Mônica Bérgamo diz que políticos voltam a falar no impeachment de Dilma como saída para a crise

Mônica Bergamo - Folha de SP 

1. A prisão do empreiteiro Marcelo Odebrecht e as más notícias na área econômica deram impulso às conversas sobre um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff, ou de alternativas que no mínimo diminuam seu poder.

2. Antes restritas à oposição, e adormecidas nos dois últimos meses, elas agora correm soltas entre parlamentares, ministros e lideranças do PMDB.

3. A prisão de Odebrecht, financiador de campanhas de praticamente todos os partidos e amigo pessoal de diversos políticos, seria um sinal de que Dilma perdeu de vez o que peemedebistas chamam de "controle" da situação: se o empreiteiro foi preso, com argumentos considerados "frágeis", qualquer um no país pode ser detido também, e a qualquer momento. Boa parte dos líderes do partido está sob investigação.

4. ALTA COSTURA
A casa de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, virou um dos centros de reunião dos que passaram a defender, depois da prisão de Odebrecht, uma "saída" para a situação, que definem como "grave". As ideias discutidas, no entanto, são consideradas complexas e de difícil viabilização.

5. RANKING

O impeachment, por exemplo, não agrada ao presidente do Senado. Ele está em rota de colisão com o vice-presidente Michel Temer, que substituiria Dilma. Outra alternativa ventilada seria a implantação do parlamentarismo no país, sem que Dilma perdesse o mandato, mas, sim, o poder. E uma terceira, a saída da presidente e do vice, com a convocação de eleições, é considerada a mais traumática de todas.                   Compartilhe:

7 comentários:

Mário Castilho disse...

Prefiro a terceira opção. Doença grave, remédio amargo.

Anônimo disse...

Assembleia goiana revoga homenagem a Sheherazade:

Após ampla repercussão nas redes sociais e um abaixo assinado na internet alcançar 1.359 apoios, deputados goianos recuam e cancelam concessão de título de cidadania goiana à âncora do SBT; na petição online, grupo afirma que a jornalista é "uma das vozes histéricas em prol da segregação racial, social e sexual do País";....

Xi, Xiii, o bom senso está sobrepujando o mal, digo, o fascismo.

Unknown disse...

Jânio Quadros, João Goulart, Figueiredo, Tancredo Neves, Collor caíram do poder.

Quero ver quando irão cair Sarney, FHC, Lula e Dilma.

Está claro que tem um grupo de poderosos que elege e derrubam quem eles querem.

Anônimo disse...

IMPEACHMENT? TEM QUE SAIR ALGEMADA DE LÁ E TODA A CÚPULA DO PT NO BRASIL...SEM EXCEÇÃO...ELES ACABARAM COM O BRASIL..SERÁ QUE UM DIA ESTE POVINHO IGNORANTE,CEGO E SEM CULTURA DO BRASIL VAI APRENDER? ACREDITAM EM PROMESSAS...POR 12 ANOS VOTARAM NO PT POR CAUSA DO MAIOR LADRÃO QUE O BRASIL JÁ TEVE: LULA SEM DEDO

Anônimo disse...

O Impeachment da Dilma seria o caminho mais sensato para o país, não que iria resolver de pronto, mas seria um sinalização positiva para investidores que já estão desistindo do Brasil, porque já estamos entrando numa espiral de recessão que poderá durar muitos anos, o setor produtivo está ruindo, não há credibilidade nela nem em seu governo!

Anônimo disse...

Só a saída de Dilma do governo não limpa toda esta sujeira que é o Senado, Câmara, STF e o próprio governo. E pior, as dificuldades continuarão e as medidas drásticas terão de ser tomadas a qualquer custo. O rombo está aí e quem enriqueceu com isto não vai devolver.
O Lula ia se aproveitar, dizer que destituíram a Dilma e os problemas continuaram. Pior, os lulistas acreditam em Lula e ele ainda sai dessa como bonzinho.

Anônimo disse...

Após o momento em que o povo percebeu que houve um estelionato eleitoral, esta presidente perdeu toda sua credibilidade. Quem confia no governo? Por isto ela vai acabar sofrendo o impeachment. Não tem escapatória.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/