Planos Individuais de Saúde subiram 13,55% entre maio de 2014 e abril deste ano. Os planos coletivos subiram 20%.

O senador Paulo Paim (PT-RS) protestou, na tribuna do Senado na manhã desta sexta-feira, contra os recentes reajustes dos planos de saúde. O parlamentar informou que vai realizar uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) para tratar do assunto, em razão dos "valores exorbitantes e proibitivos que vêm sendo cobrados pelas operadoras".

Os aumentos dos planos têm ficado sempre acima da inflação e dos reajustes do salário mínimo. E a situação é ainda pior no caso dos planos coletivos, que são a maioria dos comercializados no país. Dos mais de 50 milhões de beneficiários, somente 10 milhões têm contratos individuais.

As contas

- Entre maio de 2014 e abril de 2015, o salário mínimo aumentou 8,84%; o IPCA, 8,17%; e as mensalidades dos planos individuais de saúde 13,55%. 
- Já os planos coletivos, no mesmo período, reajustaram seus contratos em patamares superiores a 20%. “Houve caso de plano que submeteu seus participantes a um aumento de 150%. Isso mesmo: um reajuste, anual, de 150%”, disse o senador.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), permite que empresas façam o diabo para não pagar o SUS, o que prejudica o sistema inteiro.

6 comentários:

Zé do Burro disse...

Qual o partido que deve estar instalado na ANS??? Só que nosso senador apenas faz jogo de cena, igual à sua saída do PT.
Quem são os gestores da ANS, seus conselheiros que aprovam os percentuais exigidos pelas operadoras?
Mais uma caixa preta. Pouca vergonha!!

Mordaz disse...

E o governo ainda queria cobrar dos planos de saúde os atendimentos do SUS como se não fosse obrigação constitucional este atendimento. Na verdade o governo que deveria pagar para os planos de saúde por estarem fazendo o que o governo teria obrigação com todos. O que o plano atende alivia o caixa e o sistema precário do governo.

Alberto disse...

Paim largou a 'bandeira' do Fator Previdenciário? Muito Blá Blá Blá!

Anônimo disse...

O Paim é um enrolão. Ele está sempre fazendo audiência para todos assuntos, mas não tem resultado nenhum. Ele faz isso com os aposentados e depois vai chorar na cama que é o lugar mais quente....Paim, vai prá casa. Chega de enrolar o povo gaúcho.......

JLE disse...

O governo obriga os planos de saúde a incluir mais itens obrigatórios
tirando do sus a responsabilidade mas consequentemente aumentando as
despesas dos planos. Acho que no ano passado o governo editou 3 vezes
medidas que os planos deveriam incluir . è obvio que os planos não
aguentam isto sem aumentar os custos. Mais um pouco o sus não precisa fazer mais nada.

Anônimo disse...

Por que os planos de saúde teriam que pagar o SUS se os segurados já pagam??

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/