Artigo, Giovani Groff - O litoral que os gringos deveriam conhecer

Texto e fotos do blog de Giovani Groff. CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Muito se fala nos benefícios que a tão falada, combatida, famigerada e muitas vezes odiada COPA DO MUNDO (vai ter sim) trará ao turismo do nosso país e consequentemente ao nosso Estado. Porém a nossa secretaria de turismo comete um erro que podemos classificar como GROTESCO, priorizando a capital e aquela região manjada de Gramado/Canela, onde tem NEON E GALETO pra tudo quanto é lado e todo mundo finge ser fino e educado aka europeu. Deixando de lado o nosso maior TRUNFO, o que temos de melhor em termos de BELEZA NATURAL e CLIMA AGRADÁVEL. To falando do nosso estimado litoral, esse coisa meio Caribe, meio costa da Croácia, meio mediterrâneo, meio ilhas Gregas. Prestarei aqui um serviço aos turistas que desejam conhecer esse paraíso.

Nossa imensa faixa de areia litorânea possui um número ALARMANTE de CENTO E QUARENTA E NOVE (149 - dado do último incenso) praias e ou balneários distribuídos em ABUNDANTES 622 km. Esse número já deve ter aumentado consideravelmente porque certamente algumas ruelas devem ter se emancipado nesse hiato de tempo. Quem já pegou o UNESUL pinga-pinga com destino a Arroio do Sal sabe bem do que eu tô falando.

Existem praias que são apenas uma rua, mesmo. Consta no plano diretor, na legislação litorânea, que um rua com mais de 3 moradores (aposentados) fixos já pode se emancipar e garantir por direito 01 calçadão (canteiro central da rua), 01 banca de crepe, 01 quiosque (que obrigatoriamente deve vender capeta) e 01 cancha de bocha na beira-mar. Como o número de praias é ASSOMBROSO, MEGALOMANÍACO E DEMENTE, vamos fazer uma análise criteriosa apenas dos locais de maior relevância, seja ela de qualquer espécie.

Pinhal: ficou mundialmente conhecida em todo o RS devido à música PINHAL, da banda Cidadão Quem, que agora já não tem mais a gente lá.

13 comentários:

Anônimo disse...

Artigo muito legal, parabens! As prais do RS merecem mesmo virar cult, de tao runis.

Oswald disse...

Sonha, gaudério. O RS é decadente e crescemos como rabo de cavalo. Não há solução à vista.

Anônimo disse...

Sem falar da água fria, cor de chocolate e cheia de "mãe-d'água", com esgoto escorrendo até o mar!

Anônimo disse...

me impressiona ver os ricos e bregas do interior (e muitos da capital) ostentando seus "autos" em casas caras nas praias decadentes. Eta gente tosca...

Anônimo disse...

Bem, com receita federal 'acompanhando' rendimentos a parir de 2 mil reias,
com certeza muita coisa vai mudar.

Apesar de que Santa Catarina tem algumas dezenas de prais assim também e bem mais limpas.

Anônimo disse...

LEGAL, E DEIXEM NÓIS AQUI EM SANTA QUIETINHOS NO NOSSO CANTO.

Anônimo disse...

Com Operação Curumim da polícia dias passados, pode ser que tenha acalmado
um pouco as 'delinquências'.

Diogo Zaddor disse...

Só porque esse ano - único a cada 10 - o "nescau" deixou de lado o RS já querem fazer roteiro turístico no litoral do RS. O nordestão também vigora em 9 de cada 10 anos.
Ah, pode parar, meu!!!
Areia cheia de espiga de milho... cachorro (e seus "subprodutos") para todo lado...
Apreciar o que? Condomínio fechados onde os que "vão a praia" ficam nas suas piscinas?
Uns tem casa na praia e moram de aluguel em POA!
Pode parar!!! Podem até criar uma espécie "litoral comercial" cheio de shoppings etc.. mas litoral com banho de mar?
Só de 9 em 9 anos...

Anônimo disse...

Única coisa que impede de mais gente morar na praia é a insegurança.

Se isso fosse sanado, muito mais gente que trabalha em Porto Alegre morariam
lá.

Anônimo disse...

E ainda sim os hermanos vem para cá. Vai entender. E olha que as praias deles nem são assim tão ruins. Tirando o vento e o mar gelado, as árvores que não crescem e o deserto a perder de vista. E no Uruguai, o que dizer, as praias são boas. O problema é o preço. No fundo é por aí. Já em se tratando de Santa Catarina, aí do lado, vale a pena fazer até 2.000Km rodoviários, né?

Anônimo disse...

Quem despreza as praias gaúchas, vá pra Santa Catarina nadar lá no meio da merda. Mas lá é bom, tudo o que de lá é bom, até a merda

Anônimo disse...

Realmente, acho que tem mais que fazer campanha para a gauchada não ir para Santa. Nunca mais. Nem tentar. Esqueçam Santa para sempre. Curtam seus condomínios, nosso mar maravilhoso e suas incríveis atrações. Nada que um bom marketingue não faça. Santa tem mais que cobrar imposto já na ponte do Mampituba.

Anônimo disse...

O que ocorre com o litoral gaúcho é um colossal processo de favelização. Esgotamento sanitário? Ora, ora, isso não faz parte da especulação imobiliária, que só enxerga o lucro à sua frente, com direito a eleger prefeitos, vereadores e também algum deputado. Dura realidade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/