CPI da Zelotes quer ouvir Gerdau e Sirotsky sobre propinas no Carf

O senador Ataídes Oliveira disse que primeiros denunciados terão os nomes revelados em 15 dias

Duda Melzer, presidente da RBS, terá que depor, isto se ainda estiver no cargo, do qual acaba de ser defenestrado. 

O presidente da CPI do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) no Senado, Ataídes Oliveira (PSDB-TO), afirmou nesta quarta-feira, em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, que pretende ouvir em breve os presidentes das empresas suspeitas de envolvimento no esquema criminoso de sonegação fiscal desvendado pela Operação Zelotes, da Polícia Federal. No Rio Grande do Sul, a investigação encontrou indícios de irregularidades em grupos como RBS, Gerdau, Marcopolo e Mundial-Eberle. “Nós queremos chegar ao centro da questão. Não vamos ouvir diretores, vamos ouvir os presidentes, que são os que realmente têm conhecimento do assunto”, disse o senador.

Isto foi o que contou no final da tarde o site do Correio do Povo.

Leia mais: 

Ataídes Oliveira acrescentou que, dentro de um prazo de 15 dias, os primeiros denunciados por envolvimento na Zelotes terão os nomes revelados formalmente. O senador garantiu, ainda, que todas as empresas envolvidas estão sendo escrutinadas e terão os responsáveis ouvidos pela Comissão.

O parlamentar ressaltou que a CPI, juntamente com o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público, deve desmembrar as quadrilhas envolvidas nos esquemas de corrupção e encaminhar os possíveis culpados às punições legais, para que o caso não termine “em pizza”. Já nas próximas duas semanas, conforme o senador, serão ouvidas quatro testemunhas com supostas ligações diretas com os núcleos centrais do esquema de corrupção.

Operação Zelotes

Deflagrada pela Polícia Federal em março, a operação Zelotes desvendou um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já identificados no Brasil. As investigações envolvem a atuação de quadrilhas junto ao Carf, revertendo ou anulando multas aplicadas pelo órgão, ligado à Receita Federal.


Estão sendo analisados 74 julgamentos do Conselho realizados entre 2005 e 2013, nos quais pelo menos R$ 19,6 bilhões deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos. Segundo o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Frederico Paiva, responsável pelas denúncias, dos 70 processos sob suspeita, em pelo menos 20 o MPF vai conseguir comprovar de maneira sólida que houve ato ilícito. Esse volume representa cerca de R$ 6 bilhões.

8 comentários:

Anônimo disse...

Juremir fura-fura.

Anônimo disse...

Não tenha grandes esperanças, pois a tendência é não dar em nada.

Sendo as comunicações concessões governo somente quer que fale bem dele, e deu. Olha a "guinada" que a Bandeirantes deu.

Anônimo disse...

Olha a SENSACIONAL oportunidade para a Rádio Gaúcha!!! A Rosane de Oliveira poderá dar um furo de reportagem ESPETACULAR entrevistando e enaltecendo como "um modelo a toda a terra" uma prata da casa. Rosane poderá discorrer sobre as causas da Revolução Farroupilha, que foram
os elevados impostos sobre o charque cobrado pelo Império e como na
atualidade, sem fazer uma revolução e apenas usando a inteligência
os guapos empresários gaúchos conseguiram domar, domesticar o famigerado leão. Como sugestão fica a rádio Gaúcha fazer uma mesa redonda com os bem sucedidos empresários nestas lides.

Anônimo disse...

Esses dois financiadores dos petralhas tem que pagar pela regalias e corrupcoes oferecidas pelo PT .

Anônimo disse...

Por 300 mensais eu assumo a bronca !

jorge alves ribeiro disse...

Essa operação Zelotes está indo devagar. Queremos ver logo esses empresários explicando tudo direitinho para a polícia federal e o ministério público. Temos que tentar limpar esse país desses corruptos, apesar do STF.

Anônimo disse...

eles sao protegidos pelo pt, portanto-pizza

Anônimo disse...

CPI ? DÁ NADA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/