Goldman Sachs diz que Brasil foi da "recessão para a depressão

Conhecida como A Grande Depressão, a crise de 1929 nos EUA abalou o mundo. Nos EUA, filas formavam-se nas ruas para recolher comida nos refeitórios públicos. Não havia nem o que comer - nem como comprar. 

Em relatório divulgado nesta terça-feira, o banco de investimento americano Goldman Sachs traçou para o Brasil um cenário que ele mesmo qualificou como "sombrio", dada a profundidade e a rapidez da deterioração econômica do país.

"O ano que começou com uma recessão e a necessidade de ajustes, graças ao acúmulo de grandes desequilíbrios macroeconômicos, agora se transforma em uma franca depressão econômica", escreveu, logo no texto de abertura, Alberto Ramos, diretor do grupo de pesquisas econômicas para América Latina do Goldman Sachs.

Segundo o relatório, a depressão da economia está bem caracterizada pela forte retração do consumo interno. Seis dos últimos oito trimestres registraram forte contração da demanda e a tendência, projeta Ramos, é que essa retração ocorra não apenas no último trimestre deste ano, mas também entre pelo próximo ano.

O relatório, intitulado "Brasil: evoluindo de uma profunda recessão para uma depressão econômica", destaca que o resultado para o Produto Interno Bruto PIB) no terceiro trimestre "surpreendeu negativamente" e contribuiu para a piora das expectativas. O banco prevê queda de 3,6% para o PIB neste ano, acompanhada de contração de 6% na demanda interna. Para 2016, a estimativa é que o PIB sofra nova queda, de 2,3%.

Na avaliação de Ramos, a economia brasileira vai penar com uma conjunção de "fortes ventos contrários", vindo de todas as direções. A perspectiva, segundo o relatório, é que o brasileiro enfrente arrocho no crédito, inflação alta, deterioração do mercado de trabalho, aumento de tarifas públicas e de impostos, o que tende a elevar o endividamento das famílias. Paralelamente, a expectativa é de estabilidade no preço internacional das (commodities) matérias-primas e de fraca demanda externa, o que dificulta a retomada da economia doméstica via aumento das exportações e deve elevar o nível de estoques nas empresas - em especial nas indústrias.

13 comentários:

Anônimo disse...

DEPRESSÃO É VER O BRASIL SER GOVERNADO PELO PT DEPOIS DE TUDO ISSO. ISSO ME DÁ DEPRESSÃO.

Anônimo disse...

Espera-se a réplica de algum economista petralha.

Anônimo disse...

Quem tem um governo com os psicóticos e psicopatas que constituem a esquerda, só pode entrar em depressão !

Emmanuel disse...

A depressão tem nome e sigla: Dilma Rousseff e PT .... quando os dois caírem fora, talvez se possa esboçar algum tipo de reação; enquanto permanecem, o presente é ruim e o futuro ainda pior ...

Anônimo disse...

Se o Aécio tivesse sido eleito, todos esses PROBLEMAS SERIAM CULPA DELE. A QUADRILHA ESTARIA FAZENDO PASSEATAS, O MST, A UNE, A CUT, O CPERS, TODOS GRITANDO FORA AÉCIO.......!

Anônimo disse...

Aki no estado do RS, o tarso genro é quem deveria ter sido reeleito, o gringo está num rabo de foguete sem fim, e o atraso genro está se bronzeando nas praias cariocas. QUE VIDÃO..! donde elle conseguiria PILA prá pagar em dia os salários do funcionalismo, ainda com aumentos...???

Anônimo disse...

Não li todo o artigo, mas parece que o articulista não aponta a causa do problema nem sugere qualquer solução. Isso é deprimente. Parece o Jornal da Globo.

Anônimo disse...

Já se foram mais de 100 anos do GOLPE NO PODER MODERADOR, 1889, continuamos vivos mas pobres. Ficará melhor nas próximas gerações com as CASTAS nitidamente visíveis e destacadas entre a população.


Anônimo disse...

Kkk,bem feito ,destruíram o plano real,agora é o caos ...só assisto de camarote com meu balde d pipoca

Anônimo disse...

O petralha 12:44 quer prognóstico e diagnóstico! Como todo petralha
é bem burrinho e dissimulado.

Justiniano disse...


Quero que o país afunde numa tremenda depressão para os que votaram nesta anta colham todas as desgraças com as suas mentiras. O povo tem o governo que merece, acharam que com ela ia melhorar e hoje estão mais pobres e desempregado (façam um cursinho no Pronatec, ah! esqueci que não tem mais, acabou o dinheiro).

Além de roubarem descaradamente ainda vem pedir ajuda do congresso para pagar as contas, quem pariu Mateus que embale!!!

Brasil o país sem futuro com Dilma e PT!!

A diária de 11.000 euros em hotel de Paris a vaca adora, tinham que achar um estábulo para ela e seus assessores.


Anônimo disse...

O que é melhor, ficar vendo o Brasil ser diariamente destruído pelo governo bolivariano, ou fazermos finalmente nossa queda da Bastilha, que seria a queda da Brasília vermelha? Por enquanto temos anualmente a queda de 56.000 brasileiros assassinados pelos protegidos do PT.

Anônimo disse...

FHC enfrentou 3 crises mundiais e mesmo assim em 8 anos colocou a casa em ordem,entregou em ordem p lula,e 13 anos depois nada,rombo histórico ,piores números desde 31

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/