Polícia está atrás do "milagre do enriquecimento" na Casa Civil da Presidência

O poder do chefe da Casa Civil da Presidência da República, como quase tudo no governo do PT, é uma relação incestuosa entre o partido e o Estado. José Dirceu, que foi ministro da Casa Civil na fase inicial do primeiro mandato de Lula, já abriu os trabalhos ampliando os poderes de sua pasta.

Ele comandava a máquina partidária e vendeu aos radicais a ideia de que Lula só se elegeria em 2002 com a suavização do discurso socialista estatizante e hostil ao livre mercado. Deu certo, e a figura de leão vegetariano colada a Lula funcionou na costura das alianças e nas urnas. Em retribuição, José Dirceu tornou-se superministro, condição que alardeava aos quatro ventos com variações desta frase: "Ele é o presidente, mas quem manda no governo sou eu".

Dirceu e a Casa Civil foram os guardiões e os fiadores dos acertos e compromissos firmados com políticos poderosos e grandes empresários. Parte desse enorme poder encarnado por Dirceu na Casa Civil foi passada a seus sucessores na pasta. Com o poder, tornou-se hereditário também o hábito de o titular usar o ministério como balcão de negócios e, uma vez fora, lançar mão de sua influência junto a quem ficou para continuar operando.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa na revista Veja deste final de semana.

8 comentários:

Anônimo disse...

Este CARF claramente foi criado pelo governo petista para arrecadar fundos para o partido baseando-se de que corruptos pagariam muito para não pagarem débitos tributários, pois em tão pouco tempo não se reuniria uma corja tão corrompida quanto a que se instalou no CARF, parece que foram escolhidos a dedo para a função, qual seja extorquir dinheiro de corruptos para financiar os bolivarianos lulistas! E o resultado é um prejuízo de bilhões para os verde-amarelos enquanto os vermelhos enchiam seus bolsos de dólares!

Anônimo disse...

Só a ERENICE GUERRA amigona da
DILMA colocou dois artistas na
CARF. Pintaram e bordaram.

Anônimo disse...

Elles instalaram ou não instalaram uma verdadeira quadrilha de assaltantes do dinheiro público no governo...??? Em todos os partidos tem corruptos mas no governo do PT foi montada uma "" UMA SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PARA ASSALTAREM OS COFRES PÚBLICOS", palavras do ex-procurador da república da época do mensalão.

Anônimo disse...

Quando é que vão investigar o deputado Marco Maia, aqui de Canoas que se chama o Homem da Mansão?
Este cara só pode ter roubado.

Anônimo disse...

Os americanos dizem : siga o dinheiro !
Os franceses dizem : procurem a fêmea !
Bem, é só seguir esses ensinamentos.
Dinheiro e amor, tá matada a charada !

Anônimo disse...

UM DOS PASSOS TAMBÉM É INVESTIGAR AS PREFEITURAS DO ESTADO QUE TEM OU TINHAM ESCRITÓRIOS REPRESENTATIVOS EM BRASÍLIA.

MUNICÍPIOS NÃO PRECISAM DISSO, A MENOS QUE TEM GRANDES INDÚSTRIAS E ESTAS SIM PRECISAVAM PARA ENCURTAR CAMINHOS E NÃO CHAMAR A ATENÇÃO PRAS FALCATRUAS.

Anônimo disse...

Na casa civil também passou a Gleise narizinho hoffman,aquela
santinha do são petrolão do Paraná.

Anônimo disse...

A Erenice Guerra tem um escritório
que obtêm 1000% de taxa de SUCESSO. Ditado dos petralhas:quem
tem padrinho não morre pagão, vive
recebedorzão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/