Conheça os próximos passos do processo de impeachment movido contra Dilma

Esta noite, 21h, manifestantes ocupam a avenida Paulista em comemoração ao acolhimento do pedido de impeachment. Nas redes sociais, há convocação de ato publico diante do Masp. Veja foto ao lado, agora, via WhatsApp.


 O Artigo 218 do Regimento Interno da Câmara aponta os próximos passos para o pedido de impeachment que será apreciado a partir de agora por Câmara e Senado:

• 4º Do recebimento da denúncia será notificado o denunciado para manifestar-se, querendo, no prazo de dez sessões.
• 5º A Comissão Especial se reunirá dentro de quarenta e oito horas e, depois de eleger seu Presidente e Relator, emitirá parecer em cinco sessões contadas do oferecimento da manifestação do acusado ou do término do prazo previsto no parágrafo anterior, concluindo pelo deferimento ou indeferimento do pedido de autorização.
• 6º O parecer da Comissão Especial será lido no expediente da Câmara dos Deputados e publicado na íntegra, juntamente com a denúncia, no Diário da Câmara dos Deputados e avulsos.
• 7º Decorridas quarenta e oito horas da publicação do parecer da Comissão Especial, será o mesmo incluído na Ordem do Dia da sessão seguinte.
• 8º Encerrada a discussão do parecer, será o mesmo submetido a votação nominal, pelo processo de chamada dos Deputados.

• 9º Será admitida a instauração do processo contra o denunciado se obtidos dois terços dos votos dos membros da Casa, comunicada a decisão ao Presidente do Senado Federal dentro de duas sessões.

18 comentários:

Anônimo disse...

É FANTÁSTICO PARA SER VERDADE. ALGO IMPENSÁVEL ATÉ POUCO HORAS, AFINAL ELA PODIA TUDO.... O QUE SERÁ QUE DEU? CANSARAM DO JOGUINHO DE CUNHA? OU PT QUER SAIR FORA PORQUE NÃO CONSEGUE ROUBAR MAIS?

Anônimo disse...

Não tem problema, vamos para o Voto. Não tem nada contra Dilma. Antes disso, o Cunha vai ser afastado da Presidencia da Camara.

Anônimo disse...

IGUALZINHO AO DO COLLOR.

Anônimo disse...

Vai se instalar uma confusão tão grande, que STF terá que agir.

Anônimo disse...

Maravilha,festa do Brasil

Anônimo disse...

Se não tem meu caro, quem sabe você poderia nos brindar mostrar os erros do relatório que foi impetrado pelo Helio Bicudo, afirmando por que não teria fundamentação jurídica o que acha? É facil soltar um argumento sem provar, volte aqui com um argumento plausível.

Rafael

Anônimo disse...

Políbio,

O 18:52 acertou na mosca.

Acabou o dinheiro para roubar e o Congresso VOLTOU a trabalhar!!

Quanto ao PT_PAGO 18:58, tu é responsável pelo pior e mais corrupto governo da história deste país.

JulioK

Anônimo disse...

O voto será nominal, portanto a descoberto. Quero ver quais os deputados que votarão para a manutenção do pior governo dos ultimos tempos.

Anônimo disse...

Lata do lixo para
Dilma
Lula
PT

o justiceiro disse...

Golpistas comecem a se borrar o exercito vermelho vai sair as ruas saiam da frente.

Anônimo disse...

O Cunha até pode sair pelos erros que cometeu, mas a terrorista também sai, e NUNCA MAIS VOLTA.

Anônimo disse...

TERRA

Impeachment: Brasil vai começar a andar, dizem especialistas

2 dez2015

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou que aceitou o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, apresentado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, com base nas pedaladas fiscais de 2015. Ainda que a decisão de Cunha seja uma retaliação ao governo e ao PT pelo processo que enfrenta no conselho de Ética, os especialistas enxergam um lado “positivo” em tudo isso: finalmente, o Brasil começará a andar.

saiba mais

Cunha aceita 1º pedido de abertura de impeachment de Dilma

“O lado bom é que o país entra em um capítulo mais previsível”, afirma o cientista político Lucas de Aragão, sócio da Arko Advice. Isto porque, até agora, a maior tarefa de todos era tentar adivinhar o que se passava na cabeça de Cunha, cada vez mais acuado por acusações de envolvimento em esquemas de corrupção na Petrobras e, agora, na suposta venda de emendas para beneficiar o BTG Pactual, cujo principal sócio, André Esteves, foi preso pela Polícia Federal em nova fase da Lava Jato. “O andamento do Congresso volta a se basear mais na lógica política, e não no comportamento de Cunha”, observa Aragão.

O ponto, agora, é entender como os partidos se posicionarão quanto ao processo de impeachment. De um lado, o PSDB, principal legenda da oposição, já demonstrou cautela em relação à cassação de Dilma. O motivo é que os tucanos não se entendem nem entre eles. O principal beneficiado pela queda antecipada da petista seria o senador Aécio Neves, que concorreu ao Palácio do Planalto e perdeu por uma diferença mínima no segundo turno. Já o governador paulista, Geraldo Alckmin, manobra para se tornar o candidato do partido à presidência. Por isso, torce para que Dilma e o PT sangrem até 2018, aumentando suas chances de vitória.

Além disso, não há um vitorioso claro, no caso da queda de Dilma. Mesmo o PT poderia se beneficiar, já que teria três anos para voltar a se apresentar no papel que melhor desempenhou: o de oposição ao governo – qualquer que seja. Por enquanto, porém, não se descarta que o caso tumultue o cenário, mas não vá adiante.

“O processo de impeachment fará muito barulho, mas não vingará”, afirma o cientista político Paulo Silvino, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp). “O próprio PSDB, que apoiava Cunha, recuou”, acrescenta. Para Aragão, da Arko Advice, na prática, Dilma tem, agora, a chance de “se livrar da chantagem do impeachment e recomeçar seu governo”. Dezembro, com certeza, não será para os fracos de coração.

Anônimo disse...

CHORAAAÁ PETEZADA SUJA IMUNDA VERMES COMUNISTAS

Anônimo disse...

FINALMENTE ESTE TRALHA DO CUNHA ENCAMINHOU O IMPEACHMENT...MESMO SABENDO QUE FOI UMA VINGANÇA CONTRA O PT QUE SE UNIRAM PELA SUA CASSAÇÃO,E ELE SER UM CORRUPTO TAMBÉM,QUEM SABE ELE VAI SER NOSSA SALVAÇÃO,QUEM SABE.PODE COMEÇAR AÍ QUE O BRASIL IRÁ COMEÇAR A RESPIRAR NOVAMENTE COM A QUADRILHA DO PT FORA DO COMANDO.O PT TRANSFORMOU ESTE PAÍS NUMA IMENSA LATRINA,NADA DE BOM EXISTE AQUI,TUDO VAI PELA LADEIRA ABAIXO...QUEM SABE O CUNHA SEJA NOSSO SALVADOR...AMÉM

Anônimo disse...

O petista sem-vergonha anônimo das 18:58 terá que engolir cada letra de suas palavras idiotas. Espere sentado para não cansar, pois a hora de vocês, vermes incomPeTentes chegará antes do final do ano. NATAL SEM DILMALAMA!

Anônimo disse...


Que pedido das ruas, que nada. O presidente da câmara não confiou no acordão proposto por elles e resolver "deixar de ser omisso"(o segundo pedido de Bicudo Reale Jr e Janaina Paschoal estava com ele desde outubro). Agora é preciso cassar o presidente da câmara e o presidente do senado (este com 5 processos correndo no STF). Mas, já é o bom começo.

o justiceiro disse...

A direita raivosa que ja se identificou com o Carlismo (que ia ser cassado por alterar o placar do senado e renunciou) e foi junto com ACM para as cucuias agora se abraça a o Cunhismo e vai para o mesmo ralo.

Anônimo disse...

Se o PT mandou seus deputados votarem a favor da cassação de Cunha é porque querem o impeachment uma vez que até outro dia se diziam contra justo para manter Dilma no poder.
Isto deve ter sido ordem superior que precisa de um " bode expiatório" para por a culpa e depois voltar em 2018.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/