Opinião do leitor - Depois da Zelotes, elites começaram a achar perigosas as ações do Juiz Sérgio Moro

O grupo do qual o bilionário Jorge Gerdau é um dos donos, também é investigado pela PF, pelo MPF e pela CPI do Carf. 



OPINIÃO DO LEITOR

Logo quando a operação Zelotes flagrou grandes figurões da elite brasileira em práticas criminosas em aliança com líderes do PT, a presunção de inocência resolveu dar o ar da graça.
Os grupos  RBS, Gerdau, Bradesco, Santander, Safra, Pontual, GM e Bank Boston, as montadoras Ford e Mitsubishi e um grupo de outras grandes empresas, estão sendo investigados pela suspeita de pagamento de propina a integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais para anular multas tributárias milionárias
Idéia perigosa, a de Sérgio Moro ? Como assim? Desde quando? Que curioso, não? Se prender suspeitos e mantê-los trancafiados até que confessem o que sabem e o que não sabem foi saudado até agora como um bom padrão de execução da judiciária, que medo é esse de uma sentença condenatória em primeira instância?
Manter o réu preso sem julgamento pode, mas prendê-lo depois do julgamento não pode? Estranho raciocínio. Muito estranho mesmo.
É muita coincidência que esta tomada de consciência - chamemos assim - tenha acontecido quando um escândalo de proporções muito maiores do que qualquer petrolão, evidenciou algo banal, trivial, óbvio: o maior escândalo de corrupção de todos os tempos, em qualquer época, em qualquer país, é a sonegação dos ricos, estejam eles ligados a que esquema for - do petrolão ao suíçalão do HSBC e, agora, ao esquema desbaratado pela operação Zelotes, da Polícia Federal.
Logo quando a Zelotes flagrou grandes figurões da elite brasileira em práticas criminosas, vis, tão dignas de escárnio quanto qualquer propina intermediada por doleiros, a presunção de inocência resolveu dar o ar da graça. Justo ela que andava tão sumida.
Justo agora que, entre outros, uma afiliada das organizações Globo (a gaúcha RBS) aparece na mira das investigações, se resolve falar novamente, alto e bom som, em presunção de inocência.
Esperemos para ver que juiz vai ter a coragem - não é assim que se chama? - de prender tais figurões e fazê-los ver o sol nascer quadrado até que confessem seus crimes já expostos e supliquem por delações premiadas. Se tem dinheiro público, se tem propina, sem tem lavagem de dinheiro, não vai ter prisão? Agora não vai ter? Por quê?
Afinal, O Globo está com medo de quê? Esse editorial de hoje, terá sido feito por gente que nasceu ontem? Quem o escreveu não sabe que o padrão Moro de qualidade judicial já é corriqueiramente aplicado em nossa Justiça?
Depois de ter premiado Moro com o prêmio "Faz Diferença" de personalidade do ano, quem sabe o jornal não se disporia a conferir um troféu "Sérgio Moro" a presídios com as estatísticas mais altas de gente presa sem condenação, aguardando delações premiadas e julgamento a perder de vista?
O Globo assustou-se e alerta: o "Congresso precisa debater". Claro! Os leitores de O Globo, pelo menos aqueles que não nasceram ontem, entenderam bem que a sugestão do jornal é para que a proposta encontre o caminho certo para ser imediata e solenemente sepultada, com o sinal verde de aplausos em futuros editoriais.
A defesa da presunção de inocência por parte de uma mídia que se vende, diariamente, atropelando essa mesma presunção de inocência mostra o quanto muitos de seus editoriais são meros exercícios de hipocrisia, assim como os pedidos de desculpas por seu golpismo entranhado.


Precisou da Zelotes para a turma de O Globo se lembrar que a Justiça, em qualquer lugar, é feita não apenas de leis, mas de juízes e de precedentes.

14 comentários:

Anônimo disse...

Os sonegadores estão preocupados. Felizmente neste país temos alguns Sergios Moros. Cana e multa nos sonegadores. Sem dó nem piedade. Moralistas de cuecas.

Anônimo disse...

A imprensa aplaude esse tipo de ação somente quando é contra o PT.
Por isso que ninguém mais acredita em jornal. E com a internet ficou bem mais difícil manipular a opinião pública. Antes quem decidia quem seria o presidente do Brasil eram os ventríloquos da plutocracia brasileira, isto é, Globo (Marinho), Veja (Civita), Folha (Frias)e Estadão (Mesquita).

Surfista Prateado disse...

A opinião deste leitor PETISTA não passa de uma tentativa desesperada de livrar a cara do seu fuhrer. Me admiro o editor não se dar conta disso. O inimigo de meu inimigo não necessariamente é meu amigo.

Anônimo disse...

A prioridade é com os LADRÕES de tua quadrilha, petralha 11:39.

Anônimo disse...

Editorial?
Quá... Quá... Quá...
A Pedido, isso sim.
Pura Troca de favores.
Escreve Você, por favor.
Precisamos preservar a nossa Liberdade de Imprensa e o nosso Direito ao Esrado de Direito.

Anônimo disse...

Está na hora de mudar esse país. Se perdermos essa oportunidade, o destino do pais será negro. Levará muitas gerações para recuperá-lo.

Anônimo disse...

VAMOS SER IMPARCIAIS, UM CRIME NÃO EXIME O OUTRO !

TEM QUE PRENDER TODOS PETRALHAS, MAS TAMBÉM DEVEMOS PRENDER ESTES EMPRESÁRIOS QUE FICARAM BILIONÁRIOS ROUBANDO, SUPERFATURANDO, SONEGANDO, CARTELIZANDO A ECONOMIA AO LONGO DESTES NOSSOS ANOS (ACHO UNS 500 ANOS DE ROUBALHEIRA... KKK)

VAMOS DAR RESPALDO E FORÇA A NOSSA PF, MPF E JF PARA PRENDER TODOS OS VIGARISTAS, COMEÇANDO PELOS PETRALHAS, MAS NÃO ACABANDO NELES, SENÃO É TROCAR 6 POR MEIA DÚZIA !!

Anônimo disse...

O Globo em seus três editoriais de hoje, dia 25/06/2015 não aborda esta temática.

Unknown disse...

O Delegado Garisto da Polícia Federal já falou que o Domando Delta é quem manda no Brasil.

Quem manda no mundo é o grupo Bilderberg. The True Story of BilderBerg Group.

Quem mandan o FED é os Morgans, Rockfellers, Rotsthild, Shiff e outros banqueiros.

No Brasil o Comando Delta, os donos do Brasil devem ter.

O Presidente da Bovespa, dos bancos com Itaú, Unibanco, Panamericano, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil eo utros mais.

Devem ter os grandes empreiteiros, industriais, os donos de TV do Brasil e etc.

Deve ter o presidente da Embraer, presidente da Vale do Rio Doce, presidente da Eletrobrás, presidente da Anfavea e outros CEOS e líderes.

Anônimo disse...

Muitas atuações desses órgãos fiscais são indevidas e podem ser contestadas com sucesso na justiça. Mas os pequenos contribuintes não tem como enfrentar a máquina confiscatória devido ao custo elevado. Para os que tem capacidade financeira o problema é o longo tempo para uma decisão, que pode resultar em graves perdas. Daí apelarem para um "tribunal" paralelo chamado CARF. E além disso, os magistrados podem ser convocados pelo poder executivo para mudarem de opinião, como já aconteceu há uns 15 anos.

elias disse...

Anonimo das 16:40. 15 anos?

Tenho uma ação do plano verão, liquida e certa, e um vagabundo do stf sentou em cima, a pedido da quadrilha no governo.

Ano passado.

Anônimo disse...

Enquanto vamos acertando as contas com estes devedores, vamos já pensando em colocar novamente o País aos destinos traçados de um grande futuro. Basta de traidores da Pátria. Faremos o brasil que sonhamos, UMA GRANDE NAÇÃO.

Anônimo disse...

Garisto nunca foi Delegado.

Anônimo disse...

QUALIDADE TOTAL - PADRÃO FIFA - DILMA OVACIONANDO A MANDIOCA -

QUE FIZEREM E CONTINUAM FAZENDO COM ESTE QUERIDO BRASIL.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/