Opinião do editor - Foi um erro político a prisão de Guido Mantega

Parece evidente que o ex-ministro Guido Mantega sabia que seria preso esta manhã em São Paulo, porque é coincidência demais ele ter saído de casa 1h30min antes da batida policial, dirigindo-se para o hospital onde sua mulher era preparada para uma cirurgia dramática para extirpar um câncer, mas se isto de fato ocorreu, foi uma cilada política perfeita para a Lava Jato.

A Lava Jato caiu na cilada.

A prisão acabou revestida de forte impacto emocional e causou evidente desgaste para a Operação Arquivo X.

Não se trata de trabalhar de modo isonômico investigados ricos ou pobres, até porque Guido Mantega não é um bandido celerado e perigosíssimo.

O caso já é aproveitado politicamente pelo PT, seus aliados e por alvos de todo gênero, sobretudo no STF e especialmente no Congresso, onde deputados e senadores de todos os grandes Partidos tramam tolher as ações da Lava Jato. 

Desde julho, o pedido de prisão do ex-ministro aguardava pela ação da Polícia Federal, o que quer dizer que não havia urgência urgentíssima para o cumprimento do mandado.

Não é certo o que disse o procurador federal Carlos Fernando, segundo o qual uma operação do porte do Arquivo X não pode ser interrompida depois de iniciada. Isto náo é verdade. O editor registrou em primeira mão o caso da operação da Polícia Federal interrompida em Santa Cruz do Sul., obedecendo ordem expedida pelo ministro Teori Zavascki, quando tudo já estava em andamento. A ordem de Teori visou proteger o deputado Elvino Bohn Gass, que não poderia ser objeto da operação.

39 comentários:

Anônimo disse...

Foram oito os meliantes presos.
Se um outro estivesse com dor de barriga neste momento, a operação também não poderia ser feita?
Mi mi mi.
MAd

Anônimo disse...

Não vai se interromper uma operação deste porte porque a esposa do acusado está fazendo uma cirurgia, não é editor? Caíste tu na cilada deste pessoal, o esperneio agora é igual ao do "não temos prova, temos convicção", que nunca existiu. Sempre vai haver esperneio desse pessoal, e o que fizeste foi dar mais publicidade a eles.

Anônimo disse...

A mais pura verdade é' que o povo em massa já não cai nas ciladas e dramatizações do congresso ou do governo ou do PT. O povo só tem olhos agora é' mesmo para a limpa que está mais do que necessária ocorrer no Brasil. Esses políticos estão vivendo no país das maravilhas, numa opera cantante onde cantam somente um para os outros.

Anônimo disse...

Não entendo dessa forma. A prisão deste trapo desqualificado dos governos petistas tinha que ocorrer, quando ocorresse. Não importa seus problemas familiares, da mesma forma que NADA importou quando ROUBARAM do POVO BRASILEIRO. Que o Mantega tenha muitos problemas, que fique acuado, que sofra, são apenas DECORRÊNCIAS de seus atos criminosos.

Emmanuel disse...

Amigo Políbio ...
Não tão simples, e não tão "menos" perigoso o senhor Mantega.
A verdade é que a periculosidade não se estima em razão do elemento andar armado e manter postura arrivista; pelo contrário, se o elemento se comporta de forma arrogante e em franco confronto à Justiça, é de se engaiolar, mesmo!
Certa feita, o mesmo Mantega que agora quer parecer um humilde servidor passando por dificuldade pessoal é o mesmo que arrastou um cidadão e o obrigou a declarar na Justiça que ele, Mantega, era um homem probo. Tanto não é que a polícia deitou as mãos nele.
Curioso é o fato de que a esposa seja internada bem no dia em que ele bem sabia que seria conduzido à prisão.
Eles podem enganar alguns ... a mim, não!

Rosenara disse...

Não concordo Polibio!! Já se passou o tempo dessa gente se vitimizar!! perguntem a eles se eles tiveram pena dos milhões de pessoas que morrem em filas de hospitais por falta de tratamento, enquanto eles os pobrezinhos se tratam nos hospitais mais caros da america latina!!Enquanto esposas e filhos se tratam no Albert Esteim ,pessoas morrem sem o básico em hospitais públicos!! Não Polibio isso não cabe mais!!

Unknown disse...

A táh, Políbio... fazendo coro com a mídia adestrada??? As única operações que contam são as da PF/MPF/JF... o resto é chorumela!!!

Anônimo disse...

E os milhares que morrem diariamente nos hospitais por causa da escumalha petista ? No máximo foi uma indelicadeza da PF.Mais achar que isso é motivo dos investigados tolher as ações da Lava Jato muita petulância deste vermes bolivarianos e também dos vermes renancalheiristas.

Carlos Mota disse...

Se é a mulher do pobre que tá parindo, a policia vai lá, entra na sala de parto e prende o safado sem dinheiro.
Agora pq a mulher deste canalha vai extirpar um câncer a Policia Federal não podia prender o cretino???
Por favor, Políbio, desta vez tu pisou na bola. Respeito tua opinião, mas não concordo com ela.
Nem sei se existe mesmo este câncer, assim como duvido do câncer do laladrão e da Dilmanta.

Anônimo disse...

Outra coisa : hoje de manha a filha do Mantega estava em Milão numa boa postando foto de Bom Dia no Instagram ! Será que é tão grave assim a cirurgia ?

Anônimo disse...


Cilada um car.........
Apesar de não ser visto ou sentido, milhares de cidadãos MORRERAM
com a falta de recursos que foram surrupiados pelo PT.

Se a mulher deste ladrão está retirando um tumor ou fazendo uma
cirurgia plástica, eu e todo o Brasil estamos cag.......

Prendam este fdp urgentemente. Agora é o Palloci, Dilma e o Lula.

PF e Moro !! Rápido, rápido..... Se mexam......

Anônimo disse...

Pelo jeito RA está fazendo escola.
Muito me admira essa opinião.
Só posso entender isso como torcida e medo do PT.
A prisão já estava decretada em agosto.
E, nesse momento, foi deflagrada mais uma operação, com o padrão PF.
Como dizem: NEM VEM.

Anônimo disse...

O editor tem razão em parte. Mas e se todos os alvos que contam com informações privilegiadas passem a usar de artifícios como este? Quando pixuleco foi conduzido para depor alguns na época também consideraram um erro e munição para a encenação esquerdista.

ferbiral disse...

Polibio , nao é bem assim não. É só se ater aos fatos . Aliás a unica cagada nesse episodio é ele não ter sido preso antes . Qual a diferença entre o Marcola e o Guido Mantega . Puxa vida Polibio , os caras acabaram com o Brasil, tiraram dinheiro da saude educação saneamento basico e vc acha que esse pessoal não é celerado e perigosissimo ? Abraços desse teu leitor diario.

Anônimo disse...

Bobagem, pura bobagem, estivesse aonde estivesse, é culpado, tem de ser preso, tem de acabar essa bobajada do "politicamente correto" e ficar cheio de dedos ao lidar com estes meliantes. Se roubou, furtou, desviou, tem de pagar pelos crimes cometidos, é inocente ? prove-se ! Simples assim...

Anônimo disse...

Piada. Parabéns à Operação Lava Jato que prende bandidos que causaram mal a milhares, desviando recursos da saúde de muitos que morreram por falta de atendimento, em qualquer lugar onde estejam. Bem feito para o Sr. Mantega, e que os outros futuros candidatos a corruptos, pensem bem antes de se corromper.

Anônimo disse...

Políbio,
Nós todos precisamos mudar nossa forma de pensar.
Seria a PF tão condescendente, como tu achas que deveria ser, com uma pessoa qualquer, com um joão ninguém ???
A resposta é NÃO.
Então, vale o mesmo para o Mantega.
Coitadismo e vitimização , os petistas sempre vão usar como desculpa.

Anônimo disse...

É sempre um dádiva ver petista ladrão preso.Assim como é ver bandido,assaltante sendo morto pela polícia,antes da Maria do Rosário chegar até ele e dizer que ele está sendo injustiçado por ser bandido.
Que tenhamos mais petistas presos.

Anônimo disse...

Caro Políbio, eu discordo, pois se fosse eu ou você, ninguém daria bola se estivéssemos na mesma situação. o Mantega é um cidadão igual a nós com os mesmos direitos e deveres. Depois foi m era coincidência e foi deturpada a noticia pelo repórter da Globo que o PF invadiu o Hospital. ele foi chamado a se entregar fora das dependências. Só faltava essa agora por ter sido ministro ter privilégios.
Quantos morreram devido a roubalheira?
Joel

Anônimo disse...

Não me comoveu em nada esta prisão.Auem não poderia faltar à cirurgia era o médico. Já fiz cirurgia com meu marido em viagem e única companhia foi da filha. Dramalhão de novela mexicana a la petista!

Anônimo disse...

Foi nada, vagabundo tem que ir preso.

Anônimo disse...

Só acho estranho que se era uma cirurgia dramática,como diz a nota,a filha dele postando fotos na frente da Duomo em Milão.
Ou ela não é filha da mulher do Mantega,ou a cirurgia não é tudo isso. Porque se fosse filha não estaria se expondo em Milão,estaria ao lado da mãe. E se não é filha podia respeitar o momento do pai.
Esse é o lado da internet que não deixa passar nada.

Anônimo disse...

Não é bem assim ! Senão vejamos, quantos brasileiros e brasileiras morreram em filas de hospitais por falta de atendimento, ou seja, falta de verbas que foram desviadas pela corrupção ?????????????????
Então menos né

Anônimo disse...

Parece um VAZAMENTO de petralha infiltrado, ou na PF ou no MPF. Procurando, irão encontrar o petralha infiltrado !!!

Anônimo disse...

O juiz Moro já relaxou a prisão...

Anônimo disse...

Engraçado; enquanto a esposa do Mantega estava no hospital, a filhotinha Marina postava nas redes sociais, sua boa vida, diretamente da Itália. Vai entender...

Rocco disse...

Haaa... Entendi... Ele estava numa imensa fila do SUS e se saísse da fila, iria perder a vez e só poder voltar depois de quatorze meses, que é o prazo de atendimentos com especialização... O coitado não dispõe de plano de saúde...tudo que tinha repassou ao partido..

Anônimo disse...

Moro, vai encanar o Malan e a Ellen Gracie?

22/09/2016 - Conversa afiada

Eles mandavam nas empresas "X" do Eike

A Ministra e Malan: prisão preventiva ou temporária?

Por falar na prisão do Mantega e no " domínio do fato"...

Procurador pede investigação de Malan, Tourinho e Ellen Gracie por OGX

O procurador Osório Barbosa, do Ministério Público Federal de São Paulo, pediu a investigação de três ex-ministros de Estado que atuaram como conselheiros da OGX: Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda, Rodolpho Tourinho, ex-ministro de Minas e Energia, e Ellen Gracie, ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal. Barbosa enviou o pedido de investigação ao Ministério Público do Rio de Janeiro, que concentra as investigações relacionadas a possíveis irregularidades cometidas pela OGX, petroleira de Eike Batista.

No ofício, recebido pelo MP do Rio nessa segunda-feira (2/6), Barbosa afirma que encontrou indícios veementes da prática de vários crimes contra o sistema financeiro nacional. Diz o documento: “Embora os crimes tenham sido praticados por várias pessoas e empresas, eles não teriam obtido êxito sem a complacência comissiva ou omissiva dos então conselheiros da administração da OGX, Pedro Malan, Ellen Gracie e Rodolpho Tourinho”.

(...) O procurador alega, ainda, que os ex-conselheiros atuaram como co-autores do crime de manipulação de mercado por não terem anunciado aos investidores que Eike Batista recusara-se a assinar o contrato de put option, anunciado em fato relevante em outubro de 2012. (...) O entendimento do procurador paulista é de que os conselheiros incorreram também em “eventual crime de falsificação de contrato” e que teriam se tornado não só co-autores do crime, mas também avalistas da put.

TÁ EXPLICADO porque o Mantega foi solto...

Anônimo disse...

Polícia Federal “escolheu” dia da operação de câncer da mulher de Mantega para prendê-lo

FERNANDO BRITO · 22/09/2016 - O Tijolaço

No post anterior, disse que monstros era pouco para definir aqueles que decidiram fazer a prisão de Guido Mantega no Hospital Sírio-Libanês, quando acompanhava sua mulher numa cirurgia para tentar livra-la de um câncer.

Disse e posso provar.
A ordem de Moro foi assinada – olhem acima – na manhã de 16 de agosto passado e para a expedição dos mandados faltava apenas a indicação dos endereços, o que, claro, é coisa mais do que sabida depois do imenso vasculhamento da vida do ex-ministro e dos outros acusados.

Portanto, um mês e uma semana para darem o endereço de algo tão urgente que merece prisão imediata?

Por acaso, só por acaso, no dia da cirurgia de câncer da sua mulher?

Tão vergonhoso, tão monstruoso que até Sérgio Moro teve de voltar atrás e revogar a prisão de Mantega

” Procedo de ofício, pela urgência, mas ciente de essa provavelmente seria também a posição do MPF e da autoridade policial. Assim, revogo a prisão temporária decretada contra Guido Mantega, sem prejuízo das demais medidas e a avaliação de medidas futuras”

Uai, Dr. Moro, se todos pensam assim, quem é que decidiu invadir o hospital para fazer a prisão?

O Japonês da tornozeleira?

Ainda existe vergonha e humanidade neste país em quantidade suficiente para permitir reconhecer monstros.

Nunca, como agora, a “República de Curitiba” vai se revelando como o que é: um antro de tiranetes, ávidos por espalhafatos.

AO CONTRÁRIO EDITOR, quem escolheu o dia e a hora parece que foi a PF, no Hospital com dia e hora marcada para cirurgia.... Já no caso da Mulher do Cunha........

Mulher de Cunha assina intimação de Moro e tem 10 dias para se defende:

Após DUAS tentativas fracassadas, Justiça Federal localiza Cláudia Cruz na residência oficial da presidência da Câmara, em Brasília e notifica ela sobre a ação penal a qual é acusada de evasão de divisas e lavagem de mais de US$ 1 milhão

07 Julho 2016 - ESTADÃO

Na quinta-feira, 30 de junho, a jornalista Cláudia Cordeiro Cruz, mulher do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) recebeu pela primeira vez a intimação da Justiça Federal informando que ela é ré perante o juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Com isso, ela tem dez dias uteis, contados a partir do dia 30, para se manifestar sobre a acusação de que teria evadido dinheiro e lavado US$ 1 milhão provenientes de crimes praticados por Cunha no esquema de corrupção na Petrobrás.

A Justiça localizou Cláudia Cruz as 19h20 na residência oficial da presidência da Câmara, para onde ela havia se mudado e de onde deve sair em breve após seu marido anunciar nesta tarde sua renúncia à presidência da Casa. Esta foi a terceira tentativa da Justiça para localizar Cláudia, já que em outras duas ocasiões ela não foi localizada na residência do casal no Rio de Janeiro.

Mario - POA disse...

Vai ver se fosse nos USA, se o FBI iria aliviar o lado dele. De mais a mais, ele era o médico da cirurgia por acaso? Coisa de republiqueta bananeira ficar dramatizando uma coisa tão simples. Lugar de ladrão é na cadeia e ponto.

Anônimo disse...

esses fdps q postam aqui nada dizem sobre os verdadeiros corruptos dos outros partidos q se escondem atras do pt para fazerem seus malfeitos

Anônimo disse...

Só falta o editor agora ficar igual ao Reinaldo Azevedo, os procuradores e o Juiz Sergio Moro estão anos luz a frente, tanto da ORCIM como dos jornalistas, qualquer coisa fora disso é coisa de palpiteiro.

Anônimo disse...

Fico com pena dos 12 milhões de desempregados, das empresas fechadas, dos milhares de brasileiros nas filas dos hospitais, dos professores mal pagos , dos Bilhões de Reais roubados pelo PT, do povo brasileiro. Nao sinto pena de Mantega, de sua esposa e de sua filha, passeando por Milão / ITÁLIA , enquanto sua mãe está fazendo uma cirurgia, em hospital frequentado unicamente por ricos !!!

Anônimo disse...

desde quando tem que se pedir licença para prender bandidos ????? Que a mídia fanática e os políticos esquerdistas do PT, do PSDB, da Rede, coloquem suas barbas de molho, porque precisarão de muita sorte para não serem presos também, principalmente seus caciques...

Anônimo disse...

GGN: Lava Jato não quis ouvir Eike sobre doações ao PSDB e outros partidos:

22/09/2016 - Brasil 247

Em seu depoimento, Eike Batista diz que não foi cobrado por Guido Mantega e que ele cobrou do casal Monica e João Santana que realizassem um trabalho de consultoria na Venezuela; no entanto, quando ele quis falar sobre doações ao PSDB e a políticos de outros partidos, como Cristovam Buarque (PPS-DF), não houve interesse....

NÃO HOUVE INTERESSE? Hummmmmmm tá explicado, ou não?

Anônimo disse...

É, Polibio, teu balão de ensaio não deu certo, todos querem é bandido
petralha na cadeia, não importa a hora, quanto mais atazanar a bandidagem,
melhor para os que não são ladrões! Se puder pegar os cabras no meio de
uma caganeira das brabas e fazer interromper, melhor!

Anônimo disse...

Polibio, parabéns, seu Blog está ficando cada vez melhor, uma " geléia geral," com a participação de petralhas , fora do ninho, de pessoas de centro, de centro- esquerda e direita , enfim está muito divertido. Divertido, provocador e informativo. Milhares de brasileiros no País e no exterior estão lendo e participando do seu Blog. É o " Antagonista charrua " , parabéns !!!

Anônimo disse...

apenas foi revogada a prisao pois a mulher ia fazer cirurgia e os documentos foram apreendidos , mas daqui uns dias ele pode sim ser preso

Anônimo disse...

Uma filha do Mantega estava de boa postando fotos da Italia hoje feliz da vida, e a outra filha falou daqui q nem sabia q a madrasta estava no hospital, e disse q era apenas uma simples endoscopia e nao cirurgia, ve se voce pesquisa isto polibio, pois se mentiram q era grave o Mantega deve pagar por isto, se fosse tao grave a filha q tá na Italia estaria aqui ao lado da familia.....a mulher tem cancer desde 2011 e agora de repente se fazem de vitimas, me ajuda aí

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/