STF fulmina primeira ação movida contra o impeachment. Voto será como ditou Cunha. Gilmar Mendes avisa:"Não é aqui que devem buscar os votos que lhes faltam".

Gilmar Mendes, ao lado: "Para jogador ruim (Dilma) até as pernas atrapalham".

O presidente do STF, Ricardo Lewandowsky, tentou fazer um intervalo de 10 minutos, mas os demais ministros não concordaram, com o que começou a falar o ministro Celso de Mello. A ação movida pelo PCdoB foi amplamente rejeitada.

O tom dos discursos e o resultado da votação, são indicativo seguro para as demais votações da noite no STF. Desta vez a Corte não fará o jogo do governo. O time do governo perdeu. 

São 20h39min.

Todos os demais ministros já falaram.

Celso de Mello, agora, 20h39min, o último a falar, abriu o voto pelo indeferimento da reclamação do PCdoB, o que significa que a votação será como anunciada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ou seja, alternadamente entre Estados do Norte e do Sul, e por cada Estado através de chamada por ordem alfabética.

O relator do caso, Marco Aurélio Melo, fazendo o jogo do governo, tentou fulminar a decisão da Câmara, mas foi amplamente contestado.

O ministro Gilmar Mendes foi particularmente feroz com seu colega, deixando claro que Marco Aurélio tentou resolver as coisas no tapetão. Disse Mendes, ferino:

- Lembro o ministro José Nery da Silveira, que ao apreciar recurso de Collor, cassado, avisou: "Se para garantir o cargo ele precisa de uma decisão judicial, é porque já não governa".

Gilmar Mendes também avisou, referindo-se indiretamente a Dilma Roussef e aos advogados que batem às portas do STF para impedir o julgamento de domingo:

- Para jogador ruim, até as pernas atrapalham.

O ministro lembrou que por trás das reclamações do PCdoB, PT e do advogado da AGU, José Eduardo Cardozo, o que está em jogo, de verdade, é a falta de votos no plenário da Câmara. E advertiu:

- Não é aqui que devem buscar os votos que lhes faltam. 

8 comentários:

Anônimo disse...

O relator do caso, Marco Aurélio Melo, fazendo o jogo do governo, tentou fulminar a decisão da Câmara, mas foi amplamente contestado.(copiei do texto).

Uma vez eu acreditava neste ministro, hoje o desprezo, ele tentou melar o impeachment, incorporou o falecido ator ROLANDO LERO, porque faz tanta retórica para enganar, que os demais ministros já perceberam. Deveria aposentar-se, porque não faz falta.

Anônimo disse...

Esse Gilmar é o cara!

Mr. Lincoln disse...

Os reacionários birutas, velhotes esclerosados da província de são Pedro.

Anônimo disse...

Volto a acreditar na justiça com um voto lúcido como do ministro Gilmar Mendes!
Parabéns ministro, obrigada por me ajudar a explicar aos meus filhos que existe o certo e o errado e a justiça não erra de propósito!

Anônimo disse...

Caro Políbio
Grande Mendes: "não é aqui que devem buscar os votos que vos faltam." Perfeito!
Esther

Anônimo disse...

Gilmar Mendes é um senhor de bem, exercendo seu cargo com dignidade e honra, coisa raríssima nesses tempos bolivarianos!!! Meus cumprimentos ao homem que a história reconhecerá! Quanto ao resto... Bueno, resto é resto

Anônimo disse...

Deve haver alguma lógica que me escapa mas a forma da votação sul norte norte sul é tão criativa e inusitada que parece coisa sugerida por por carnavalesco de escola de samba ...

fred oliveira disse...

Gilmar Mendes foi fulminante. Parabens.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/