“É incompreensível não usar os depósitos judiciais”, diz o irrelevante governador do RS,Tarso Genro.

Devido a sua irrelevância, o editor publica a seguir a entrevista concedida pelo ex-governador Tarso Genro para a repórter Lívia Araújo, Jornal do Comércio. O líder do PT do RS continua demonstrando que não aprendeu nada durante o período em que governou o Estado, mas também continua demonstrando que não esqueceu nada. 

A boa notícia é que Tarso não quer mais enfrentar as urnas, o que significa que os gaúchos e brasileiros estão livres dele em cargos que exigem eleições, como vereador, prefeito, governador, deputado, senador e presidente.

Ele não falou em cargos diferentes, de livre nomeação.

Leia tudo:

“O governo (Dilma) não sai da crise política sem mudar a agenda econômica”
Desde que deixou o comando do Palácio Piratini, em 1 de janeiro de 2015, o ex-governador Tarso Genro (PT) tem passado uma semana por mês no Rio de Janeiro, onde está em conversações com diferentes partidos e lideranças para a articulação nacional de uma frente para discutir "não só o futuro do PT, mas de toda a esquerda".
Tarso tem sido comedido em suas aparições no Estado e na mídia local, mas tem acompanhado as medidas implementadas pelo governador José Ivo Sartori (PMDB). O petista critica o pacote enviado à Assembleia, que inclui projetos de aumento do ICMS. Para ele, a medida "não tem respaldo social" e lança "a recuperação da crise sobre os ombros daqueles que têm menor poder aquisitivo".
Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, o ex-governador defende o aumento de 85% para 95% do limite de saque dos depósitos judiciais, medida defendida por deputados da base e da oposição para garantir o pagamento da folha dos servidores. "Os juros são menores do que os pagos à União. É absolutamente incompreensível que não se usem os depósitos judiciais."
Jornal do Comércio - Qual sua avaliação do pacote do ICMS?
Tarso Genro - Esse é o caminho automático que todas as políticas de austeridade tomam. Reduzir despesas sociais, taxa de investimentos e aumentar impostos não adiantam, porque se trata de dar mais carne aos leões. Não se modifica a estrutura da dívida e apenas se agrava a situação do consumidor. Esse recurso fácil, de aumentar impostos, é mais uma vez jogar a recuperação da crise sobre os ombros daqueles que têm menor poder aquisitivo. Uma medida como essa, para ser levada ao Parlamento, precisaria ser discutida com todos os atores sociais. Mas os trabalhadores, sindicatos, associações de moradores, academia, empresários, ninguém foi ouvido. Essa medida não tem respaldo social.
JC - Desde o início do déficit do Estado, todos os governos tiveram um papel nessa situação. Acredita que sua gestão contribuiu para agravá-la ao esgotar os saques do caixa único, por meio do uso dos depósitos judiciais, e a tomada de novos empréstimos?

Tarso - Esse é um recurso que todos os governadores usaram exatamente para poder governar sem ferir direitos dos servidores e do resto da população. O que proporciona agravamento da crise são medidas que não são discutidas com a sociedade e apresentadas como salvadoras, e que já foram experimentadas antes. Sou isento para falar porque meu governo foi o único que diminuiu a dívida com medidas de reestruturação, com..

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

24 comentários:

Anônimo disse...

Políbio: quanto a chamada da matéria, o governador do RS é José Ivo Sartori, e não Tarso Genro. Quanto a não mais disputar cargos públicos: claro que ele não quer mais! Tá ganhando uma gorda aposentadoria do Estado, como ex-governador. Vai disputar para quê?

Anônimo disse...

Evidente, pois o dinheiro é dos OUTROS !!!!

Anônimo disse...

É assim que um petista administra: gastando...

Anônimo disse...

Não sei porque ainda dão espaco para esse nanico irresponsável.
Os depósitos judiciais não são do estado,são de quem está buscando direitos na justica então não deveriam ser usados e pior em níveis que beiram ao absurdo.quase 100 %.Isso é irresponsabilidade.

Anônimo disse...

Não só os depósitos judiciais como também todos os depósitos em conta corrente junto ao RANRISUL. Estatiza-se o dinheiro da população mas nunca um banco parasita.

Luciano Pinto disse...

Tchê, em que mundo vive o senhor Tarso Genro? Por acaso estes recursos dos depósitos judiciais não pertence à sociedade gaúcha? Será esta a solução para os problemas estruturais do nosso Rio Grande que o ex-governador apresenta? Com todo o respeito ao senhor Tarso, mas ele está subestimando a nossa inteligência, pois ele deveria saber que estes recursos dos depósitos judiciais são finitos e os juros serão pagos pela sociedade gaúcha e, sendo assim, com certeza este não será o melhor caminho! Não é possível que ele não saiba que o Estado está quebrado, não vou nem dizer que a culpa é só dele, mas com certeza também é dele, e que o remédio será amargo e que este momento deverá ser de muita união do povo gaúcho para sairmos desta situação caótica das contas públicas, e que requer uma mudança profunda na estrutura e no tamanho do Estado, incluindo todos os poderes!

Anônimo disse...

Se pagar em dia, cumprir a Constituição Estadual, repassando 12% da arrecadação para a saúde, dar reajuste escalonado para os brigadianos porque o RS é tem o salário mais baixo do Brasil e dar mais de 70% de reajuste para os professores, sem contudo conseguir pagar o piso nacional, enfim, pagar fornecedores é ser IRRELEVANTE então reralmente Tarso, do PT foi um governador irrelevante. Não foi reeleito porque os próprios professores votaram no tiririca dos pampas porque Tarso não conseguiu pagar o piso nacional integralmente e os Brigadianos porque o reajuste para eles foi pouco.

Por outro lado, tiririca dos pampas já sinalizava como ia ser seu governo ao dar entrevista dizendo para os professores pegarem o piso no "tumelero". Hoje, governador eleito, além de não pagar o piso nacional dos professores e mandar cancelar o reajuste dos brigadianos, atrasa salário, de todo funcionalismo. Alem entrar com projetos na AL que vai quebrar as pernas dos professores, brigadianos e funcionalismo público em geral, junto com aumento de impostos e privatrizações.

Mordaz disse...

Para um comunista sempre faz sentido gastar o que os outros produziram, pois se vai esperar pelo que produziu, este dia jamais virá. A vida de Tarso sempre foi assim, como advogado.

Anônimo disse...

Porque não te calas, tarso ?

Anônimo disse...

Favor leiam o art 2. da lei abaixo e quem assina :

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp151.htm

Anônimo disse...


Certo o Luciano das 11:44 -- depósitos judiciais não pertenciam ao sr tarso assim como não pertencem ao sr sartori. Penso que seu uso deveria ser PROIBIDO POR LEI, na sua totalidade. Mas o que o fez o palpiteiro? Sacou, praticamente, quase todo o valor dos depósitos (e claro deixou para que os governos sucessivos – leia-se, sociedade riograndense, pague) e concedeu os aumentos para o funcionalismo (para ficar bem com eles) no "apagar das luzes", de seu governo, para que os governos (os outros "se virem nos trinta"). E vamos ficar por aí.É preciso criar leis que responsabilizem os que respondam por gestões temerárias.
Em nível federal, o mesmo vem acontecendo com o FGTS, cujas contas e valores pertencem aos empregados (regidos pela CLT) que vem sendo largamente utilizado para transferir riqueza para as grande corporações imobiliárias, seja na minha casa minha vida, seja em empreendimentos privados. A continuar assim, logo, logo, o trabalhador, ao se aposentar, não sei se terá como receber o que tem direito. Olhem os 50% do 13 salário dos aposentado, que acabamos de ver mais um carinho do governo federal....
O que poderia fazer o entrevistado é conversar com a presidente (que é de seu partido) para que devolva não só ao RS, mas também os outros estados, parte dos impostos que são canalizados para Brasilia, devolvendo da arrecadação até agora já em quase um trilhão e trezentos bilhões, alguns poucos bilhões que não deverão fazer falta ao “poder central”. Bem, mais aí não é praticável porque há uma crise econômica também no Brasil....???

Anônimo disse...

Tarso Genro poderia seguir o caminho do Olivio Dutra e dedicar-se com mais afinco ao ato de nao fazer nada em silencio.

Anônimo disse...


Agora é fácil dar palpites. Em plena Copacabana, com a gorda pensão absurda de ex-governador, que vidão !!!!
A vida que todo capitalista almeja. Nada mau para um comunista stalinista que sempre pregou o ódio ao capitalismo. Parece piada mas não é.

E ainda de lambuja não arca nem com o sustento da filha destrambelhada, a Assembléia Legislativa do pobre RS contribui com R$ 16.000,00 para aquela nulidade.

Que vida !!!!!!

Lucaspsb disse...

Comunismo acaba quando os outros ficam sem nada no bolso. 4 anos de farra, agência Tarso de viagens e licenças-prêmio...
E claro, sempre com aquele medo de "estado mínimo'(como se acabar com fundações e estatais sem utilidade direta ao estado fosse algo tão temerário..). Deixa o gringo trabalhar!

jorge alvaes ribleiro disse...

Ainda bem que esse Tarso não vai mais disputar eleições, pois se ganhasse uma disputa para o governo do Estado, certamente o Rio Grande do Sul não sobreviveria mais. De onde o PT governa, quando sai fica estalado o caos.

Anônimo disse...

Acho que o Tiririca eh tu!!!

Anônimo disse...

No hospicio, Tarso Genro dirige-se a dois internos e pergunta?
- `O que você fez hoje Napoleão ?`
- `Hoje eu invadi a Europa, Tarso.`
- `Muito bem, muito bem`, responde Tarso ja indagando para o segundo.
- `E você Nero, o que fez hoje ?`
- `Hoje ? Hoje eu coloquei fogo em Roma?`
- `Muito bem, muito bem`, diz Tarso feliz com a resposta dos malucos.
Porem, curiosos, os dois doidos se entreolham e questionam o ex-governador?
- E você Tarso, o que anda fazendo ?
Mesmo pego de surpresa, Tarso, sem hesitar, fala eloquentemente.
- `Bem, anteontem salvei Porto Alegre, ontem eu salvei o Rio Grande, hoje vou salvar o Brasil e amanha, o mundo.`
Socorro. Tragam a camisa de forca. Urgente

Anônimo disse...

O CPERGS, e os funcionários deveriam entrar em contato com o COMPETENTE EX-GOV.TARSO GENRO PARA que VOLTASSE A GOVERNAR O ESTADO E como sugestão façam passeatas pelo IMPEACHMENT DO SARTORI, caso consigam o segundo colocado assumiria. Com a volta do tarso genro NÃO HAVERIA MAIS ATRASOS NO SALÁRIOS E QUEM SABE AINDA DESSE MAIS AUMENTOS SALARIAIS...é a melhor saída para o estado. Fica aí a sugestão.

- Esse governador em 8 meses levou a economia do estado à bancarrota...

Anônimo disse...

O CPERGS, e os funcionários deveriam entrar em contato com o COMPETENTE EX-GOV.TARSO GENRO PARA que VOLTASSE A GOVERNAR O ESTADO E como sugestão façam passeatas pelo IMPEACHMENT DO SARTORI, caso consigam o segundo colocado assumiria. Com a volta do tarso genro NÃO HAVERIA MAIS ATRASOS NO SALÁRIOS E QUEM SABE AINDA DESSE MAIS AUMENTOS SALARIAIS...é a melhor saída para o estado. Fica aí a sugestão.

- Esse governador em 8 meses levou a economia do estado à bancarrota...

Anônimo disse...

O Tarso quando saiu da Prefeitura de Porto Alegre deixou-a falida. Estranho que até agora a RBS não tenha feito uma resenha da época que ele saiu. Deixou o Verle a ver navios....ou alguém não se lembra mais dessa situação.....memória...pessoal....memória....o passado nos ensina como será o futuro com essas figuras de nunca administraram nada na vida, sempre "mamaram" nas tetas do governo e o "comunista" está ganhando um polpuda pensão por "trabalhar" durante 4 anos. Os outros têm que trabalhar durante 35 anos durante 60 anos para ganhar uma aposentadoria de pouco mais de 4 mil reais.....pobre povo....

Justiniano disse...


Deveria processar e cassar todos os direitos desse sem vergonha que enterrou o estado nesse buraco. O PT ferrou o Brasil e o RS!!

A incompetência e o parasitismo acentuado sempre resulta nisso a quebra das instituições. A ex-URSS quebrou porque viviam de mentira, com planos quinquenais em que os números eram maquiados e a produção continuava estagnada, com o povo enfrentando filas para comprar sapatos, roupas e até comida no final. Frase muito comum na época, se tiver fila primeiro entre e depois pergunte para quê??

Ainda bem que os russos descobriram que outro mundo era possível.

Anônimo disse...

Esperem para ver. Mas da forma que o PMDB e PDT administram o governo do Estado e o Município de Porto Alegre, o PT voltá a reinar em breve. Inviabilizar o Estado, deixar os serviços quebrarem não elege partidos ao governo.

Anônimo disse...

Por gentileza corrigir "governador" para EX-govedrnador"

O eleitor.

Anônimo disse...



"Impacto sobre políticas sociais??""

Mas que balela, hein, meu? É o tipo do papo bom de rolar enquanto fuma um charuto cubano e vive ás nossas custas esse baixinho !!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/