Proposta esquerdista que só pune o mérito de quem trabalha duro. Sai dessa Políbio. Ou deu uma esquerdizada?

Anônimo disse...


Se combater a sonegação e acabar com isenções fiscais não precisa aumentar nada. O que não pode é O governador Eduardo Leite ficar autorizando pagamentos, que podem gerar um incremento superior a R$ 6 mil por mês nos contracheques dos procuradores (PGE).

Anônimo disse...

Essa pesquisa reflete que o socialismo já está no inconsciente da maioria do povo zebuíno deste país. A maioria é burra e sempre será. Se todos fossem realmente iguais nas habilidades e capacidades de gerar bens e riquezas não teríamos os melhores esportistas, os melhores hospitais, os melhores médicos, etc.. Só existe alguém melhor porque também existe alguém pior. Alguém só tem mais porque produz algo melhor e sabe conservar a riqueza. O resto é mimimi de esquerdista falido que não aceita perder a vida de luxo e ter de trabalhar.

Anônimo disse...

"""Será que estes 77% não acham....? Será que estes 77% não sabem.....? """" - Não, eles não sabem. Pois no Brasil não existe imprensa (nos não temos um único jornal de grande acesso que preste).

Anônimo disse...

Todo mundo sabe que o problema do Brasil não é mais impostos. É o desperdício com os valores mal gastos.
A carga tributária brasileira já é uma das mais altas do mundo.

Anônimo disse...

Fortuna por si só não gera imposto.
O que deve gerar imposto é o que forma esta fortuna.(aplicações financeiras, ganhos em bolsa, renda) e tudo já é tributado.

Anônimo disse...

Tempos atrás, num pais europeu ( talvez Suécia ou Suíça), que tem esta tributação, os herdeiros de uma fábrica tradicional e orgulho do país tiveram que vender a fábrica para estrangeiros porque não tinham dinheiro para pagar os impostos.

Anônimo disse...

Quem sabe se melhorar a fiscalização não precisa aumentar impostos.
As quinquilharias chinesas são vendidas abertamente por camelôs. Será que pagaram imposto de importação?

Anônimo disse...

O de vocês não vai aumentar, bando de aposentados. É para os muito ricos; algo que vocês não são.

Anônimo disse...

O de vocês não vai aumentar, bando de aposentados. É para os muito ricos; algo que vocês não são.

Anônimo disse...

País dos invejosos e preguiçosos. São tão burros que não sabem que proporcionalmente os mais ricos estão arrecadando mais. Desenhando: 20% de $1000 é $200, enquanto %20 de $300 é $60. Querem que os que mais se esforçaram paguem mais para sustentar bolsas, políticos e funcionalismo inúteis e abusivos. Vão trabalhar, vagabundos e tirem as mãos dos bolsos das pessoas que trabalham!!

Essa característica da "mentalidade brazileira" é descrita de forma mais completa nesse vídeo (produzido pelo Mídia sem Máscara do Olavo de Carvalho):

https://www.youtube.com/watch?v=qICwq6w1ZSs

...mas a inveja no brazil não está restrita à "esquerda", é claro, na "direita" (pseudo-direita brazileira) a inveja também viceja e é claramente expressa na sanha anti-gaúcha que aparece nos comentários aqui desse blog, por exemplo. A inveja no brazil é ubíqua.

Anônimo disse...

Exatamente.
A distorção da tabela do IRPF, por exemplo, faz trabalhadores pouco remunerados pagarem um carro usado por ano ( carro que o pobre pagante, muitas vezes, não consegue ter na garagem).
Trabalhar nesse país virou crime!

Anônimo disse...

Brasil com z? Grafia do tempo de "pharmacia "!
Vá no teu glossário e verifique a diferença entre ubíqua e ambígua .

Anônimo disse...

Brasil com z? Grafia do tempo de "pharmacia "!

Nasceu com "z" e pra mim continuará sendo assim.

Vá no teu glossário e verifique a diferença entre ubíqua e ambígua .

Eu sei muito bem qual é a diferença, acho que tu é que não foste alfabetizado direito.

Anônimo disse...

u·bí·quo
(latim ubiquus, -a, -um)
adjetivo

1. Que está ao mesmo tempo em toda a parte. = .ONIPRESENTE

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/