Governo gaúcho acelera fim das estatais gaúchas, menos Banrisul

A jornalista Paula Soprana conta na edição digital de hoje da revista Época que o governador Ivo Sartori pensa em se desfazer de todas as estatais, com exceção do Banrisul.

Leia tudo:

O Rio Grande do Sul tem 43 entidades públicas se a conta incluir companhias, fundações e autarquias. As empresas estatais são 13 e reúnem 23 mil funcionários de um estado pesado, que arrecadou mais do que gastou em apenas sete dos últimos 45 anos, com uma dívida de R$ 50 bilhões com a União. Uma companhia que ilustra a atual ineficácia em parte dos setores estatizados é a Cesa, de silos e armazéns agrícolas, que completou 64 anos em 2016. Ela integra o grupo de estatais gaúchas criadas nas décadas de 1960, 1970 e 1980, quando o Poder Público ainda precisava impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.

(...)

O atual governador, José Ivo Sartori, afirma que pretende amortizar parte da dívida com a União por meio do repasse de estatais. Uma das iniciativas é avaliar todas as empresas, autarquias e fundações públicas sob uma questão básica: é competência do Estado prestar esse serviço? Com exceção do Banrisul, que teve lucro de R$ 848 milhões em 2015, tudo poderá passar por reorganização, seja por meio de parcerias público-privadas, federalizações, venda ou até mesmo extinção.

CLIQUE AQUI para ler mais.

24 comentários:

Anônimo disse...

Total apoio às ideias de privatização de entidades que já não cumprem o seu papel. Todavia, o estado mais do que nunca deve estar presente na vida moderna, porém voltado às necessidade mais básicas, entre elas a de manter-se vivo.

Joe Montana

Anônimo disse...

Até que enfim! Chega de sustentar sanguessugas!

Manter o Banrisul é um cheque em branco para garantir o futuro do Estado do RS! Vale muito pois é o único com capacidade, se vendido, para manter o Banco do Brasil como maior banco do País!

Anônimo disse...

Finalmente, algum governador vai mexer no maior ralo de dinheiro do RGS, excesso de funcionário públicos desnecessários e gastos absurdos para manter esse elefante, o Banrisul tem que ser privatizado imediatamente, governo estadual deve se preocupar com gestão e bem estar da população e não bancar o empresário.

Unknown disse...

Dá-lhe Sartori!!!

Anônimo disse...

E o que vão fazer com o dinheiro arrecadado? Sanear o Estado? Já houve outras vendas, e o Estado foi saneado? Quem vai fiscalizar o uso do dinheiro arrecadado? E por que a venda só agora, no final do governo?

Magno disse...

V-E-N-D-A T-U-D-O-O-O-O-O-O-O-O!
Ponha essa cambada de vagabundos a trabalharem.
Chega de ser gigolô de funcionário de estatais!

Lima disse...

Não tem essa de é "patrimônio do povo gaúcho"! Se é assim, deve render dividendos para o "povo gaúcho", mas só rendem dívidas e despesas.
Venda-se tudo que puder. Precisamos de segurança e não de funcionários públicos.
Venda-se o Banrisul também. TUDO... TUDO... TUDO!!!
Bota essa cambada para trabalharem!!

Anônimo disse...

Obaaaaaa... extinção é ótimo!!!

Anônimo disse...

Um dia isso teria de acontecer. Mas passou da hora de acabar com o atraso economico.

Anônimo disse...

Greve de bancários?

Economia 16.09.16 11:29
O Antagonista soube que o Banco do Brasil inicia hoje, em meio à greve, a divulgação maciça de um aplicativo em que seus clientes, se assim quiserem, não precisarão mais de agência -- a tecnologia aperfeiçoou o acompanhamento de todos os serviços relacionados à conta e ao cartão de crédito.

Os pelegos terão de inventar outra forma de chamar a atenção.

Justamente pela informação acima é que não querem vender o Banrisul, para que continue sendo cabide de empregos.

Anônimo disse...

Tem que extinguir a FDRH e a corag, e mandar esse pessoal pro mercado absorver

Anônimo disse...

Tem que extinguir a FDRH, já tá sem terreno, para que manter 60 empregados ganhando todo ano aumentos e fgts, para não fazer nada pela sociedade.

Anônimo disse...

Quanto menos intervenção do Estado melhor. Esse já provou que é incompetente em gestão. Seu papel não é esse, e, sim trabalhar pela Segurança, Educação e Saúde. Se cuidar só disso já fará um grande benefício ao povo em geral.

Unknown disse...

O problema não é discutir aonde o Estado vai alocar o dinheiro economizado... é ter a certeza de que o Estado não vai mais gastar(rasgar) dinheiro em áreas improdutivas e politizadas(feudos partidários)!!!

Anônimo disse...

Se vender tudo tem meu voto.

Anônimo disse...

OS FUNCIONÁRIOS DA FDRH ESTÃO SE ILUDINDO,NÃO VAI HAVER RELOCAÇÃO,VÃO TODOS PARA A RUA MESMO.PORQUE ELE NÃO RELOCAR UNS E OUTROS NÃO,DEPOIS DAS ELEIÇÕES VEM CHUMBO GROSSO POR AÍ.VAI SER CHORO E RANGER DE DENTES.

Anônimo disse...

Tem que extinguir a FEPAM, só tem marxista lá dentro e o resultado é que afogaram as empresas gaúchas, é caro manter uma empresa no RS com os cubanos da FEPAM expelindo de forma incessante burocracia, regras e leis ambientais........

BANRIATRASO outro reduto de sindicalistas marxistas que todo ano prejudicam a população que precisa pagar suas contas com suas greves que só servem de estímulo aos vagabundos. É o primeiro banco a entrar em greve. Vendam essa porcaria.

Anônimo disse...

Uma coisa é certa, PTRALHA das 11:05, teu partido não vai meter a mão e todo dinheiro servirá para reduzir a dívida.Menos dívidas, mais credibilidade, menos déficit, menos juros pra pagar, sobra para investir na população que paga a conta dos privilégios.

Anônimo disse...

A questão dos empregados da FDRH é que são celetistas, eles ganham FGTS justamente para isso, para ter uma segurança para caso de demissão, então falar em realocação seria manobra política pois não é necessário, a fundação é de direito privado e os empregados abrangidos pela CLT, igual a histórica CRT, o Brasil tem 12 milhões de desempregados, só o PT e seus satélites para defender meia dúzia de gordos salários sem retorno de produtividade.

Unknown disse...

Em outras palavras... repartem o osso e ficam com o filé mignon!!!

Anônimo disse...

Porque o BANRISUL não vai entrar nessa iniciativa ?????????????????

Pelo menos um cabidezinho de cargos tem que ter ....

Anônimo disse...

E A PROCERGS???

Anônimo disse...

Tem de tudo aqui. Lógica,esperança, raiva, inveja.
Tem muita fundação que precisa ser revista pois usam recurso do tesouro. Os servidores podem ser deslocados para liberar especialistas para realizarem suas atividades.Por exemplo na segurança. Policiais voltariam as ruas e servidores da corag e fdrh fariam atividades administrativas.
E as de economia mista.Vender porquê?Pra que?
Não são financiadas pelo Estado. Algumas estão próximas de gerar dividendos. Se o governo já não está pagando a parcela da dívida e mesmo assim parcela os salários será que o problema é este?

Fernando disse...

Acho que a prioridade para venda deve ser a CEEE, pois é um verdadeiro depósito de principes feudais indianos( marajás).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/