Opinião, Bolívar Lamounier, Estadão - Meu palavrão preferido

Como grande parte dos cientistas sociais brasileiros e latino-americanos, às vezes sinto uma vontade irresistível de empregar o adjetivo “liberal” como xingamento. Nesta parte do mundo, como bem sabemos, liberal é um feio palavrão.

Meus eventuais leitores por certo já repararam nisso. Por mais que procurem, os intelectuais, o clero, os dirigentes partidários e os chamados formadores de opinião não conseguem atinar com um termo mais adequado quando querem se referir depreciativamente a um economista, empresário, partido político ou ao próprio governo.

As entonações usadas são especialmente notáveis quando o personagem inquinado de fato propõe ou professa algo suscetível de ser considerado liberal. Pobre do partido político que fale em privatizar estatais deficitárias, ineficientes ou que simplesmente não tenham uma justificativa clara para serem mantidas no setor público. Maldito o governo que insista em manter as contas públicas e a inflação sob controle. “É um liberal”, alguém logo dirá. Ou, muito pior: “Não passa de um neoliberal”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

No Brasil ter sucesso é crime.O cidadao que estuda logo recebe um adjetivo pejorativo, o verdadeiro trabalhador recebe outro adjetivo, "Pelego", quem quer ter as contas do país controladas é considerado Neoliberal,O Empresário é cosiderado é considerado escravocrata ou explorador e assim por diante.Acho que as escolas devem ensinar corretamente sobre os valores e a boa ambição que o ser humano deve desenvolver para poder melhorar as vidas de seus semelhantes e do país.

Anônimo disse...

Faltou dizer que os governos de Cuba e da Venezuela são chamados de "progressistas". E viva o progresso.

wilson1 disse...

Pois é, é incrível isto. Já ouvi bispos da CNBB, falando em Liberal como um palavrão. Enfim, ouvi de muitas pessoas pseudo inteligentes como o caso do famoso médico urologista Barata, que disse que não votava em Liberal ou pior ainda em neo-liberal. Será que esta excrescência é só própria do Brasil? Claro que sem falar nestas republiquetas latino-americanos.

Anônimo disse...

A resposta as perguntas sobre as razoes do desprezo pelo liberal , pelo neoliberal , em nosso Pais, merece um estudo mais aprofundado . Uma das razoes decorre do fato de que parcela significativa de nossas liderancas ter estudado em Universidades publicas e terem sido formadas por docentes marxistas , avessos ao capitalismo e a tudo o que ele representa .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/