Odebrecht lança os seus Dez Mandamentos contra a Corrupção

A Odebrecht, cujo presidente, Marcelo Odebrecht, além de outros altos executivos, estão na cadeia sob acusação de corrupção, e que no RS controla o Pólo Petroquímico de Triunfo,  lançou, nesta sexta-feira (15), dez mandamentos que seus 120 mil funcionários deverão seguir para combater a corrupção na empresa – uma das mais enroladas na Lava Jato, segundo a Folha de S.Paulo. Trata-se, sem dúvida, de uma tarefa de dimensões bíblicas. Veja o que a cúpula da construtora trouxe de seu próprio Monte Sinai:

1. Combater e não tolerar a corrupção em qualquer de suas formas, inclusive extorsão e suborno
2. Dizer não, com firmeza e determinação, a oportunidades de negócio que conflitem com este compromisso
3. Adotar princípios éticos, íntegros e transparentes no relacionamento com agentes públicos e privados
4. Jamais invocar condições culturais ou usuais do mercado como justificativa para ações indevidas
5. Assegurar transparência nas informações sobre a Odebrecht, que devem ser precisas, abrangentes e acessíveis e divulgadas de forma regular
6. Ter consciência de que desvios de conduta, sejam por ação, omissão ou complacência, agridem a sociedade, ferem as leis e destroem a imagem e a reputação de toda a Odebrecht
7. Garantir na Odebrecht, e em toda a cadeia de valor dos negócios, a prática do sistema de conformidade, sempre atualizado com as melhores referências
8. Contribuir individual e coletivamente para mudanças necessárias nos mercados e nos ambientes onde possa haver indução a desvios de conduta
9. Incorporar nos programas de ação dos integrantes a avaliação de desempenho no cumprimento do sistema de conformidade

10. Ter convicção de que este compromisso nos manterá no rumo da sobrevivência, do crescimento e da perpetuidade.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bessias deve ter recebido do criador e levado para elles.

Anônimo disse...

Brasil, país de tolos!

Anônimo disse...

Pau que nasce torto. Muito blá blá blá e não se deixa claro quais condutas esperam dos funcionários.

Na minha opinião, a empresa envolveu-se nessa enrascada por não seguir os mandamentos cristãos os quais definem com muito mais simplicidade e objetividade as condutas para todos, em quaisquer situações, que trarão felicidade e progresso para si, para sua família e para os demais.

Foram os mandamentos cristãos que fizeram a sociedade Ocidental chegar no nível civilizacional que conhecemos. Bastaria terem desenvolvido cada um dos mandamentos e não se encontrariam na situação atual; sequer estaria preso seu chefe.

Querem ver? Desenvolvam filosoficamente os seguintes princípios: "Não roubarás", "Não darás falso testemunho", "Não cobiçarás". Uma dica é assistir os vídeos curtíssimos de Dennis Prager.

Simples, direto, mas com profundo conteúdo devidamente testado ao longo de muitos séculos.

Pr.guima disse...

-XI mandamento - esqueçam tudo isto caso o PT volte ao poder.

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=LHYEdWUD9oY

Anônimo disse...

Mandamento 1: o dono deve ser o primeiro a cumprir esse decálogo;
Mandamento 2: não defender quadrilheiros e partido-quadrilha, mesmo que pego em plena prática de corrupção e ter ido em cana;
Mandamento 3: Não pregar moral de cuecas para os subordinados, já que o exemplo vem de cima;
Mandamento 4: Não criar, dentro da própria empresa, um departamento destinado a pagar propina a corruptos;
Mandamento 5: Não se "escorar" em governos de plantão corruptos para angariar obras;
Mandamento 6: Não superfaturar obras públicas;
Mandamento 7: Aceitar a livre, necessária e honesta concorrência de mercado, já que estamos em um regime capitalista e somos empresários;
Mandamento 8: Quando pego em flagrante ato de corrupção, não proteger e denunciar o líder da quadrilha, mesmo que este seja apedeuta, analfabeto, cachaceiro, pilantra e não tenha nenhum caráter;
Mandamento 9: Ser minimamente honesto e ter um pouquinho de vergonha na cara, de vez em quando;
Mandamento 10: Ir para o fundo do inferno, junto com o capiroto, se não cumprir o que determina os mandamentos anteriores.

Anônimo disse...

É exatamente disso que falo. As pessoas vêm sendo induzidas há décadas a crer que adotar uma conduta cristã é dar dinheiro para o pastor ou para o padre, frequentar os cultos em templos suntuosos ou manter a atitude passiva de bom cordeiro. É a prática exterior, de aparências apenas.

Para as pessoas com algum estudo, principalmente as doutrinadas nas universidades socialistas, o que é mais caricato é unicamente o que é notado, descartando-se qualquer outro estudo, fonte ou análise histórica a respeito das diversas religiões e da filosofia cristã.

Assim procedendo, as pessoas cada vez mais esquecem das raízes familiares e da construção das bases da sociedade que seus próprios antepassados erigiram e que permitiu que chegássemos até aqui.

Eu vi o vídeo do link, nada que me surpreendesse. Será que alguém viu os pequenos vídeos sobre os mandamentos feitos pelo escritor e filósofo Dennis Prager?

Anônimo disse...

Com as aves de rapina que usurparam o poder, só dando comissão pra alguem para fazer alguma obra pública.
Sempre foi assim e vai ser cada vez pior

Anônimo disse...

Enquanto as pessoas de bem não se unirem para expulsar os bandidos do poder em vez de buscar a simbiose com eles, igualando-se ao mesmos no caráter, além de enganar a si próprios continuarão a dar explicações para os seus atos, procurando justificar-se dizendo que é assim mesmo e não poderia ser de outro jeito.

Empresários são capazes de reunirem-se nas lojas maçônicas, nas associações comerciais, nos Rotary da vida para apoiarem os seus em projetos políticos e beneficiarem-se transitoriamente de dinheiro e poder. Qual o resultado disto a longo prazo para a cidade em que vivem, para a sociedade e suas descendências?

Não sabiam com quem estavam lidando? Quando veem um conhecido morrer assassinado ou qualquer outra mazela na sua cidade não sabem quem lhes deu causa, por ação ou omissão?

O que esperam para o futuro, vida eterna? Até quando acham que a própria casa ficará de pé?

Por que não se reúnem para fazer o certo? Por que não afastam quem não presta e se fixam em quem é competente e se dedica a produzir de fato, inclusive para todos?

Alexandre Sampaio disse...

São Paulo, 18 de julho de 2.016

Prezado Sr. Braga,

São uns caras de pau! Será que o "pequeno príncipe", herdeiro de uma das empresas mais corruptas do país, em cana a quase um ano, sabe disso? E se sabe, permitirá que esses "mandamentos" sejam praticados? É rir para não chorar!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/