Donos da Odebrecht e da AG fizeram exames de corpo de delito em Curitiba

Os 12 presos da 14ª fase da Operação Lava-Jato, entre eles os presidente das construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez, Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo, foto ao lado, respectivamente, fizeram na manhã deste sábado exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal, em Curitiba.

As prisões produziram forte comoção nos meios empresariais e políticos brasileiros, provocando também forte repercussão internacional, já que as duas empresas são dois dos maiores grupos empresariais do Brasil.

Nunca, antes, neste País, empresários de tão grosso calibre foram presos.

Em São Paulo, o presidente FHC reclamou da ausência, até agora, da prisão dos líderes políticos do Petrolão, no caso Lula e Dilma. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Como será paga a reforma do Beira-rio, ou será que já não foi paga?
Dizem que Lula ajudou o Corintians.
Será que o Internacional não foi ajudado também ?
Com a palavra o presidente da AG.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Prender BANDIDOS de grife é outra coisa.

Saudações

Anônimo disse...

Procuradoria questiona competência de juiz da Operação Zelotes:

Jornal GGN - Ricardo Augusto Soares Leite, juiz da 10ª Vara Federal de Brasília apura atualmente o esquema de corrupção dentro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão suspeito de fazer parte de uma quadrilha que desviou bilhões da Receita Federal em multas que deveriam ser pagas por empresas com problemas fiscais. O juiz Ricardo Leite negou todos os pedidos de prisão dos investigados da Operação, impediu buscas e apreensões, e suspendeu escutas telefônicas. Agora o Ministério Público quer o afastamento do magistrado que também é responsável pelo processo da Máfia dos Vampiros que encontra-se parado desde 2012.

Folha de S.Paulo

O Ministério Público Federal quer o afastamento do juiz Ricardo Augusto Soares Leite da 10ª Vara Federal de Brasília. Leite é o juiz da Operação Zelotes, que apura esquema de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão responsável por julgar os autos de infração da Receita.

Segundo a polícia, multas contra empresas somando R$ 19 bilhões tiveram o julgamento alterado pela ação de uma quadrilha que atuava junto ao órgão.

O Ministério Público, no entanto, disse que não conseguirá anular a maioria dos casos, porque várias decisões judiciais dificultaram a obtenção de provas.

O juiz Ricardo Leite negou todos os pedidos de prisão dos investigados, suspendeu escuta telefônica e não autorizou buscas e apreensões.

A Procuradoria já representou contra Leite na Corregedoria do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, em abril. Segundo a Folha apurou, se nenhuma medida for adotada pela corregedoria do Tribunal, a Procuradoria da República no Distrito Federal vai recorrer ao Conselho Nacional de Justiça.

Juiz substituto, o magistrado está há aproximadamente dez anos no comando da 10ª Vara, especializada em julgamentos de crimes de lavagem de dinheiro.

VAMPIROS

Nesse período, passaram pelas mãos de Leite casos como o da máfia dos Vampiros, o de Maurício Marinho (Correios), Waldomiro Diniz (Casa Civil) e o da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo (veja quadro ao lado).

Na representação à corregedoria do TRF, à qual a Folha teve acesso, os procuradores relatam o que classificam como "a existência de um crônico e grave quadro de ineficiência" na atuação do juiz Ricardo Leite.

Procurado por uma semana na Justiça Federal no DF, ele não quis dar declarações (leia texto ao lado).

De acordo com o documento, o magistrado prejudicou o andamento dos processos por demorar para tomar decisões simples e por empregar expedientes jurídicos vetados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Os procuradores dão exemplos de como "a extrema morosidade" no trâmite dos processos na 10ª Vara gera "substanciais prejuízos" ao país.

Na Operação Vampiro, deflagrada em 2004, o STJ negou um recurso impetrado pelos réus e autorizou, em 2010, o andamento regular do processo. A ação penal só foi retomada pela 10ª Vara, porém, em fevereiro de 2012.

A Justiça suíça bloqueou recursos nos nomes de alguns dos réus. O dinheiro não foi repatriado para o Brasil porque até hoje não há uma decisão definitiva sobre o caso.

Na representação ao TRF, o MPF pede que a corregedoria instaure procedimento avulso contra o juiz e uma correição extraordinária na 10ª Vara Federal. Entre as punições previstas que podem ser aplicadas ao juiz, estão advertência, remoção para outra vara e até mesmo aposentadoria compulsória.

Na correição extraordinária, seria feito diagnóstico completo da Vara para acelerar o andamento dos processos. Nos próximos dias, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) vai na mesma direção: solicitará ao CNJ a instauração de sindicância e processo administrativo disciplinar contra o juiz. Segundo Pimenta, relator da subcomissão da Câmara criada para acompanhar a Zelotes, a atitude do juiz Ricardo Leite tem "prejudicado sobremaneira a apuração dos fatos".

Xiii, vai ver que é porque ñ tem ninguém do PeTe envolvido.

Anônimo disse...

Até o petralha 17:09 é inocente, depois de pagar uma propininha como
de costume como e a advogado de porta de cadeia.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 17:09
Pimenta afirmando que a atitude do juiz Ricardo Leite tem "prejudicado sobremaneira a apuração dos fatos", especialmente este sobremaneira é demais!!! E ainda por cima cogita não haver ninguém do seu partido, o PT envolvido! Isso só poderia sair mesmo da boca de um petralha, pois cara de pau e hipocrisia é com essa turma mesmo - são experts!

Anônimo disse...

Tá, anônimo das 18:49 a noticia vem da insuspeita Folha de São Paulo, é verdadeira ou não. Se não porque, quais os argumentos?

Anônimo disse...

Os petralhas grandes estão mais apertados do que rato em guampa, para
desespero dos petralhas miúdos que aguardam uma luz, uma orientação
que não chega, pois os de cima estão mais atarantados do que cachorro
que caiu do caminhão de mudança. Com isto a petralhagem miúda não sabe se vai ou se fica, não sabe se fica ou se vai, se vai sabem que não ficam, se fica sabem que não vai, é só isto que conseguem entender. Ou seja, estão de bobeira, tontinhos da silva esperando o
epilogo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/