Índices de confiança da construção e do consumidor melhoraram em setembro

Os índices de confiança do comércio e do consumidor apontaram nova alta em setembro, mantendo a trajetória dos últimos meses. 

O Índice de Confiança da Construção alcançou 74,6 pontos em setembro, de acordo com a Sondagem da Construção divulgada hoje pela FGV. O resultado é equivalente a uma alta de 2,1 pontos na margem, marcando o maior nível do indicador desde junho do ano passado. Assim como observado nos meses anteriores, a elevação se deu, principalmente, pelo crescimento de 3,4 pontos do índice de expectativas. Também houve melhora da avaliação da situação atual, cujo indicador subiu 0,6 pontos. 

Na mesma direção, a Sondagem do Consumidor da FGV mostrou nova alta da confiança do consumidor neste mês, que passou de 79,3 para 80,6 pontos. O Índice Nacional de Expectativas do Consumidor atingiu 90,1 pontos neste mês, representando uma alta de 3,2 ponto ante agosto, ao passo que o Índice de Situação Atual recuou 1,3 ponto no período. 

A continuidade de avanço da confiança poderá resultar em quedas menos intensas tanto na construção civil quanto no consumo das famílias, tendo em vista que o mercado de trabalho seguirá acomodado neste segundo semestre.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/