Juiz Sérgio Moro diz em SP que processos da Lava Jato correm risco de prescrição

O juiz federal Sergio Moro disse em debate nesta quinta-feira, na Lide, em São Paulo, conforme nota que o editor postou abaixo, que processos da Operação Lava Jato correm o risco de prescreverem se o sistema da Justiça criminal não mudar.

Ele não quis comentar a decisão do STF que retirou de sua jurisdição todos os casos do Lava Jato que não tenham nada a ver com o Petrolão. 

Os repórteres da Folha e do UOL, que estiveram na Lide, produziram a nota a seguir:

"Há um risco, sim, de que esses processos caiam no esquecimento", afirmou o juiz num almoço e debate organizado pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais, organização liderada por João Doria, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo.

Moro defende mudanças na Justiça junto com os procuradores da Lava Jato, como a prisão preventiva de quem desvia recursos públicos e a redução das chances de um crime de colarinho branco prescrever.

O magistrado citou a Operação Mãos Limpas, que ocorreu na Itália entre 1992 e 1994, como um exemplo de que casos rumorosos podem resultar em impunidade. Segundo Moro, 40% dos 4.520 investigados na Mãos Limpas foram anistiados ou seus crimes prescreveram.

O juiz afirmou que os empresários têm um papel essencial no combate à corrupção. "A iniciativa privada tem um papel importante em dizer não ao pagamento de propina".

Citando processos da Lava Jato que já julgou, Moro disse que os empresários já condenados endossavam a prática de pagamento de suborno. "Não houve nenhuma extorsão, o que é assustador", disse, mencionando a Camargo Corrêa e a OAS como exemplo.

Moro citou o caso de um empresário de Palermo, na Sicília, que ele considera um verdadeiro herói: Libero Grassi se recusou a pagar propina para a Máfia e conclamou os empresários a segui-lo. "A corrupção não é um problema só do poder público", afirmou o juiz.

3 comentários:

Anônimo disse...

O empresários sempre se sentiram muito a vontade dentro do esquema de corrupção, recebendo dinheiro fácil super-faturado, e não adianta virem com mi mi mi, são tão bandidos como os políticos, em especial a petralhada, só que são babacas porque não possuem foro privilegiado e estão sifu!

Anônimo disse...

Entre outras perguntar feita ao Juiz Moro.....

Dória pede prisão de Lula e irrita Moro em SP

O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, foi insistentemente questionado nesta quarta (24), em São Paulo, durante evento do LIDE, com cerca de 600 empresários, sobre uma suposta prisão do ex-presidente Lula; "Diante do que os autos indicam pode-se afirmar que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma questão de tempo?", perguntou João Dória Junior, presidente do LIDE e pré-candidato do PSDB à prefeitura de SP; "Eu não falo sobre o que acontece ou não acontece na investigação para o futuro e acho que este tipo de pergunta deveria ser feita em relação a vários outros personagens tanto dentro da investigação, quanto fora da investigação. É o tipo de pergunta que não tem nem como começar a responder", respondeu Moro; Lula não é nem investigado na operação....

Xi, os Tucanos pressionam o juiz moro até em palestra? O Sistema de Recursos para os Tribunais são legais, o PSDB que o diga, em o ex-Deputado e ex-Governador de MG, Eduardo Azeredo, "o criador do mensalão" a aproximadamente 20 anos atras. O elemento chegou ao cumulo de renunciar ao mandato de Dep Federal, ao saber que seu processo estava pronto para ser julgado no STF, já com pedido de 22 anos de prisão pelo MPF. Com essa manobra o Processo começou no STJ, foi para o STF e baixou para o Primeiro Grau, sem nenhum Recurso. Agora já com 70 anos, se o processo for a julgamento, já arranca com pena reduzida pela idade, mas ainda tem os "recursos" até o STF, ou seja, alguém acha que ele vai ser condenado ou a pena vai prescrever?

Anônimo disse...

Não se sabe quem são os piores, políticos ou empresários corruptos...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/