Opinião do editor - Desequilíbrio fiscal gaúcho continua pelo lado da descontrolada elevação da despesa com Pessoal

O ICMS do mês de dezembro, cujos números o editor apurou, mostra o resultado do terceiro dia úli após o fim do mês. Como foi dezembro, o fechamento definitivo ocorrerá muito dias após o fechamento do mês. Mas não deve ficar muito diferente dos dados apurados até agora. 

Diante da crise da economia, um crescimento de ICMS, real de 2% pelo IPCA e 5% nominal,conforme calculou o editor,  não pode ser considerado ruim - até pelo contrário. O problema está na despesa, com os gastos previdenciários e os reajustes agora, mas concedidos no governo passado, Tarso Genro, em torno de 15% ao ano, incidentes sobre 30% da folha de pagamento, o equilíbrio fiscal fica seriamente prejudicado.

Segundo a Secretaria do Planejamento, até novembro, as receitas correntes (totais)  cresceram nominalmente apenas 2,4%, enquanto as despesas cresceram 4,6%. Isoladamente, a despesa com pessoal cresceu 7%. 

7 comentários:

Mordaz disse...

Prefeitura e Estado pegaram receitas de 2018 para pagar dívidas de 2017. Já entram torrando impostos.

Unknown disse...

Cirurgia(corte de gastos) já... chega dos fajutos e insustentáveis BandAids e Aspirinas(empréstimos)!!!

Anônimo disse...

o editor como sempre é anti-funcionário público. Somente a Segurança pública recebeu os reajustes concedidos pelo (des)governo anterior. Reajuste não é aumento salarial.


Ademais, nenhuma outra categoria ganhou qualquer centavo de aumento no (des)governo atual. Os funcionários do Executivo estão há 4 anos com o salário congelado.

Ontem que o polenta fez o que manda a lei que é pagar o piso pro magistério. De resto...todos os funcionários do Executivo entraram e sairão no (des)governo Sartori com o mesmo salário (sem qualquer centavo a mais)

Anônimo disse...

O estado virou um mero pagador de salários, e que salários.

Anônimo disse...

QUE BELEZA !
O PESSOAL AINDA QUER AUMENTO, TANTO DE NOVOS CONCURSADOS COMO DE SALÁRIOS.
é A CASA DA MÃE jOANA E O Sartori TEM QUE HONRAR COMPROMISSO ASSUMIDO PELOS FDP PETISTAS.
VAMOS PARAR ABAIXO DO FUNDO DO POÇO.
A SOLUÇÃO É A DESOBEDIÊNCIA CIVIL FISCAL, ISTO É, SUSPENDER OS PAGAMENTOS DE TODOS OS IMPOSTOS DE p. FÍSICAS BEM COMO JURÍDICAS.
SÓ ASSIM PODEREMOS MANDAR PASTAR UM BANDO DE VAGABUNDOS QUE MUITO POUCO FAZEM.

Anônimo disse...

imagina se o o teu gringo pagasse os salarios em dia então

Anônimo disse...



Políticos pilantras administrando o dinheiro do povo, dá nisto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/