Na China, condenados a penas de fuzilamento, obrigam as famílias ao pagamento até pela bala disparada.
O deputado
Marcel van Hattem (PP) apresentou o Projeto de Lei (PL)
61 2016, que determina a todo apenado que vive em regime fechado ou
semiaberto o pagamento de indenização ao Estado de valores correspondentes aos
custos de sua manutenção em reclusão.
Esta compensação será destinada ao Fundo
Penitenciário do Estado do Rio Grande do Sul.
O PL prevê que, no caso em que for comprovada a condição
financeira do condenado de indenizar o Estado, seja o valor cobrado para cobrir
as despesas e, nos casos em que o recluso que não tiver condições financeiras
para arcar com a indenização, deverá ter desconto proporcional da remuneração
de trabalho exercido.
Em justificativa apensa ao PL, o deputado afirma que sua
intenção é cobrar o devido ressarcimento ao Estado pelos prejuízos que os
condenados causam à sociedade.
O deputado disse ao editor que esse instrumento legal é usado em
diversos países e que, nos Estados Unidos, os estados de Kentucky, Nova Iorque,
Arizona e Iowa chegam a cobrar até US$ 90 a diária de cada encarcerado.
17 comentários:
Com este projeto, este deputado me representa.
Esta medida já deveria ter sido implantada há muito tempo e não apenas no RS, mas em todo o Brasil. Antes tarde do que nunca.
Nada mais justo !
De pleno acordo.
Por melhor que seja a intenção do Dep Marcel,esta PL não vai dar em nada porque até onde sabemos o Brasil é um dos poucos senão o único pais do mundo onde presidiários recebem "bolsa reclusão",ou seja salário-crime.Nós,cidadãos que trabalhamos de sol a sol,que pagamos impostos até para respirar e que vemos dos doze meses de trabalho,seis serem "chupados"pelo governo na forma de tributos,justamente para cobrir as despesas feitas pela malandragem eleita.Um cidadão não tem atendimento médico adequado(na cadeia tem).Nem sempre um cidadão pode ter duas refeições diárias(na cadeia eles tem quatro).Este governo produziu dez milhões de desempregados e ninguém tem assistencia oficial,mas todos os reclusos estão muito bem assistidos,apesar de serem o excremento da sociedade.
Volto a dizer que a intenção é nobre,e torço para que dê certo,mas isso é quase impossível num pais onde falar
a verdade é crime e roubar é cultura.
.'.
Que orgulho desse gaúcho que é o deputado Marcel!!! Parabéns!!!! Tem que trabalhar mesmo, é muito, como todos nós!!!! Cabeça fazia é oficina de ideias, e as deles todas para o mal!!!! Parabéns deputado!!!!
Quero ver o Cunha e o Renan pagarem esta conta
Nada mais justo .... desse jeito Lula terá que trabalhar pela primeira vez na vida. Ah: Dilma também!!
Muito bom.
Além do custo do preso, no Brasil, ainda temos que pagar bolsa preso para a família dele. E a família da vítima, quem socorre?
Merece divulgação e apoio ao PL.
Esse Van Hattem sempre nos surpreendendo positivamente. País com dificuldades e carências inúmeras para os seus cidadãos de bem, não pode de jeito nenhum comportar-se como uma Suécia, desviando dinheiro público em prol da utópica interpretação criminológica dos intelectuais da moda. Quem não se ajustou à sociedade, qualquer que seja o motivo, não pode ter privilégios em detrimento de quem também sofre mas trabalha com decência.
O povo clama por medidas como essa.
Já veio tarde este castigo para os "pobrezinhos" da maria do ossário e outros cafajestes. Tá lá porque quer.
Muito boa a ideia (é idéia). Pena que os defensores dos algozes (maria do rosário é uma) dirão que os coitadinhos não podem pagar.
Tá delirando. A turma do "deixa disso" vai fazer greve de fome.
Já ouviram a opinião da Manoela Dávila por acaso????........
Muito boa a iniciativo do meu nobre deputado Marcel, tem a bandidagem chinelona que não tem condições de pagar, mas também tem muito bandido que fica com o seu patrimônio 'furto do seu trabalho' (como diria o Lula) intacto, só aguardando o vagabundo sair da cadeia, na maioria das vezes nas mão de laranjas!
Antes eu tinha uma certa admiração pelo jovem deputado Marcel, mas depois que vi a maneira estúpida e debochada com a qual ele trata os funcionários públicos estaduais concursados, direcionando injustamente a estes a culpa pela grave crise financeira enfrentada pelo RS,a admiração que sentia por este cidadão caiu por terra. Fora o fato de, vergonhosamente, ele fugir de várias sessões realizadas na assembleia só para não apresentar quorum (deveria ter o polpudo salário descontado pelas faltas não justificadas). Resumindo: este sujeito adora posar de paladino da ética e da moralidade, mas é tão cínico, hipócrita e mau-caráter quanto os deputados da oposição que ele tanto enche a boca pra criticar. Além disso, carrega uma morte nas costas e nunca prestou assistência aos familiares da vítima, que era uma pessoa humilde.
Esses vagabundos comunistas matam sem dar direito a defesa a vitima tudo para exportar orgãos.
Anônimo das 19:22hs, eu sou funcionário público concursado e o nobre deputado Marcel van Hattem me representa, foi o voto mais certeiro da minha vida de eleitor!
Incluam neste projeto de lei os políticos que incondicionalmente protegem até os piores bandidos indo contra toda a sociedade ordeira e trabalhadora!
Postar um comentário