Merval pede a Papai Noel que mande Dilma para casa

O título original do artigo é "O governo reage".

O ex-presidente do STF, ministro Ayres Britto, que sempre defendeu a tese de que o Senado não tem essa prerrogativa, acha que nos embargos de declaração o Supremo poderá recolocar a discussão nos trilhos, ressaltando que a Constituição, em seus artigos 51 e 52 define que compete “privativamente” à Câmara dos Deputados “autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República”, e ao Senado Federal, também “privativamente”, processar e julgar.
Portanto, cada uma das Casas tem suas funções definidas como “exclusivas” pela Constituição, sendo impossível ao Senado assumir a tarefa de autorizar ou não o processo, assim como a Câmara não julga o presidente da República.

Também o advogado criminalista Cosmo Ferreira ressalta que o artigo 38, da lei 1.079, de 10 de abril de 1950 define que no processo e julgamento do Presidente da República e dos ministros de Estado, serão subsidiários, naquilo em que lhes forem aplicáveis, “os regimentos internos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, como o Código de Processo Penal".

No juízo de admissibilidade a cargo da Comissão, tal qual ocorre no processo criminal, Cosmo Ferreira confirma que “não há espaço para a valoração da prova”. Se ela é robusta ou não é matéria pertinente ao mérito, a ser enfrentada pelo plenário do Senado, que fará um julgamento, aí sim, político.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Geraldo disse...

A clientela da faixa de renda que compra nestas redes está seriamente atingida pelo "esquerdopastismo" do atual governo...

Anônimo disse...

Políbio,

Depois do que o Min. "Boi" Barroso fraudou o julgamento, esperar o que??

Cumprimento das LEI pelo "zé povinho"??

JulioK

Anônimo disse...

APOIO TOTAL, FORA DILMA E LEVE O PT JUNTO

Anônimo disse...

Aos cidadãos decentes, honestos, trabalhadores e que sabem como criar um futuro democrático e muito melhor do que os dias de hoje, um Feliz Natal. Aos cidadãos restantes, cuidado com o Krampus!

Anônimo disse...

Merdal, um jornalistazinho.

Anônimo disse...

O MERVAL PEREIRA ME REPRESENTA SEMPRE O ASSISTO NA GLOBO NEWS, AINDA BEM QUE NAO PUXA SACO DO PT COMO 90% DA MIDIA

Anônimo disse...

Pra Bulgária ou para o Inferno?

Anônimo disse...

independentemente de detalhes de lei, bush, clinton, obama, mandela, menem, castelo branco, costa e silva, médici, geisel, figueiredo, sarney, collor, itamar, fhc e TODOS OS GOVERNOS ESTADUAIS fizeram o Tour du Monde de pedaladas fiscais, e fhc fez o Tour de l'FMI, e nenhum coxinha sequer sabia o que era.
TODO O MUNDO SABE PERFEITAMENTE QUE SE TRATA MERAMENTE DE UMA TENTATIVA DESAVERGONHADA E IMORAL DE GOLPE DE PARTE DOS VERDADEIROS CORRUPTOS: CUNHA E A OPO$IÇÃO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/