Análise, Josias Souza, UOL - Cercada, Dilma entregou-se a Lula e ao PMDB

A charge é de Pataxó.


O jornalista Josias de Souza, UOL, escreveu ainda há pouco que a presidente Dilma Roussef entregou os anéis, os dedos, as mãos, o corpo e até a alma para Lula e o PMDB, tudo para não cair, o que a tornas uma ex-presidente no cargo de presidente.

É uma análise severa, mas ela é real.

Leia tudo:

Ao assumir o seu segundo mandato, Dilma tomou duas providências que considerou prioritárias na época. Numa, acomodou amigos em poltronas que eram ocupadas por olheiros de Lula no Planalto. Noutra, deflagrou um plano para esvaziar o PMDB. Decorridos nove meses, Dilma descobriu-se sitiada por Lula e pelo PMDB. Para não cair, rendeu-se.
Ao ampliar a participação do PMDB num gabinete que prometera enxugar, Dilma entregou os anéis. Ao incluir a pasta da Saúde na cota do pseudo-aliado, ela sacrificou os dedos. Ao mexer na trincheira da Casa Civil, trocando Aloizio Mercadante, seu mais fiel assessor, por Jaques Wagner, um chapa de Lula, Dilma repassou sua alma ao padrinho político.
Está entendido que a maior influência sobre Dilma na redefinição do gabinete ministerial veio de Lula. Afora o fato de ter retomado espaços físicos que perdera —além da Casa Civil, a coordenação política, com Ricardo Berzoini— o morubixaba do PT orientou a elevação do cacife do PMDB.
O que vem por aí depende de duas respostas: 1) como Dilma vai lidar com a ideia de ser uma espécie de ex-presidente da República no cargo? 2) o que Lula planeja fazer com a política econômica do governo? Já se sabe que o dono de Dilma não está satisfeito com o ajuste fiscal de Joaquim Levy.

10 comentários:

Anônimo disse...

A pessoa que não tem conhecimento de suas próprias limitações está fadada a ser conduzida por outros. Acontece quando alguem assume encargos que estão muito além de sua capacidade.

Anônimo disse...

Olha caro Políbio, tá tudo uma loucura. Fui comprar um remédio daqueles antigos: almeida prado 46, me pediram 28,00 reais. O preço na internet varia conforme a região de 7 a 12 reais. Não pode comprar em farmácias que fazem parte de alguma rede, estão todos doidos. Voltei tomei um chá e melhorei. Temos que partir pro caseiro em tudo.

Anônimo disse...

O caminho foi dado pelo PMDB, e o PT ampliou em todas as instâncias do poder brasileiro. Agora todos no mesmo barco. Não tem como tirar.

Anônimo disse...

A dilma trocou seu mentor, que era o brizola pelo lula, deu nisso.

Anônimo disse...

O Lula foi inteligentissimo em indicar e apoiar para ser seu sucessor uma politica com pouca experiencia e sem muito capital politico . Dessa forma ele controla a situacao e sera o favorito e o unico canditato do PT para disputar a presidencia . E estara na situacao de " salvador da patria " . Se o seu successor fosse outro o Lula ja seria carta fora do baralho .
Cuidado com o Lula de tonto ele nao tem nada ou e' muito bem acessorado .

Luiz Vargas disse...

A história parece estar se rePeTindo.
Estamos assistindo a formação de um triunvirato nos moldes do formado por Júlio César, Pompeu e Marco Licínio Crasso, antes de Roma deixar de ser República e passar a ser império.
No nosso caso, já não somos uma república pois estamos sob a égide do império CorruPTo PeTralha e temos uma Anta que MENTE de imperadora. Há treze (13) anos deixamos de ser uma República.
Resta saber qual dos três triúnviros sobreviverá: será a búlgara Anta Sapiens? será o Pinguço ladrão de Garanhuns ou será o mordomo de funerária do PMDB?
No segundo triunvirato romano, formado por Marco Antônio, Otaviano e Lépido o nome oficial da aliança foi Triúnviros para a Organização do Povo. No nosso caso o nome poderia ser Triúnviros para Organização da Corrupção e PacTuação da Divisão do Butim.
Chegamos a decadência sem ter conseguido nem passar PerTo ao apogeu!

Anônimo disse...

Eu acredito que seja melhor a Dilma não mandar nada mesmo, não existe pior pessoa para o cargo, ela é um desastre na articulação política, incompetente administrativamente, não entende nada de economia, é completamente estúpida em todas as áreas!

Anônimo disse...

Como entregou-se? Dilma é um pau mandado do Lulladrão. Vejam, somente, este ano, quantas reuniões ela teve com ele para decidir o que fazer, como vai ser. Sem contar os telefonemas e mails. Lulla segue dando as cartas. Só mesmo o câncer para salvar o Brasil, pois até o STF foi dominado pelo molusco 9 fingers.

Anônimo disse...

DILMA gosta disto, está no seus DNA ser prensada. Para Ela pouco importa os efeitos na população.



Anônimo disse...

Estamos, segundo a atual Constituição, no sistema presidencialismo de governo. Qualquer descumprimento dessa regra, torna o comportamento inconstitucional. Não entendo como pessoas queiram o descumprimento da Carta Magna nesse jaez. Essa presidente da República deve ser convidada a se retirar, convencida de que não tem mais condições de exercer a autoridade de presidente de um país, levando a filha para passear em todas as suas viagens de trabalho. Chega. Temos Constituição para barrar tudo isso. Devemos obedecê-la e fazê-la ser cumprida.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/