Câmara contraria governo e aprova reajuste automático para aposentados

Levantamento da votação que culminou com a derrota do governo mostra defecções em bancadas como PMDB, PP, PR, além do próprio PT. Partido com o maior número de integrantes envolvidos no escândalo da Lava-Jato, o PP foi o mais infiel: dos 29 votantes, 19 deputados se manifestaram contra os interesses do Executivo. -

Após prorrogarem regra de correção no valor do salário mínimo, os deputados estenderam o cálculo para todas as aposentadorias. É o que informa Gabriel Castro, repórter do site e da revista www.veja.com.br de hoje, conforme reportagem que vai na íntegra:

A Câmara dos Deputados contrariou o governo e aprovou nesta quarta-feira uma emenda que estende para todos os aposentados e pensionistas do INSS o cálculo de reajuste automático aplicado ao salário mínimo. Foram 206 votos favoráveis, 179 contrários e 4 abstenções.
O formato atual de reajuste do mínimo leva em conta a inflação do ano anterior medida pelo INPC e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Nesta quarta, mais cedo, a Câmara aprovou a medida provisória que estende esse cálculo até 2019. Em seguida, os deputados deram o aval a uma emenda que desagrada o governo e aplica o cálculo também para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo.
"O sacrifício é sempre dos aposentados. Qual é o sacrifício que os banqueiros estão fazendo, com o maior spread bancário do mundo no Brasil?", questionou o vice-líder da oposição, o deputado Moroni 
O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), argumentou que o salário dos aposentados que recebem acima do mínimo é um tema à parte e que a aprovação da emenda poderia prejudicar o reajuste dos trabalhadores que recebem o salário mínimo. "Vamos logo, logo apresentar uma solução para o reajuste dos aposentados", prometeu. Ainda assim, a maioria da Casa votou contra o governo e aprovou a emenda.
Dentro da base aliada, PP, PTB e PDT votaram majoritariamente a favor da emenda. A medida provisória ainda pode ser alterada no Senado Federal e corre o risco de ser vetada pela presidente Dilma Rousseff.

Contra - A Câmara também rejeitou uma emenda que criaria um cálculo alternativo, levando em conta a média de crescimento do PIB nos cinco anos anteriores. Essa fórmula seria aplicada apenas quando fosse mais vantajosa para os aposentados do que a fórmula atualmente em vigor. A Casa derrotou ainda emendas que previam um reajuste real do salário mínimo (acima da inflação), independentemente do mau resultado do PIB.

3 comentários:

Anônimo disse...

É a primeira notícia decente que os aposentados tem em treze anos e ela aconteceu porque as esquerdas foram vencidas na câmara, em resumo, aqueles que dizem proteger o povo são na realidade seus algozes, seus torturadores e seus cínicos executores!

Anônimo disse...

Muito bem.
No Rio grande do Sul, toda a arrecadação vai para pagar salários e mordomias do funcionalismo.
Na União, se continuar com estas benesses dos deputados em pouco tempo vai acontecer a mesma coisa.
A oposição esqueceu que um dia poderá assumir.
a direção do país (ou não acredita nesta hipótese?)

Anônimo disse...

Não se animem. Com o PIBINHO que temos o ganho é quase nada. E o governo já se preparou. Vai recuperar os aumentos logo,logo. Já reajustaram o PIB para negativo neste ano.
Tóóóóiiiinnnnnnnnnn.........na cabeça dos aposentados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/