Brasil, quem diria, é o melhor da América Latina na Olimpíada Internacional de Matemática. E o 15o melhor do mundo.

Na quinta-feira desta semana, seis garotos entre 16 e 18 anos puseram o Brasil entre os quinze melhores do mundo justamente na matéria mais temida, a matemática. 

A equipe brasileira terminou a Olimpíada Internacional de Matemática, em Hong Kong, exatamente em 15º lugar entre cem países participantes, com cinco medalhas de prata e uma de bronze. Nesta posição, ficaram à frente de toda a América Latina e de países tradicionalmente bem colocados, como Alemanha, Bulgária e Romênia. 

A conquista representa um grande avanço em relação a 2015, quando o Brasil foi 22º colocado e figurou entre os três últimos da América Latina, à frente apenas de Peru e México. 

A equipe é formada por João César Campos Vargas, de 17 anos, de Passa Tempo, Minas Gerais; Andrey Jhen Shan Chen, 16 anos, de Campinas, São Paulo; Daniel Lima Braga, 18 anos, de Eusébio, Ceará; Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 16 anos, de Vinhedo, São Paulo; Gabriel Toneatti Vercelli, 18 anos, de Osasco, São Paulo; e George Lucas Diniz Alencar, 17 anos, de Fortaleza, Ceará. Quatro dos medalhistas de prata já tinham experiência e boas colocações em olimpíadas anteriores. Eles voltam ao Brasil neste domingo. 

Os primeiros lugares da olimpíada de Hong Kong foram para os vencedores de sempre: Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Cingapura e Taiwan. As provas aconteceram entre 11 e 12 de julho, com quatro horas e meia para cada aluno responder a três  questões por dia. No ano que vem, a Olimpíada Internacional de Matemática será no Rio de Janeiro.

7 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

O CPERS tirou "nota" denunciando(e condenando) o golpe contra os estudantes gaúchos que são vítimas do "Sartori", da "cultura do estupro" ......

Segue o baile ..... ladeira abaixo.

JulioK

Anônimo disse...

A matemática brasileira é muito respeitada lá fora. Temos um instituto de referência na área e um vencedor da medalha Fields.

Anônimo disse...

Esse pequeno feito, é uma ilha pequenina de meritocracia em meio a um oceano de mediocridade em que se tornou a educação brasileira...

Anônimo disse...

Nenhum gaúcho na lista....os professores gaúchos ou a maconha que derreteram os cérebros locais??? Vale a constatação....

Unknown disse...

Você quis dizer "da América Latrina".
Esse estudante sim, foi um "leão solitário", não meça o Brasil por ele não, sejamos realistas...

Anônimo disse...

Até 2003 eu participava dessas provas no Brasil até que desisti e nunca mais participei de tanta vergonha. Um amigo meu foi para a Olimpíada do Japão na época e voltou com menção honrosa. E a escola particular daqui fazia propaganda de qualquer coisa para se promoverem as custas dos alunos. Aqui no Ceará é nojento como as escolas exploram os alunos em olimpíadas regionais, nacionais e internacionais de ciência. Querem empurrar o máximo de alunos possíveis de suas escolas nessas competições só para fazer propaganda. Faziam propaganda de medalhas em ESTADUAIS e até MENÇÕES HONROSAS até quem ganhava ouro ou prata em internacionais. Virou negócio colocar aluno deles em eventos desse tipo.

Um deles que foi e voltou me contou que a China todo ano ganha 6 ouros e fecham as provas e o pior resultado geralmente são 5 ouros e 1 prata. E a prata era vista como fracasso. O Nível da China é muito alto e muito exigente. Chegava a assustar. Então eles foram falar com eles tentar saber como eles conseguiam isso e um disse reservadamente que lá eles obrigam os alunos a pensar em 5 repostas possivelmente CERTAS diferentes para cada questão e escolar a melhor para ter certeza que vai acertar e que não vai se enganar.

Aqui se o cara chega lá e só ganha menção honrosa ainda é recebido como herói, mesmo tendo feito só o básico do básico.

Anônimo disse...

Vários alunos pelos menos aqui do Ceará que conseguiram resultados decentes como um OURO ou PRATA em olimpíadas como matemática, química ou física. Geralmente eles recebem bolsa de estudos dos USA e vão para o MIT, Harvard, Yale, Stantarford e outras mais. Alguns que não recebem bolsa integral, os pais chegam a vender até apartamento para mandar o filho estudar fora. Fazem de tudo para mandar o filho para o EXTERIOR a qualquer custo. Por que eles sabem que se o filho ficar no Brasil vai ter uma educação pública ou privada uma PORCARIA em qualquer estado do país. Sabem disso por que viveram na pele. Teve uma amiga minha que foi CONVIDADA a estudar em 5 universidades nos USA, com bolsa e tudo. Escolheu o MIT, isso em 2003. Faz 1 década e nunca mais voltou. Viajou até para a África com bolsa da universidade.

Aqui no Brasil quem bancava TUDO dela era a família. A escola privada só queria fazer propaganda com a cara dela e lucrar em cima dela. E o ESTADO nem sabia da existência dela. E para a imprensa só apareceu poucas vezes e como "curiosidade de momento". Hoje ela se formou nos USA e trabalha lá.

Um primo meu que não conseguiu ir direto desde o começo dos estudos, teve que ficar por aqui em empregos medianos para se formar e fez de tudo para conseguir um mestrado e doutorado fora para conseguir ter uma vida melhor. E ele foi BRONZE em 2 olimpíadas de matemática e prata e uma.

Só ver como os Atletas olímpicos são tratados aqui. Até de esportes famosos como futebol, volley, natação, atletismo, judô e etc sofrem para ter estrutura e patrocínio decente desde cedo. E até quando são profissionais sofrem para manter mesmo com bons resultados.

O Menigenni mesmo na EPSN e a Hortência já consagrados, tem dificuldade. Imagine os novatos. Vivem metendo o pau na TV cansados. Nem sei como ainda tentam fazer algo aqui, eu já tinha mandado como mundo tomar no c..... e ia viver a minha vida. Ia viajar e etc.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/