Estados Unidos monitoram obras da Odebrecht no exterior e apontam sinais de corrupção

A diplomacia americana monitorou os negócios da empreiteira brasileira Odebrecht no exterior e apontou para suspeitas de corrupção em obras espalhadas pelo mundo na segunda gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010). Telegramas confidenciais do Departamento de Estado americano revelados pelo grupo WikiLeaks relatam ações da empresa brasileira e suas relações com governantes estrangeiros. Lula é citado em iniciativas para defender os interesses da Odebrecht no exterior.

Em 21 de outubro de 2008, a embaixada americana em Quito descreve a pressão imposta sobre as empresas brasileiras pelo presidente daquele país, Rafael Correa. O governo equatoriano ameaçava expulsar Odebrecht e Petrobras, alegando descumprimento de contratos.

A embaixada americana em Quito, porém, alerta ao Departamento de Estado dos EUA que o motivo da pressão seria outro: corrupção. "Alfredo Vera, chefe da Secretaria Anticorrupção do Equador, levantou questões sobre os preços e financiamento dos contratos da Odebrecht", indicou o telegrama. "Apesar de não termos informações de bastidores no projeto San Francisco (usina), o posto ouviu alegações com credibilidade de corrupção envolvendo o projeto de irrigação da Odebrecht em Manabi de um ex-ministro de Finanças que se recusou a assinar os documentos do projeto diante de suas preocupações sobre a corrupção", afirmaram os EUA.

12 comentários:

Anônimo disse...

Tem obras suspeitas de empreiteira brasileira nos Estados Unidos? Se tiver "nos Estados Unidos", que se investigue.
Se tiver obras suspeitas de empreiteiras brasileiras em outros países qual a competência dos Estados Unidos para investigar?
Os Estados Unidos gosta de invadir, deitar e rolar nos países árabes pequenos, exceto a Siria porque a Russia não permitiu, assim como a China não permite os Estados Unidos Invadam a Coreia do Norte.
Agora mesmo os Estados Unidos fecharam acordo com o Irã sobre a bomba atômica e reataram com Cuba, ou seja, estavam isolados politicamente e economicamente, precisam outros mercados ou vão ser engolidos pelo mercado, leia-se China e Brics antes da hora. Quem compra não são os países ricos são os países em desenvolvimento, é desse mercado que o Estados Procura, o resto é especulação.
A propósito, o FBI conseguiu prender mais algum dirigente influente da FiFa? Parece que ficaram só na prisão só do Marim, amiguinho do Aécio neves, do PSDB, mais de 80 anos, porque chupou bala.

Justiniano disse...

Os idiotas da esquerda (anônimo 10:10) acreditam nessa baboseira da China vender para os países emergentes. Abram os seus olhos tolos, os EUA é o maior mercado consumidor e EUA-China são irmãos siameses, um depende do outro, tanto que 65% das exportações tem destino americano e os outros 35% para o resto do mundo.

Grande parte do lixo reciclado americano é comprado pelos chineses (é um vai e vem), 70% do metal cobre consumido pelos chineses é proveniente do lixo americano. Todo papel reciclado chinês é proveniente do lixo americano. A queda do preço do ferro, tem uma das causa a redução de consumo chinês, mas eles descobriram que é mais barato comprar sucata de ferro americano e reciclar do que o usar o minério.

A China sabe que caso haja uma crise de consumo americano ela não terá onde vender volumes gigantesco de mercadorias.

A China tem estatísticas de consumo para daqui 20 anos, sendo sempre o EUA como destino, porque a população americana continua a crescer, a taxa de natalidade deles é 3 crianças por casal, enquanto no Brasil essa taxa esta em 1,6 criança por casal, seremos futuramente um país de velhos, enquanto os americanos serão um país de jovens.

Anônimo disse...

Anônimo comunista PTralha das 10:10h 22/07, por que tu não fizeste o X xixii final??? kkkkkk. Tu não enganas ninguém.

Anônimo disse...

Comentário idiota de petralha inicia esta série. Eles adotam uma técnica de espezinhar reputações. O criminoso preso é o Marin, mas o destaque no comentário é que é amigo do Aécio. Ontem, falaram do mensalinho mineiro, porque é mensalinho,não se compara ao petrolão, ao mensalão. Usando a mesma técnica, destacaram que o ex-governador mineiro pertence ao mesmo partido de Yeda, Alckmin (que é amigo da Dilmanta, mas isso não disseram), Aécio, etc. Cara pálida, o criminoso é o ex-governador. Destrua as reputações de qualquer membro do teu partido, porque lá todos são cúmplices, já está provado. Nos outros partidos, não se prova. Ser amigo, não quer dizer que participou de crimes junto. Isso é maucaratismo, típico de criminosos. Agora vamos a notícia: Rezo para que os americanos localizem provas do envolvimento desses petralhas com empresas, bancos, contas ou operações nos estados unidos. Porque ai, a justiça deles vem a mil. Lá, esses pilantras não podem "preparar" juizes como fazem aqui. Lá serão julgados e os culpados condenados, sem dó nem piedade. Aqui, temos um juíz que vem sendo espezinhado pela quadrilha assaltante, seus comparsas e admiradores. O que lamento é que as cadeias de lá, terceirizadas, são confortáveis. Deveriam ser condenados e ir pra cadeia aqui, para verem o que é bom pra tosse. Mas aqui tem os Lewandowsky, os teoróviskis e outros estrumens, todos "preparados" para, ao final, livrarem a cara desses quadrilheiros.

Anônimo disse...

Pela legislação americana, é crime federal circular com dinheiro fruto de crime nos EUA, ou seja, no momento em que a Odebrecht passa o dinheiro que ela rouba em diversos países, como no Brasil, pelos EUA, eles podem investigar e prender os criminosos.

O que me causa espanto é o anônimo acima ficar contra o FBI e a favor destes ladrões que roubam do Brasil há 50 anos !
Nós não temos hospitais, polícia na rua, escola ........ Enfim, quase tudo, graças à estes ladrões que assaltam o Brasil há 500 anos, já que nossa justiça e polícia não conseguem prender eles, deixa o FBI e os EUA fazerem o que não conseguimos.

Quem vai acabar prendendo o Molusco vai ser o FBI !!

Anônimo disse...

Qual o sentido dos EUA investigarem empresas de outros paises?Seria para proteger suas empresas que perdem espaços? Bisbilhoteiros com interesses próprios.

Anônimo disse...

Americanos/Ingleses entre outros dito desenvolvidos aceitam dinheiro limpo ou sujo,de ditadores,do mundo inteiro,trabalham com esse dinheiro,quando um corrupto uo ditador cai em desgraça será que eles informam quanto havia realmente?Quanto o Iraque teve de retorno do Sadan?No caso se o Maluf tinha dinheiro nesses paises, não retornou ou retornou pouco, o infrator não pode reclamar.Sera que isso não seria uma nova forma dos Corsários do seculo XXI?De onde é o dinheiro de vários times de futebol da Inglaterra?Em tempo: não pensem que sou de esquerda que eu não sou,e acho os esquerdopatas são atrasados no tempo.

Anônimo disse...

Pela Teoria do anônimo das 13:45 o Brasil e outros países estariam subordinados a Legislação Interna dos Estados Unidos? Bem que os Estados Unidos gostariam, mas não é assim que funciona. Estamos falando em soberania nacional, se o Brasil entender que uma investigação feita pelos Estados Unidos não está correta, não está e ponto final, chega de síndrome de cachorro vira lata. O Brasil não ter força bélica para enfrentar os Estados Unidos, por isso mesmo se filiou ao BRICS, onde a China e a Russia, além de serem potencias bélicas, também tem poder de veto no Conselho da Onu. Além do que, estrategicamente, o Brasil negociou com a China a extração de Petróleo no Pré Sal, ou seja, na estratégia geo-politica estamos bem, ou seja, o Brasil se filiou aos BRICS (países que totalizam mais de 3 bilhões de habitantes), ao mesmo tempo mantém relações com os Estados Unidos e a Europa, além de ser o pais mais forte do Mercosul.

Eles condenaram o Snodem, cidadão americano, que se refugiou na Russia e a Russia não libera ele e ponto final.

Anônimo disse...

Obviamente, que os estados unidos não virão aqui prender os petralhas, mas os condenarão se praticarem crimes no território americano. A grande punição será a indenização, ou a impossibilidade desses criminosos viajarem para paísem em que os americanos mantém acordo e podem solicitar a prisão. Sobrará para os petralhalhas milionários viajarem para a África, Bolívia, e outras porcarias, que eles só iam para ganhar dinheiro ilegal, mas gostaria de gastá-los no primeiro mundo. Vão ter que se contentar com férias em prais do Haiti kkkkkkk, da Venezuela quebrada e outras que intimamente odeiam , pois esquerdalho rico quer mesmo é ir pra Paris. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O problema de leigo, como o petralha das16:04, querer dar pitaco é este.
É lógico que os EUA, diga-se de passagem infelizmente, não pode prender por crimes cometidos no Brasil, mas, no caso da Odebrecht, eles estão LAVANDO DINHEIRO FRUTO DE CRIME NOS EUA, logo, sob jurisdição americana, é apenas isto !

Não te preocupa que teus amigos e companheiros de partido não serão presos pelo FBI no Brasil, mas não poderão nunca mais sair desta "potência" nem a turismo !!

Anônimo disse...

Não sei se os comunistas PTralhas são néscios mesmo ou se fazem de néscios, porque escrevem cada coisa de doer o cérebro...

Anônimo disse...

O anônimo PTRALHA das 10:10 e 16:04 deve achar que não irá fazer Xixi nas penitenciárias americanas depois de operar na PASADINA.

Calma ptralhinha, não adianta espernear, tua vez vai chegar!


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/