Artigo Efraim Filho, presidente da CPI dos Fundos de Pensão - Fundos de pensão financiaram projeto de poder do PT

Os fundos de pensão representam no Brasil uma grande caixa-preta. Pouca transparência, regulação confusa, um tema árido por onde poucos se aventuram a decifrar seus enigmas. Por outro lado, cifras bilionárias concebem o lastro que garante a aposentadoria de milhões de brasileiros, os quais depositaram recursos de toda uma vida confiando na proposta de mais segurança e tranquilidade no momento em que se aposentarem.

Porém, esse panorama de fantasia já não existe. Os deficit dos fundos de pensão alcançaram valores tão significativos que chegam a colocar em xeque o futuro das pessoas e suas famílias. Foi neste cenário que foi concebida a CPI dos Fundos de Pensão, na qual recebi a desafiadora missão de presidi-la e revirar as entranhas dessa caixa preta.

Para se ter uma ideia do patrimônio envolvido, apenas os quatro fundos objetos de investigação somam R$ 350 bilhões em investimentos. Postalis (Correios), Petros (Petrobras), Funcef (Caixa) e Previ (Banco do Brasil) representam quase 1 milhão de famílias e hoje tem deficit que se aproxima da marca de R$ 30 bilhões.

Estão roubando dinheiro dos aposentados.

(...)

Figuras se repetem entre os mesmos escândalos, por exemplo o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, operador do esquema e com fortes indícios de coordenar o tráfico de influência entre os fundos. Esteve na quarta-feira passada (3) depondo em nossa comissão. Um depoimento polêmico, porque mesmo preso na Operação Lava Jato optou por ficar calado e não responder as perguntas. Na minha experiência parlamentar, nunca vi alguém que veio a uma CPI e ficar calado ser inocente.

(...)


No pilar investigativo, a atuação compartilhada com MP e Polícia Federal nos dá a expectativa de vários indiciamentos ao identificar inúmeros crimes cometidos, e assim estancar a sangria e resgatar ao aposentado a esperança de não ver o seu patrimônio dilapidado por um governo que se destaca por confundir o público com o privado. Não podem brincar com o futuro das pessoas e suas famílias, a sociedade precisa reagir e estamos fazendo a nossa parte.

14 comentários:

Anônimo disse...

Ganha um "pirolito" que identificar o partido político e capachos que fizeram isso e estão por detrás surripiando os fundos de pensão.

Anônimo disse...

Jornal nacional,band, SBT não mostram nada disto bandalheira,desgoverno do demônio,ladrões ,corja

Anônimo disse...

Não, sindicalistas sempre são honestos, competentes, inteligentes, cultos, com conhecimento técnico de sobra e democratas por essência, nunca seriam capazes de roubar fundos de pensões, isto é coisa dos coxinhas!

Anônimo disse...

LULA E PETISMO PIOR QUE AS PRAGAS DO EGITO.

ASSIM COMO VOTARAM NO LADRÃO BARRABÁS E CRUCIFICARAM CRISTO

VOTARAM EM LULA E NO PT CALUNIANDO E DIFAMANDO OS OUTROS CANDIDATOS

O RESULTADO:

PARA TODO O LADO QUE SE OLHE AVISTA-SE ROUBOS,FALCATRUAS,GOLPES,DESVIOS DE RECURSOS...TUDO COM O NUMERO 13,UMA ESTRELA, E AS DUAS LETRAS PT QUE IDENTIFICAM A MAIOR QUADRILHA DO MUNDO, DISFARÇADA EM PARTIDO POLITICO.

QUEM PARIU ESTA GENTE QUE QUE OS EXTIRPE,TOME VERGONHA,EXPULSE, OU CONTINUE DE QUATRO TOMANDO E TOMANDO...

Anônimo disse...

E cadê o Órgão do Governo que deveria fiscalizar?O Brasil virou um verdadeiro filme de terror.

Anônimo disse...

Maierovitch: Quando o jornalismo respeitará a vida privada?

O Jornal de todos Brasis

13/02/2016 - Walter Fanganiello Maierovitch

em seu Facebook

QUANDO ME ENVERGONHO DO MEU PAÍS. A vida privada deveria ser respeitada no jornalismo. Fora não interessar a uma pessoa civilizado saber quantas caixas de bebida alguém leva para a casa de campo. A chave de leitura que faço é tratar-se de matéria para insinuar ser alguém chegado numa cachaça.

Da Folha

Lula enviou 37 caixas de bebida a sítio, diz 'Veja'

Mais de 200 caixas com objetos da família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram levadas por uma transportadora para o sítio em Atibaia (SP) frequentado por Lula e seus parentes, após o final do segundo mandato do petista, segundo reportagem publicada no site da revista "Veja" na sexta (12).

A publicação aponta que 37 dessas caixas foram usadas para o transporte de bebidas, de acordo com notas fiscais e ordens de serviço de uma das transportadoras contratadas pelo governo federal para fazer a mudança da família de Lula no início 2011.

O sítio em Atibaia está registrado em nome de sócios de um dos filhos de Lula, mas a força-tarefa da Operação Lava Jato investiga se o ex-presidente é o dono de fato da propriedade. Lula diz que usa o imóvel dos amigos para descanso em fins de semana....

PS: Mas o jornalismo respeita a vida privada de Aécio Neves, que também gosta de beber, e de otras cositas más.Aliás, seu amigo e parceiro Perrela também não teve sua vida vasculhada por conta de seu helicóptero com meia tonelada de pasta-base de cocaína.
Na verdade, para certas "celebridades" tem muita privacidade, FHC por exemplo não só teve o suposto filho fora do casamento simplesmente ignorado pela mídia, incluindo Veja, como a inconveniente amante recebeu uma "bolsa jornalista" para viver um exilio dourado na Europa. Depois da morte da Dona Ruth descobriu-se que o filho não era filho do FHC, aí publicaram.

Anônimo disse...

"ECP"

ECP -ESQUADRÃO "CAÇA PETRALHAS"

OUVI POR AÍ E ACHEI ÓTIMA IDÉIA

COMO OS CAÇADORES DE NAZISTAS OS "CAÇA PETRALHAS" CAÇARIAM PETRALHAS E OS ENTREGARIAM A JUSTIÇA PARA PAGAREM SEUS CRIMES.

DEPOIS DA EXTINÇÃO DO PT, PELAS NORMAS CONSTITUCIONAIS ISTO DEVERA OBRIGATORIAMENTE ACONTECER,OS PETRALHAS DE ALTA CULPABILIDADE,FICARÃO DISPER
SOS,ESCONDIDOS E DISFARÇADOS, E COMO BINLADEN,SADAM E OUTROS CRIMINOSOS DEVERÃO SER TRAZIDOS A JUSTIÇA.

ESQUADRÃO CAÇA PETRALHA ENVOLVERIA INFORMANTES VOLUNTARIOS E LOCALIZADORES DE PETRALH ENRUSTIDOS E GOZANDO DOS SEUS ROUBOS E FALCATRUAS.

QUEM VENDE E AUFERE VANTAGENS COM MEDICAMENTOS VENCIDOS PREJUDICANDO UMA POPULAÇÃO INTEIRA E POR GERAÇÕES,DEVE SER ESTIRPADO DO CONVIVIO SOCIAL.

POR TODO O SEMPRE ONDE ESTIVEREM!

CAÇA PETRALHAS UMA ÓTIMA IDÉIA!


GOSTANDO DA IDEIA SE MANIFESTE

Carlos Edison Domingues disse...

POLIBIO. Ainda que com conhecimento superficial, custa-me entender qual a função de uma C.P.I. ? Qual a prerrogativa que tem um delinquente de se manter calado perante um Poder que representa a Nação ? O outro Poder lhe dá este respaldo. Num caso como este, dos fundos de pensão, que envolve milhões de brasileiros em bilhões em dinheiro o Congresso Nacional está impedido de tomar conhecimento! Carlos Edison Domingues

Roberto disse...

Vão me dizer também, que dentro do PT ninguém sabia de mais este "esquema"?

Anônimo disse...

OS PETRALHAS são INSUPLANTÁVEIS em cuidar da vida dos outros, mais
chegam a PERFEIÇÃO DO CINISMO por NÃO OLHAREM AS SUJEIRAS DOS PRÓPRIOS RABOS.

Unknown disse...

Não sou Marco Pórcio Catão, mas vou parafrasear ele sempre que tiver oportunidade, até que vire realidade: Pt delenda est! O pt tem que ser destruído!

profesora.sonia@gmail.com disse...

Polibio, a charge que ilustra a matéria é representativa da evolução da ORCRIM. Valeu a divulgação!

Mario Oliveira disse...

Políbio, não mais acredito em CPI. Servem somente para os políticos gravarem imagens para seus programas políticos na TV e no rádio. Fazem questionamentos em altos brados, até depreciativos e mal-educados, mesmo. Muitos tem o rabo preso com os investigados. Os governistas não permitem a convocação de investigados e testemunhas. Muitas vezes com a concordância da oposição. Os políticos que mais interessam serem ouvidos, vem com autorização do STF para permanecerem calados. Mesmo assim, a CPI mantém a convocação, para gravação do "circo", para uso na mídia, posteriormente. E, finalmente, após gastos estratosféricos do dinheiro do contribuinte, para nada, são encerradas sem denúncias consistentes. Acredito mesmo é no MP (com sérias restrições à seletividade do Janot, na definição de quem vai ser denunciado ou mesmo investigado),na Polícia Federal, mesmo sucateada, e em Juízes como Sergio Moro. Longe desta Força Tarefa, não há solução nem salvação!

Anônimo disse...

Puxa! Você e suas perguntas difíceis...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/