El País conta quem é quem na tentativa de golpe de Estado na Turquia?

Perfis de cinco figuras chave durante a sublevação militar, segundo a repórter María Antonia Sanchez, El País, Madrid, Espanha. Na foto, o primeiro-ministro. A segunda à esquerda é a mulher do presidente Erdogan. 

O primeiro-ministro, Binali Yildirim, tomou o controle do Governo em maio, substituindo Ahmet Davutoglu, forçado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan a renunciar ao seu cargo por considerá-lo não suficientemente afeito aos seus planos de transformar a Turquia em uma república presidencialista. Yildirim é um homem de comprovada lealdade ao presidente turco, a quem acompanha desde sua época como prefeito de Istambul na década de 1990. Até sua nomeação como primeiro-ministro foi ministro em vários governos do AKP.

O atual chefe do Estado Maior, Hulusi Akar, foi nomeado ao seu posto em 2015 durante o Conselho Militar Supremo, a reunião entre as cúpulas do Governo e as Forças Armadas que todo ano decide as promoções e expulsões do Exército. A reunião de 2016 era prevista como especialmente espinhosa já que, de acordo com diversas informações, o Executivo teria preparado um plano para retirar do Exército numerosos militares contrários aos governantes turcos. O maior mérito de Akar foi exatamente seu perfil de baixo escalão e seu silêncio durante os julgamentos contra supostos planos golpistas que, ente 2007 e 2014, dizimaram a cúpula militar. Por isso e pelo fato de que Erdogan o enxergava como um homem próximo ou pelo menos tolerante com os islâmicos foi escolhido para o posto. Foi feito refém pelos golpistas.

Fethullah Gülen, que vive em um exílio autoimposto desde o golpe militar de 1997 contra o governo islâmico de Necmettin Erbakan, dirige uma comunidade islâmica que começou a aumentar nos anos 1980 até se transformar em uma grande rede a qual eram ligados numerosos empresários e burocratas e que contava com uma vasta estrutura de veículos de comunicação e escolas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=lTUuluSCtx4

a falsa do golpe.

Anônimo disse...

Golpe dado pelo próprio presidente para prender opositores e afins...

Anônimo disse...

mas que reportagem confusa esta do el país.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/