Grécia x Brasil: Um país feliz à base de déficits públicos e inflação?


A Grécia e o Brasil - Editorial do jornal Gazeta do Povo/PR
25/08/2015
Se o governo e os políticos brasileiros estudarem a história da Grécia nos últimos 70 anos e se derem o trabalho de entender como a crise grega se formou, eles poderão extrair lições valiosas sobre as políticas que promovem o progresso e as que levam ao caos econômico e social. Entretanto, para um bom aprendizado é preciso deixar de lado o fanatismo e o viés esquerdizante do qual o Brasil tem dificuldade em se livrar. A primeira lição é que, para melhorar o padrão médio de bem-estar social e, sobretudo, melhorar a situação dos mais pobres – justamente aqueles que a esquerda diz defender –, é necessário haver crescimento econômico. Ou seja, o Produto Interno Bruto (PIB) tem de aumentar.
Vale lembrar que, mesmo com a redução da taxa de natalidade, a população brasileira deve aumentar em torno de 1,6 milhão de habitantes em 2015. Para manter tudo como está, sem elevar a renda média por habitante, o PIB terá de crescer perto de 1%. Para começar, a questão principal na busca pelo desenvolvimento é saber qual política econômica e quais medidas são eficientes para elevar o PIB acima do crescimento populacional.

4 comentários:

Anônimo disse...

DILMA, mentirosa!

DILMA, nojenta!

DILMA, quadrilheira!

DILMA, safada!


Anônimo disse...

a condição pra crescimento é via aumento de poupança interna para investimentos e nosso modelo é crescimento via contração de dividas.
tomamos dividas e mandamos a grana pro exterior em troca de bugigangas ,bens de consumo ao invés de bens que possam gerar riquezas.
como os gregos tamos fu..............,porque nosso modelo precisa de poupança externa ,temos um estado gigante construído nas urnas com nosso viés de esquerda,portanto todos querem crescimento ,a pergunta é de que forma e se é sustentável,eis ai a diferença,o povo tem escolhido nas urnas crescimento com poupança externa e com base no consumo,por isso estamos nesta m.........

Anônimo disse...

Querer comparar a Grécia com o Brasil é, no mínimo uma brincadeira de mau gosto. A Grécia é um pais com 11,3 milhões de hab., possui cerca de 6 mil ilhas e ilhéus, sua economia é baseada na indústrias textil, turismo, produtos metálicos, ou seja, não tem nem terra para plantar.
Até a economia do RS é maior que a da Grécia. Alguém conhece alguma empresa grande da Grécia, além do famoso playboy Onassis?

O brasil é a 7a economia mundial, mais de 200 milh de hab. Centenas de industrias grandes no mundo, como a Vale do Rio Doce, Petrobras, Gerdau, Sadia, Antartica/Brama, etc. Se resolver minimamente o problema de gestão de todos os poderes, corrupção, sonegação que ligeirinho passamos para a 6a economia do mundo.

elias disse...

13>58
No bananão só essas medidas que você expos não são suficientes.
Temos o custo bananão> porrilhões de aspones e funcionários públicos atrás de uma burocracia feita para complicar a vida de quem trabalha ou quer trabalhar.
Esse custo dobra ou triplica os valores dos produtos aqui produzidos, sem entrar muito no mérito real - que deve ser muito, mas muito mais nefasto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/