Recessão e impostos mais altos, inclusive ICMS, determinaram a saída da Souza Cruz

O fechamento do complexo industrial de Cachoeirinha resultou na perda de emprego para 700 trabalhadores, 200 dos quais diretamente e 500 indiretamente.

Os boatos sobre o caso correm há alguns dias.

O governo estadual foi avisado esta tarde.

A Souza Cruz resolveu adotar a drástica medida porque a recessão econômica continuada já determinou quedas brutas nas vendas, problema que ficou mais grave com a elevação dos impostos federais e do ICMS do RS.

O contrabando, recorrente, também aumentou muito.

A Souza Cruz manterá apenas sua unidade de Uberlândia, Minas.

O fechamento do complexo industrial de Cachoeirinha afetará diretamente os pequenos produtores de fumo da região de Santa Cruz do Sul. O Estado é o maior produtor de fumo do Brasil.

Teme-se quebradeiras generalizadas no Estado.

24 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos nossos ilustres Deputados Estaduais que votaram pelo aumento do ICMS.

Não devemos reeleger nenhum deles, ou seja, RUA, FORA, CHISPA etc

Anônimo disse...

Tempos difíceis, o estado e a união quebrados e os gestores incompetentes para buscar saídas. Se as indústrias estrangeiras, tais como a gigante Souza Cruz, estão batendo em retirada, o que esperar das indústrias brasileiras, descapitalizadas e sem competitividade, sufocadas por uma tributação burra e uma legislação trabalhista nefasta e vil, sustentando uma máquina de sentenças absurdas que não dão qualquer segurança ao empreendedor. Muitas outras vão parar ou reduzir, o desemprego vai aumentar e somente os privilegiados "trabalhadores" do setor público, detentores dos "direitos' à aposentadoria integral e estabilidade estarão tranquilos. Até que não haja mais dinheiro para pagá-los. Falta pouco, muito pouco, para isso acontecer...

Anônimo disse...

Enquanto isso, o governador deixa os caminho livre para o contrabando. Por favor, sr. editor, faça uma "batida" nos postos da receita estadual no interior. Sem pessoal e sem estrutura, cada vez mais vamos ver empresas como a Souza Cruz indo embora. Lamentável.

Anônimo disse...

E os milhões de incentivo fiscal que os governos do RS, Britto, Olívio, Rigotto, Yeda, Tarso e Sartori deferam para a empresa? Cadê os retardados on line, reclamando da Corrupção?

Anônimo disse...

Máfia da merenda distribuía suco de laranja em eventos do governador tucano

04/02/2016

Dos Amigos do Presidente Lula

Cássio Chebabi, que está sob investigação da Operação Alba Branca, tinha um hábito. Como presidente da cooperativa Coaf ele frequentava eventos públicos ao lado do governador tucano Geraldo Alckmin de São Paulo, nas cidades da região de Ribeirão Preto, e distribuía generosamente caixinhas de suco de laranja - um dos principais produtos vendidos a preços superfaturados pela cooperativa Coaf para compor a merenda escolar de administrações municipais.

Numa dessas festas políticas, no dia 28 de abril de 2014, em Bebedouro, ele estava ao lado do governador Geraldo Alckmin e no prefeito do município, Fernando Galvão. Alguém da própria equipe de Chebabi fotografou o momento de confraternização - o tucano aparece sorridente entre o prefeito e Chebabi, estes dois exibindo caixinhas do suco.

Na ocasião, Alckmin inaugurou o posto do Poupatempo e Ciretran de Bebedouro. O evento ocorreu na Praça Barão do Rio Branco, centro da cidade.

Anônimo disse...

http://www.brascuba.cu/

Anônimo disse...

Com as vantagens sendo oferecida pelo Paraguay em termos de energia elétrica,
muitas indústrias de peso estão analisando irem para lá.

E ao contrário do que muitos pensam Paraguay é muito bom para morar.

Falam sempre de uma maneira negativa. Mas tem cidadezinhas maravilhosas, limpas, com segurança.

Editor deveria fazer um matéria sobre isso, só cuidado ao pegar "analistas' para ajuda-lo. Melhor contacto com embaixador.

Anônimo disse...

Cigarros... ja vai tarde. Não fará falta alguma. So tenho pena dos trabalhadores da unidade. Do resto, que cigarros custem 20-30 reais uma carteira.

Anônimo disse...

sem falar nas campanhas antitabagismo...

ainda fico surpreso pela industria do cigarro ter sobrevivido...

Anônimo disse...

claro que a quebradeira deve se alastrar...

imaginem o quanto de fornecedores a SC não mantinha...

pequeno fornecedor que vendia ou que prestava serviço pra eles agora vai vender pra quem?

Érico Chinha Reacionnar disse...

Isso de chama "efeito votei na dilma". Espera-se que percam a "esquerdofrenia" ou "esquerdopatia" com a falta de empregos.

Anônimo disse...

Peraí Polibio, afirmar que o aumento de 2 pontos percentuais sobre o cigarro foi impactante para que a fábrica de cigarros fechasse as portas é criminoso!
A grande culpa disso é do governo petralha que ao longo destes anos vem tomando medidas para que as fábricas de cigarro tenham cada vez mais dificuldades em produzir no país, com a alegação de que seja reduzido o nº de fumantes, só que não, porque o contrabando corre solto pelas nossas fronteiras abertas, e inúmeras fábricas foram se instalar no Paraguai. O contrabando é típico em países comunas que tentam de alguma forma controlar o mercado por decreto, e como são regimes em que a corrupção faz parte do governo, os próprios funcionários do Estado são cúmplices de quadrilhas de contrabandistas. Isso acontece aqui na América Latrina já com o contrabando de drogas que é facilitado pelo governo do PT. O próprio Mercosul nunca funcionou com o governo petralha e demais nações bolivarianas, mas o Narcosul vai de vento em popa!
FORA DILMA, FORA LULA, FORA PT!

Anônimo disse...


quem fazia cerrada campanha contra o plantio e industrialização de tabaco deve estar realizado

Anônimo disse...

Empresa privada tem avisar o governo quando fecha ???

Quando aumentam impostos governo pergunta alguma coisa ???

Anônimo disse...

Num faz "mar"... "temo borsa famía" e pão com "mortandela"!

Anônimo disse...

Sartori faz governo medíocre. RS vai piorar mais ainda com Sartori. Ele mentiu para os eleitores. Em lugar de escalar os bons para os cargos escala incompetentes e despreparados como o Médico que colocou nas estradas ou aquele cara que não é do setor elétrico que colocou na ceee. Sartori parece adorar cercar-se de gente miseravelmente medíocre! Pobre RS. Sartori vai enterrar o pmdb

Anônimo disse...

Parabéns Deputados Estaduais que referendaram o aumento de Impostos do Sr. Governador. Aliás, essa semana ouvi uma entrevista do agora ex-Presidente da Assembleia Legislativa, Sr. Edson Brum, do PMDB, prestada à rádio Bandeirantes e quase não acreditei.
O nobre Deputado afirmou que um Deputado ganha pouco, pois um CEO no meio privado, com carga de responsabilidades de um Deputado, ganharia MUITO mais. Primeiro: Não ganha. Segundo: Mesmo se ganhasse - Nobre Deputado -, o Senhor ocupa essa função não para ficar rico, mas para prestar um serviço à População. Não está feliz, ganha tão pouco assim? Renuncie e migre para a iniciativa privada.
Ainda, o mesmo Deputado informou que Parlamentares devem ganhar bem, pois são os "selecionados", os "melhores" de uma comunidade. Ora, Sr. Deputado, gostaria de saber qual a formação acadêmica do nobre Parlamentar. Possui Mestrado? Doutorado? Existem Parlamentares no RS que nem mesmo possuem Ensino Médio. São melhores no que se muitos nem mesmo instrução possuem. Nesse sentido mesmo os funcionários públicos devem possuir uma qualificação e, estes sim, pode-se dizer "selecionados" via concurso público - somente os melhores são aprovados e isso se possuírem qualificação mínima.
Antes de afirmar um absurdo desse, tenha a dignidade de forma-se em dois cursos superiores, possuir ao menos uma pós-gradução e seja fluente em duas línguas estrangeiras (sem contar espanhol). Do contrário, o Sr. não tem instrução suficiente nem mesmo para debater com este que acaba de escrever, que dirá atribuir-se a qualidade de "selecionado".

Anônimo disse...

Na fdrh está tudo tranquilo, FGS e CCs em dia, todos recebendo certinho em dia no último dia do mês, vendendo 10 dias de férias pagos em pecúnia, recebendo o alto e gordo auxilio alimentação e todas as regalias.

Anônimo disse...

Era uma boa mesmo. Me lembrei que uso um calcao esportivo fabricado no paraguai (nao contrabando como antigamente), e tem muitos brinquedos de empresas estabelecidas no brasil que sao fabricados no paraguai. Era uma boa mesmo estudar este pais hoje. Para finalizar, lembrem-se que houve um impeachement de um presidente que era simpatico ao chavismo.

Anônimo disse...

Eu já disse: é burrice aumentar ICMS! A arrecadação vai cair, não aumentar! Não se cria dinheiro matando os produtores e indústria.
Ao invés de aumentar a fiscalização encima dos sonegadores, aumenta-se a carga dos pagadores!
Onde se quer chegar? Depressão econômica?

Anônimo disse...

Parabéns, mais uma "fábrica da morte" fechou. Aleluia...!!! Os gringos que plantam fumo, mudem, plantem comida.

Nogueira disse...

Isto não tem nada a ver com ICMS, mas sim, com incentivos fiscais. Essa fábrica foi construída há 20 anos, com incentivos fiscais concedidos pelo Estado (Brito, mais ou menos na mesma época da GM). Agora, findos os incentivos, quando voltaria a pagar impostos, a empresa abandona o estado.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 08:25. Melhor seria informar se um pouco antes de postar qualquer coisa. Planta-se tabaco em regiões de colonização alemã. A maior parte é exportada. Já houve uma grande redução de familias produtoras. Muitas trocaram por produção de verduras. E posso cravar sem sombras de duvidas, use-se muito mais venenos e "defensivos agricolas" na produção de alimento do que na de tabaco.E lembram-se que como são pequenas propriedades, é tal agricultura familiar, tão cara ao nosso governo central. A cadeia do tabaco é muito bem organizada, tendo inclusive um seguro safra que funciona muito bem e todo colono produtor que é ligado a uma empresa é muito controlado na questão de manejo e descarte de venenos. Em tempo: não fumo,nunca fumei, não trabalho em empresa fumageira, não planto tabaco, bem como ninguém de minha familia é economicamente ligada a cadeia do tabaco.

Anônimo disse...

A Souza Cruz que vá para o inferno vender seus maléficos produtos para Satanás. Antes de sair deveria indenizar as milhares de vidas que ceifou, os milhares de mutilados por promover um produto absolutamente desnecessário à vida. Aspecto positivo da crise, que juntamente com a elevação do nível de consciência das pessoas, diminui a cada ano o consumo do perverso cigarro.












































































https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/