Datafolha demonstra que só Collor teve pior avaliação do que Dilma

A presidente Dilma Rousseff chega ao final do primeiro semestre avaliada como ruim ou péssima por 65% do eleitorado, um novo recorde na série do Datafolha desde janeiro de 2011, início de seu primeiro mandato.

Isto é o que revela esta noite o jornal Folha de S. Paulo, edição de domingo, antecipada.

Leia toda a reportagem:

No histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do instituto, essa taxa de reprovação só não é pior que os 68% de ruim e péssimo alcançados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992, poucos dias antes de seu impeachment.

Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, trata-se praticamente de um empate.

No levantamento realizado na quarta (17) e na quinta (18), o Datafolha apurou que apenas 10% dos brasileiros classificam o governo da petista como bom ou ótimo.

Essa taxa —só comparável às dos momentos mais críticos de Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso— equivale a um terço da pior marca de Dilma em seu primeiro mandato, os 30% pós-junho de 2013, quando uma onda de grandes protestos espalhou-se pelo país.

Em relação à pesquisa de abril, a reprovação de Dilma subiu cinco pontos; a aprovação oscilou três para baixo.

A atual taxa de aprovação da presidente é baixa, e em patamares muito parecidos, entre eleitores de diferentes níveis de renda. No grupo dos mais pobres, os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos, 11% a aprovam, 62% a reprovam. No segmento dos mais ricos (acima de 10 salários), 12% a aprovam, 66% a reprovam.

Tendências parecidas ocorrem nos recortes por sexo, idade e escolaridade.

Algum contraste pode ser observado na aprovação por região. No Sudeste, a área mais populosa, só 7% aprovam a presidente. No Nordeste, 14%. Já a reprovação nos nove Estados nordestinos, área onde Dilma obteve enorme vantagem de votos na eleição de 2014, é de 58%.

Avaliação da presidente Dilma Rousseff - Crédito: Editoria de Arte/Folhapress


AGENDA

Os resultados ocorrem em meio à uma série de eventos negativos para a imagem da presidente, como o risco de rejeição das contas do governo em 2014 pelo Tribunal de Contas da União e o aprofundamento da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras.

O ajuste fiscal que tem sido defendido e promovido pelo governo tampouco parece ajudar. Para 63%, as medidas afetam principalmente os mais pobres. Outros 29% acham que afetam igualmente pobres e ricos.
A pesquisa foi feita antes da prisão de executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, as duas maiores empreiteiras do Brasil.

Mas sob forte efeito da queda do emprego, cujo resultado estatístico mais chamativo foi anunciado na sexta (19) pelo Ministério do Trabalho.

Conforme a pasta, 115 mil vagas de trabalho com carteira assinada foram encerradas em maio, o pior resultado para o mês desde 1992. Foi, conforme os dados do Caged (Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados), o quarto mês de queda no emprego neste ano, que já acumula um saldo negativo de quase 244 mil vagas formais.

No Datafolha, o tema aparece no capítulo que investiga as expectativas econômicas da população. E também como recorde. Para 73%, o desempego irá aumentar no próximo período ante 70% que pensavam assim três meses atrás e 62% em fevereiro.


Outro sinal detectado pela pesquisa nessa área é que o desemprego passou a ser visto como o principal problema do país por 11% do eleitorado. Em fevereiro, eram 6% os que pensavam dessa forma.

11 comentários:

Anônimo disse...

E Collor não tinha nenhum partido apoiando-o.

Anônimo disse...

Xiiiiii...a DataFaia ta muito generosa, vcs nao acham nao????! So 65% desaprova o desgoverno?? Atras de Collor ainda???!! Kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Operação é criticado nos meios jurídicos e pelo ministro da justiça, isso prova que o Sérgio Mora esta certo.

Quanto a casa começa a cair e os que sempre levam vantagens se sentem ameaçados é assim mesmo.

O problema no país já passou de corrupção é gestão moral, se nada acontecer com essa gente e com mais que deveriam estar presos, corremos o risco de ninguém mais obedecer as instituições.

A desobediência civil, por falta de moralidade jurídica, é o abismo para a barbárie. Todos (criminosos) terão direito de invocar a inércia e o ser servil para também se safarem, sejam quais forem seus crimes.

A própria constituição diz isso. A justiça não pode ter duas medidas.

O que é para um, também será para com outro.

Anônimo disse...

Data Folha está sendo boazinha com a presidente.

A rejeição é maior que esta. Data Folha não quer ser a primeira a dizer isso.

Anônimo disse...

Eu acho que ela deveria renunciar o seu mandato e dizer para o povo brasileiro que nao levou a deterioração da economia sozinha e sim com a ajuda de seus companheiros de partido e principalmente do chefe. Porque os mal feitos começou no governo lula, maior corrupção da historia do pais,desgovernos, irresponsabilidade fiscal, falta de ética e descredito. Quem confia neste governo? Acho que esta pesquisa não esta correta, pois acredito que seja menor a porcentagem de aceitação deste governo.

Anônimo disse...

Conversando com pessoas ligadas ao PT, aqueles antigos, dos tempos que faziam de tudo para o partido, esses estão indignados e querem que os culpados sejam presos.

Foram ludibriados e enganados, e dificilmente o PT conseguirá recuperar credibilidade junto aos seus. Vão de agora em diante ter em suas fileiras "amigos da onça".

Anônimo disse...

Quando lula diz que é o próximo, esta fazendo como o suicida covarde,
ameaça de matar para ver quem vem lhe salvar.

Politicamente Jânio Quadros fez o mesmo. Renunciou pensando que o povo pediria para ele voltar. Deu no que deu.

O povo esta cansado, e os militantes do PT, também.

Sobram só os figurões que ganham muito dinheiro fazendo o que o Lula e a Dilma mandam.

Anônimo disse...

Por enquanto... ainda faltam 3,5 anos...

Anônimo disse...

Não podem desagradar a militância ainda existente. Isto justiça o elevado índice apurado. Afinal, amanhã irão faturar mais alguns trocados do dinheiros ainda escondido pelo PT. Que digam os advogados dos ptistas!




Unknown disse...

Desses últimos presidentes... o mais honrado foi o Itamar Franco. Ficou 2 anos, fez o Plano Real e foi embora. Tinha postura e nunca se provou nada contra ele. Agora Sarney atolado de escândalo. Collor também. FHC nem se fala. Lula e Dilma os piores. Não é a toa que muitos brasileiros que moram no exterior tem muito respeito pelo Itamar Franco.

Eu, sinceramente. Dos presidentes do Brasil de 1889 até hoje. O que eu mais respeito é o Itamar Franco.

Anônimo disse...

Depois do Jô

Entrevistas com:

Ana Maria Braga
Fátima Bernardes
Angélica
Serginho Groisman
Maria Júlia (Majú)



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/