Artigo, Hélio Schwartzman - Reforma da previdência tem que agir desde já

O título original do artigo é "Tarde demais". A ilustração é de Crist, disponibilizada no Google.

Michel Temer não recebeu da população um mandato para cortar benefícios sociais. Não obstante, se o Estado brasileiro quer manter-se solvente, é o que tem de ser feito. Assim, a melhor chance de o governo Temer chegar a 2018 é abrir rapidamente o saco de maldades, garantir que sejam aprovadas no Congresso e torcer para que produzam logo efeitos positivos sobre a economia, legitimando "a posteriori" o que não o fora "a priori".

A lista de medidas impopulares é longa e há tribulações para todos. A primeira vítima são os sindicalistas. Já foram avisados de que terão de engolir a reforma da Previdência. Sua grita é grande, mas o assunto já foi exaustivamente debatido e não há dúvida de que será preciso fazer as pessoas trabalharem por mais anos.

O problema é, no fundo, aritmético e determinado pelas curvas demográficas. Pelo nosso sistema de repartição simples, os proventos dos aposentados são pagos pelas contribuições dos trabalhadores em atividade. A questão é que não só as pessoas estão vivendo mais como também estão tendo menos filhos. Isso significa que teremos cada vez mais aposentados recebendo por mais anos e menos gente na ativa para sustentá-los.

Em 2013, havia 9,3 trabalhadores ativos para cada idoso. Em 2030, essa relação cairá para 5,1 e, em 2060, para 2,3. A menos que tomemos uma atitude, deixaremos para nossos filhos um esquema fadado ao colapso.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

O que tem de vigarista dando palpite sobre a previdência é algo sensacional !
Interessante que eles, inclusive o Meirelles, nada falam nos 500 bi de juros que o Brasil gasta por ano !
O que esses vigaristas querem é entregar a previdência para os banco, pois é altamente lucrativa.
Outra coisa, governo provisório não é legítimo para fazer reforma de previdência em 30 dias ! Isso sim é golpe !

Anônimo disse...

parem as reformas...

deixem que o PT faça isso...

não da pra arrumar o país, sair impopular e depois entregar tudo azeitado nas mãos dos petistas novamente...

Façanha, o advogado do povo disse...

Helio Schwartzman nada entende de política, seu raciocínio refoge à lógica. Se Michel Temer abrir o saco de maldades agora, inclusive mudando a Previdência Comum, Dilma Russef vira o jogo do impeachment e volta ao poder. A Direita anda muito burra, - o Onix não prega tornar a guarda municipal de POA uma brigada municipal, apesar da impossibilidade constitucional?

Anônimo disse...

Parece que a revisão da previdencia vai pautar mesmo em fazer os trabalhadores trabalharem mais, e os milhares de casos absurdo como o da Maite Proença, Suzane Von Richthofen, Lais Souza, como ficam? e esse pessoal que recebe auxilio doença ha anos e não são chamados para nova pericia, nestes ultimos 13 anos o INSS esta infestado de gente recebendo este auxilio sem precisar, em detrimento de pessoas que realmente faz júz ao beneficio,assim fica facil tornar esta estrovenga superavitaria, façam as coisas com justiça por favor.

Mordaz disse...

Há outra bomba relógio correlata. A necessidade de gastos médicos, remédios e sociais com idosos será astronômico.

Anônimo disse...

Tem que mexer já, especialmente na aposentadoria do setor público. Brigadiano se aposentar aos 44 anos, com o último salário? sem condições, é pura matemática. A natalidade caiu, a longevidade é maior...tem que reformar inclusive para quem está aposentado. Ou o Brasil vira uma Grécia falida.

Anônimo disse...

Para ajudar nas contas públicas bem que podiam dar o exemplo baixando os juros.
Ninguém compra tomate, feijão etc. a crédito.
Juro alto pra baixar inflação não tem funcionado.
É só pra enriquecer banqueiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/