Saiba por que o que mais quebra o governo gaúcho são os gastos com a previdência do funcionalismo estadual

Há 22 anos, o governador Collares já culpava a dívida por problemas que ele nunca atacou e até agravou. - 



Análise do livro "O Rio Grande tem saída ?", do economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos:

É verdade que há uma centralização dos recursos na União, mas os Estados e municípios implementam muito maiores gastos de pessoal. Será que se houvesse uma melhor distribuição, não gastariam ainda mais?  No RS, por exemplo, temos 475 coronéis aposentados para 21 na ativa; 87% dos servidores tem aposentadoria especial, a metade com 50 anos de idade mínima e ¼ sem idade mínima. Isto tudo depende da constituição federal, é verdade.  mas não se vê um movimento de governador para mudar a licenciosidade. Em compensação, o goernadores estão sempre reclamando do governo federal e vivem de pires na mão em Brasília.

Enquanto culparmos os outros ,  a União, os Estados Unidos, o FMI e o diabo, não teremos solução. Ainda se acredita, aqui, que o RS quebrou e o culpado é a dívida da União, despesa que responde por apenas 11% da usa receita corrente líquida. Ninguém fala, por exemplo, da previdência, que consome dispêndio líquido de 32%. 

17 comentários:

Anônimo disse...

É Políbio o passado não perdoa. Tanto mais quando temos uma Assembléia Legislativa que sempre abonou aumentos, regalias e se auto aumentaram salários e um monte de leis beneficiando uma minoria em detrimento da maioria.
Joel

Anônimo disse...

O QUE MAIS QUEBRA É UM NÃO GOVERNO.

Anônimo disse...

Tem que reduzir o funcionalismo pela metade. E ainda acho pouco. Do jeito que está aí, o funcionalismo é uma praga que todos temos que carregar!

Anônimo disse...

O QUE MAIS QUEBRA O GOVERNO GAUCHO É APROPAGANDA PAGA PELO MESMO GOVERNO FEITO PELO JORNALISMO DA RBS.
É O DINHEIRO GAUCHO JOGADO DO LIXO.

Anônimo disse...



NÃO É VERDADE ESTA CALÚNIA NOJENTA E ASQUEROSA, DE Q O FUNCIONALISMO É O CULPADO POR ESTA ROUBALHEIRA DO IPE.

DESCONTAMOS OS ÍNDICES PARA O IPE SOBRE O SALÁRIO TOTAL BRUTO, E NÃO REPASSAM PARA IPE 50% DESTE DESCONTO, O RESTO FICA NO EXTRA CAIXA DA FAZENDA.

ME RESPONDAM, SE OS CABEÇAS DO LEGISLATIVO E DO JUDICIÁRIO DESCONTAM SOBRE TODO O SALÁRIO? ASSIM COMO O IMPOSTO DE RENDA É SÓ SOBRE O BÁSICO, E MAIS, TEM 15o SALÁRIO.
OS CARAS DE PAU Q ME DIGAM: COMO Q NO GOVERNO DO JAIR SOARES, O IPE TINHA EMPRÉSTIMOS PESSOAIS E FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA, Q INCLUSIVE EU TIVE ESTE BENEFÍCIO.
ENTROU PEDRO SIMOM, A VACA COMEÇOU A IR PRO BREJO.

TÍNHAMOS RISCO DE VIDA E AUXILIO MORADIA E OUTROS, AOS POUCOS OS ESQUERDOPATAS FORAM NOS DESTRUÍNDO E COLARES FOI O DESTRUIDOR DA LEI DOS ÍNDICES, Q ERA A COISA MAIS JUSTA E CORRETA. cOLARES SÓ GOVERNOU P/OS DELEGADOS E CORONÉIS, PAGANDO ISONOMIA, Q INCLUISIVE OS CEL. NÃO TINHAM DIREITO CONSTITUCIONAL.
VÃO CATAR COQUINHO SEUS F.. P.

Anônimo disse...

Vejam os salários do TCE e saibam porque a previdência gaúcha está falida. A grande maioria das remunerações foi construída com o aval dos Conselheiros que são pródigos em fazer interpretações elásticas da lei para favorecer os servidores da Corte.

Anônimo disse...

Você so não diz de quais poderes. Do judiciário, do legislativo e do quarto poder, o ministério público. O executivo, o que carrega o piano, o o que mais sofre. Sem contar com a roubalheira. Colarrs que o diga, quanto ele recebe de aposentadoria e das tetas do PT.

Anônimo disse...

Naqueles tempos falava-se que o preço para Collares ser admitido numa determinada loja maçônica, da qual faziam parte muitos coronéis e delegados,foi conceder às cúpulas da BM e Polícia Civil o adicional de insalubridade de 200%, benefício que só deveria valer para os policiais da linha de frente, o pessoal que tá na rua combatendo o crime, não os bunda-moles engabinetados. Collares deu, certamente, sua contribuição para afundar o caixa do RS.

Anônimo disse...

Impossível que o Estado esteja a serviço do cidadão, quando as corporações dominam o processo legislativo, onde vicejam covardes e corporativistas, e o judiciário só pensa em seus privilégios. A greve no serviço público, supremo ato de covardia pois praticado contra quem não tem como se defender, é o coroamento deste processo.É ilusão imaginar que o tostão que sobrar no caixa irá em investimentos para a sociedade. Irá isso sim, para aumentar as sinecuras e privilégios. Sempre foi e sempre será assim. O Estado é uma ameba gigante que se nutre dos que trabalham. Até quando? Boa pergunta.

Anônimo disse...

É triste, mas a pura verdade

Anônimo disse...

Mas essas aposentadorias de privilégios são mais antigas. Não tem como mudar isso. É direito adquirido. Os que entraram recentemente não têm grandes privilégios.
Além disso, o Estado vai sempre gastar muito. Imagina o número de professores, brigadianos. Alguns poucos privilegiados persistem no Legislativo, Judiciário, MP e Defensoria Pública. Mas aí precisa mudar a Constituição Federal.
Que tal focar mais nas isenções fiscais, sonegação e outros muitos privilégios concedidos à iniciativa privada.
Então muda o disco Políbio. O regime geral já foi aprovado.

Anônimo disse...

Todos os meses nos contra-cheques dos funcioninários públicos vem desconto da previdencia religiosamente a parte do governo do estado vai para onde?

Anônimo disse...

Faça um comentáriio sobre o aumento da divida gaúcha no governo Brito.

Anônimo disse...

Muito bem sartori continue a reforma pois o pt em 4 anos n fez as obras prometidas,saiu e ainda deixou este rombo de 52 bilhoes

Anônimo disse...

Isto jah veio apodrecendo da época do colares,o rio grande do sul foi destruído pelos vermelhos collares do PDT aliado desde sempre desta corja q hoje se chama pt dona Dilma q é mineira TB desde anos já tinha se metido em porto alegre,destruindo tudo por onde passou,kkkk

Anônimo disse...

Eu faço, anônimo das 08:38.

Tú não sabes, na contratação por todos os Estados com o Governo Federal, as dívidas foram consolidadas, dividas diversas assumidas de fora do Brasil a União assumiu o compromisso de quitá-las.

Te informe.

Anônimo disse...

Collares não tem moral para fazer qualquer tipo de comentário.
Até aposentado pelos correios ele é, conforme divulgado na mídia. Alguém acredita que trabalhou nos Correios, pelo tempo legal, para ter direito a aposentadoria. A as demais pensões que ganha sem ter contribuído. E a boquinha como conselheiro de Itaipú presente dado por sua pupila. E os gastos supérfluos realizados pela primeira dama quando o mesmo era governador. Moral de calça não, por favor.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/